1492 Conquest of Paradise

Por cima ou debaixo de água! Só não vale "meter água"...

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

1492 Conquest of Paradise

MensagemEscrita por nunoplima » 10 Mar 2017, 19:26

Boas amigos
Eis que muito tempo depois volto a estas lides, apesar de ausente fui sempre tentando acompanhar os tópicos deste forum e eis que volto aqui para partilhar 1 dos meus trabalhos em curso neste momento.
Este trabalho esta inserido num group build de 1 outro grupo mas queria o partilhar convosco, o tema do GB é tudo o que se relacione com os filmes, vai dai decidir ir buscar o 1492 the Conquest of Paradise para montar as 3 caravelas de Cristovão Colombo.
Primeira na linha esta a Niña, que já vai um pouco adiantada,deixo-vos os progressos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Depois de muita lixa e muita cola e tinta este é o aspecto geral dela, mas ja algo mais avançou entre tanto
Imagem

E para já é só amigos, de mencionar que tenho até 12 de Abril para construir as três da frota.
Agora venham de la essas opinoes

Grande Abraço
Nuno Lima
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

Registado desde: 03 Jan 2011, 08:46
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 45 - Blindados/Artilharia (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 62 - Embarcações (1)
Nome real: Nuno Miguel Pereira Lima

Re: 1492 Conquest of Paradise

MensagemEscrita por Lemos Martins » 10 Mar 2017, 23:25

Boas Nuno bom regresso! vou ficar atento Pelo que vejo está a ficar magnifico.
Um abraço
Lemos
ImagemImagemImagemImagemImagem
Lemos Martins

Registado desde: 03 Jan 2006, 00:17
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 72 - V. Transporte Tropas (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1)
Nome real: Vitor Manuel Lemos Martins

MensagemEscrita por nunoplima » 11 Mar 2017, 22:27

Boas
Obrigado amigo Lemos, a ver o que sai daqui.
Entretanto, todas as peças prontas para pintura, amanhã vai ser um fartote. ImagemImagem

Espero que gostem.
Abraço

Sent from my SM-G925F using Tapatalk
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

3 GBs (1) GB 45 - Blindados/Artilharia (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 62 - Embarcações (1)

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 11 Mar 2017, 23:03

Gosto sim. :wink:

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 20:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por Pac » 12 Mar 2017, 02:27

Construí uma delas aqui no fórum, a acompanhar. :D
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 21:20
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por nunoplima » 12 Mar 2017, 20:24

Boas
Ora aqui vamos nós, com a tarde de ontem e manhã de hoje dedicada à pintura, agora vamos a pior fase, a do rigging. Devagarinho mas acertado acho eu.ImagemImagemImagem
Espero que gostem.
Abraço

ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por Luis Inglês Areal » 13 Mar 2017, 00:59

Boas Nuno, pelo que se vê a coisa não vai mal mas já agora esclarece-me uma coisa sff. A polia do lado direito parece-me estar ligada de forma correta mas as outras duas aparentam estar diferentes. É da foto ou falhou aí alguma coisa?
Gostava de ver aí umas velas de pano.
Boa continuação.
Cumprimentos

Luis Inglês Areal
Luis Inglês Areal

Registado desde: 25 Jul 2008, 12:13
Nome real: Luis Inglês Areal

MensagemEscrita por nunoplima » 13 Mar 2017, 06:43

Luis Inglês Areal wrote:Boas Nuno, pelo que se vê a coisa não vai mal mas já agora esclarece-me uma coisa sff. A polia do lado direito parece-me estar ligada de forma correta mas as outras duas aparentam estar diferentes. É da foto ou falhou aí alguma coisa?
Gostava de ver aí umas velas de pano.
Boa continuação.

Boas amigo Luís
De facto as duas mais a esquerda não me saíram tão bem como a primeira, não sei porque raio, por isso parei para recomeçar hoje de cabeça fresca.
As velas serão em pano sem dúvida..

Abraço

ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por Luis Inglês Areal » 13 Mar 2017, 12:28

Fixe. Vou acompanhar.
Cumprimentos

Luis Inglês Areal
Luis Inglês Areal

MensagemEscrita por Lemos Martins » 13 Mar 2017, 16:28

Boas caro Nuno muito me agrada ver-te de volta a estas andanças, quanto a velas de pano,uma coisa me intriga-todo o mundo se preocupa auando são feitas alterações com as coisas utilizadas se estão dentro da escala etc. a minha pergunta é a seguinte: será que existe tecido que represente as velas na escala de 1/75? Digo isto porque tenho visto grandes trabalhos feitos e quando chega ao momento das velas-minha mãe-até velas pespontadas à máquina de costura vejo que de tal forma são "pesadas" que quase ficariam bem numa escala 1/1.Boa continuação
Um grande abraço
Lemos
PS: Dá uma voltinha pelos GBs couraçados e porta aviões
Lemos Martins

GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 72 - V. Transporte Tropas (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1)

MensagemEscrita por Luis Inglês Areal » 13 Mar 2017, 17:41

Olá Lemos,
É óbvio que não há pano que represente a escala 1/75 salvo se fizermos as velas em seda ultra fina. Eu tenho um pano que considero suficientemente bom para representar as velas mesmo abertas. No séc XVI não havia teares a fazer velas com fio de costurar roupa. As velas eram bem grossas. Hollywood pôs-nos a ver filmes de piratas em que as velas ondulam que até parecem bandeiras de seda. Não é por acaso que as manobras de vela, hoje, ainda se fazem com vários marujos. Na época, aparte o peso das vergas e afins, mesmo com os cadernais que já existiam à muito eram necessários vários homens para as manobrar. Quando elas se rasgavam tinham que ser remendadas, se possível, e o remendo tinha que ser forte. Bem