Plataforma N - alguém?

Zona para debate da história, técnica e evolução dos comboios e do modelismo ferroviário em Portugal, na óptica do modelismo.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Plataforma N - alguém?

MensagemEscrita por enogueira » 20 Mai 2014, 21:01

Olá!!

Estou à procura de possíveis modelistas que estejam interessados em escala N e nos módulos segundo a norma da Plataforma N.
No clube onde sou membro, para além de aeromodelismo, o modelismo ferroviário tem ganho alguns adeptos. Neste momento temos no "currículo" algumas exposições e até mesmo uma exposição permanente perto de Coimbra, onde temos uma maquete modular com uma tamanho já bem interessante.
Nesta fase, estamos a acelerar a construção de módulos em escala N e pretendíamos estabelecer contacto com possíveis interessados nesta escala.
O que pretendemos é conseguir juntar alguns modelistas em sessões de operação, numa maquete a construir, fazer alguns encontros (públicos e só para modelistas) e conseguir dar alguma força e ânimo a quem se dedica a esta modalidade e a esta escala.

Qualquer coisa, "apitem" por MP.

Abraço
enogueira

Registado desde: 25 Fev 2011, 23:36
Nome real: Eduardo Nogueira

Re: Plataforma N - alguém?

MensagemEscrita por helder_filipe » 21 Mai 2014, 12:23

Bom dia,

Neste momento estou na fase inicial da minha maquete na escala N que esteve parada durante muito tempo. Já tenho praticamente todas as linhas instaladas estando apenas a parte da rotunda giratória por montar.
Acho a ideia interessante mas não tenho ideia de medidas da plataforma N. Agradeço que me informem mais detalhes sobre isso porque estou interessado caso a ideia vá para a frente apesar da minha pouca experiencia

Abraço.
helder_filipe

Registado desde: 18 Set 2009, 13:25
Nome real: Helder Filipe Vieira

MensagemEscrita por MAJOR ALVEGA » 21 Mai 2014, 13:08

Interessante. :wink:
Eu ainda estou na fase embrional da N mas gosto da ideia e devo dizer que das exposições de modelismo ferroviario que visitei fiquei sempre deslumbrado :D
MAJOR ALVEGA

Registado desde: 07 Mar 2006, 10:56
Medalhas: 8
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 21 - Out of the Box (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 27 - Hovercrafts e Anfíbios (1)
Nome real: Paulo Pereira

MensagemEscrita por enogueira » 27 Mai 2014, 23:19

helder_filipe wrote:
Acho a ideia interessante mas não tenho ideia de medidas da plataforma N. Agradeço que me informem mais detalhes sobre isso porque estou interessado caso a ideia vá para a frente apesar da minha pouca experiencia

Talvez o melhor seja mesmo dar uma espreitadela em www.plataforma-n.com
Está lá um artigo com todas as definições para a construção de módulos seguindo esta norma. Dimensões, vias, ligações elétricas... tudo bem explicado.

O que se pretende, é "organizar" um grupo de interessados e tentar dinamizar a construção de alguns módulos e posteriores reuniões para ligar tudo e fazer circular o nosso material...
Muitos de nós nem fazemos ideia da quantidade de modelistas ferroviários que há, a maioria "fechados" em casa... A ideia de poder fazer uma maquete modular com muitos metros de via é sedutora, não? :D
enogueira

MensagemEscrita por enogueira » 27 Mai 2014, 23:21

MAJOR ALVEGA wrote:Interessante. :wink:
Eu ainda estou na fase embrional da N mas gosto da ideia e devo dizer que das exposições de modelismo ferroviario que visitei fiquei sempre deslumbrado :D

A ver se encontro fotos da alguma das nossas exposições, só para despertar o interesse! :P
enogueira

MensagemEscrita por enogueira » 01 Dez 2014, 11:17

Olá!

Depois de pesquisar "toda" a net à procura de actividades da Plataforma N... não encontrei nada! Ou quase nada!... O que inicialmente parecia um excelente projecto, deixou-me com a impressão que actualmente está, à semelhança de tantos outros, em queda...

No entanto, apareceu-me a informação de uma associação internacional de escala N, que tenta criar standards para módulos, de forma a permitir encontros internacionais.
Já fui ver um encontro modular em terras de nuestros hermanos organizado pelo Club N de España e pareceu-me muito bem conseguido. Tenho mantido contacto com alguns membros e são extremamente disponíveis. Qualquer dia sai um módulo das minhas oficinas... 8)

Ficam links, caso alguém queira espreitar.

http://www.euro-n.com/

http://www.n-club-international.de/

http://www.i-n-g-a.net/
enogueira

Voltar a Comboios em Portugal