TRANSFORMAÇÃO DE PESADELO:CITROËN 15 SIX ROADSTER-1/8-Heller

Para discutir desde o camião do meu Avô até à última "bomba" do Tino Rossi...

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

TRANSFORMAÇÃO DE PESADELO:CITROËN 15 SIX ROADSTER-1/8-Heller

MensagemEscrita por prog4ever » 01 Mar 2017, 06:22

Bom dia.
Aproveitando uns dias de descanso, junto à praia, dei início à maior carga de trabalhos em que me vou meter, em termos modelísticos: transformar um kit Heller 1/8, originalmente destinado a reproduzir uma berlina, em "roadster".

Vamos a imagens:
O intuito é pegar neste kit velhinho dos anos 70…

Imagem

… que originariamente daria para construir isto...

Imagem

… e transformá-lo nisto:

Imagem
Imagem
Imagem

Claro que o trabalho é "medonho", mas acho que vai dar para longas horas de prazer!
Para já, para já, eis o trabalho já efectuado:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por agora vou terminar o outro Citroën 15 Six (preto), que está em fase de acabamentos e lançar-me imediatamente a este, a fim de não arrefecer o entusiasmo.

Saudações

Art
prog4ever

Registado desde: 03 Jun 2012, 14:38
Nome real: Arlindo Silva

Re: TRANSFORMAÇÃO DE PESADELO:CITROËN 15 SIX ROADSTER-1/8-He

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 01 Mar 2017, 14:46

A acompanhar. :wink:

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 19:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por Pac » 01 Mar 2017, 16:00

Que delicia, mais um a acompanhar e já sentadinho na bancada. :mrgreen:
Quem é que trás as cervejolas?
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 20:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por Lemos Martins » 01 Mar 2017, 23:16

Boas Arlindo,já tenho lugar na primeira fila,força
Lemos
ImagemImagemImagemImagemImagem
Lemos Martins

Registado desde: 02 Jan 2006, 23:17
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 72 - V. Transporte Tropas (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1)
Nome real: Vitor Manuel Lemos Martins

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 02 Mar 2017, 00:50

Olá, Arlindo!

Pelos vistos, duas arrastadeiras eram poucas e para esbanjar ainda mais estilo, agora mais esta...! :shock:
Vai ficar um trio soberbo!

Boa continuação, abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 00:09

MensagemEscrita por prog4ever » 02 Mar 2017, 09:16

Boas, pessoal!

Com pessoas a ocuparem as bancadas, a coisa promete! :D
Espero que os "assistentes" me façam o grande favor de me dar na tola, assim que detectarem falhas ou algo menos correcto na construção deste grandalhão! 8)

Obrigado pela visita e, prometo, dedicar-me-ei a este, assim que acabar a "arrastadeira" preta - daqui a poucos dias.

Abraço

Art
prog4ever

MensagemEscrita por prog4ever » 03 Mar 2017, 09:21

Bom dia.

Como disse, estou a terminar a arrastadeira preta e, por isso mesmo, este calmeirão está quase em "standby".
Apenas mais uma foto, mostrando algumas experiências, que me serão úteis mais tarde.

Art

Imagem
prog4ever

MensagemEscrita por prog4ever » 04 Mar 2017, 09:37

Bom dia.
Mesmo em fase final de montagem da arrastadeira preta, não resisti a experimentar a cor a utilizar neste roadster.

O que mostrei como exemplo, acima, pertence ao único carro roadster de 6 cilindros, saído da fábrica Francesa, posteriormente arrasada pelas bombas dos "Stukas" Alemães. Como tal, esta jóia foi leiloada pela Sotheby's, há poucos meses, pela módica quantia de 1.100.000 Euros :!: :!: :!:

Embora nada a tenha a opor à cor original desse roadster, decidi mudá-la, pois o "British Racing Green" exposto fica muito melhor num carro Britânico.
Decidi, pois, usar um "Bleue France", mais condicente com um carro Francês. 8)

Digam de vossa justiça
Abraço

Art

Imagem
Alterado pela última vez por prog4ever a 05 Mar 2017, 07:39, no total de 1 vez.
prog4ever

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 04 Mar 2017, 23:37

prog4ever wrote:...

Embora nada a tenha a opor à cor original desse roadster, decidi mudá-la, pois o "British Racing Green" exposto fica muito melhor num carro Britãnico.
Decidi, pois, usar um "Bleue France", mais condicente com um carro Francês. 8) ...

Imagem

Olá, Arlindo!

Apesar de toda a lógica do raciocínio, penso que esse azul será mais o tradicional da Renault, não obstante sobre o roadster em questão, encontrei mais cabriolets porém quase todos 11CV, entre os quais um com esse mesmo azul, sem dúvida vistoso mas porventura demasiado modernaço para este carro:
Imagem

Pareceu-me não haver especificamente, uma cor tradicional única na Citroën...
O creme, o amarelo torrado e o cinzento serão provavelmente três delas para além do vulgar preto, mas entretanto encontrei um outro cabriolet com um verde azeitona nada british:
Imagem

Abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por prog4ever » 05 Mar 2017, 07:38

Em primeiro lugar, caro José Paulo, muito obrigado pela atenção e pelo trabalho de pesquisa relacionado com os "roadsters"! 8)

Vamos por partes: só encontrou, basicamente, "roadsters" 11 (provavelmente os 11BL), devido ao facto de, como eu já tinha afirmado, os "Stukas" terem reduzido a cinzas a fábrica Citroën e as 9 monocoques que aí estavam alinhadas, apara serem montadas. A 10ª monocoque (e a única "sobrevivente") é a que corresponde ao carro "british green" que coloquei no início do tópico, pois tinha sido oferecido à Mme. Michelin, como agradecimento pela ajuda financeira que o marido havia dado ao André Citroën, que se encontrava quase na falência.

O "Bleue France" foi a cor escolhida, precisamente por, na época - e em competição - os carros Franceses correrem com essa mesma coloração, tal como os Italianos com o encarnado, os Britânicos com o "British Racing Green", os Alemães com o prateado (após terem corrido de branco), etc.

A minha intenção é, apenas, distinguir bem as "arrastadeiras" que estou a fazer, a fim de que não fiquem todas com o monótono negro original. Nada mais do que isso. O azul exterior contrastará com os interiores a "Bordeaux", bem como com a capota de lona (que vou fazer "funcionante").

Irei, também, modificar o "capot-motor", também com o intuito de distinguir os modelos, adaptando as que vinham com os 11BL, substituindo as grelhas laterais do kit. Mas a jóia da coroa serão as jantes "Pilote", que tenho a intenção de reproduzir em "scratch"!

Como vê, é só ideias e lenha para me queimar! :lol: Isto irá levar imenso tempo, mas penso que é um desafio interessante.
Para terminar, José Paulo - e em jeito de brincadeira - compreendo perfeitamente porque gosta do "roadster" em verde que mostra na sua mensagem. Todavia, é demasiado "tropa" para o meu gosto! :lol: :lol: :lol:

Mais uma vez, obrigado e bom Domingo!

Art
prog4ever

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 05 Mar 2017, 15:57

prog4ever wrote:...
A minha intenção é, apenas, distinguir bem as "arrastadeiras" que estou a fazer, a fim de que não fiquem todas com o monótono negro original. Nada mais do que isso. O azul exterior contrastará com os interiores a "Bordeaux", bem como com a capota de lona (que vou fazer "funcionante").

Irei, também, modificar o "capot-motor", também com o intuito de distinguir os modelos, adaptando as que vinham com os 11BL, substituindo as grelhas laterais do kit. Mas a jóia da coroa serão as jantes "Pilote", que tenho a intenção de reproduzir em "scratch"!

Como vê, é só ideias e lenha para me queimar! :lol: Isto irá levar imenso tempo, mas penso que é um desafio interessante.
Para terminar, José Paulo - e em jeito de brincadeira - compreendo perfeitamente porque gosta do "roadster" em verde que mostra na sua mensagem. Todavia, é demasiado "tropa" para o meu gosto! :lol: :lol: :lol:

Olá, Arlindo!

Pela descrição, a coisa promete, e já se sabe, quanto mais trabalho, mais satisfação com o resultado final... ;-)
Quanto às cores, disse de minha justiça como solicitado, mas como adepto preferencialmente de temas militares bem sei que sou suspeito; no entanto a razão pela qual gostei do verde azeitona (de resto bem brilhante e talvez um tanto nacarado) não foi pela cor em si, foi pelo facto de ser um tom pastel, mais de acordo com os carros vintage, exceptuando os de competição que eram como descreveu.

Boa continuação desse trio espectacular, abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por prog4ever » 06 Mar 2017, 16:34

Obrigado pela atenção, José Paulo!
Pois, a minha "pancada" por carros com números nas portas, dá como resultado cores referentes à competição! :lol:

Pois olhe que comi muito pó perto de sua casa (Vale Judeu), desde 2005 a 2014! E com todo o gosto! :lol:

Amanhã devo colocar aqui as fotos finais da arrastadeira preta. Já está prontinha, só faltando limpar.

Abraço

Art
prog4ever

MensagemEscrita por prog4ever » 06 Abr 2017, 19:23

Boa tarde.

Tornei a pegar neste monstrinho, pensando não mais largá-lo até terminar. 8)

Os avanços não são muitos, prendendo-se mais com o motor, que irá ser desgastado, mas não tanto como o que aconteceu com a "berlina" preta.
As últimas duas fotos dizem respeito ao único modelo original efectivamente construído nas oficinas da Citroën, cujo motor está como novo. Penso já ter afirmado que o carro foi leiloado há pouco tempo pela módica quantia de 1.200.000€ :shock:

Art

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prog4ever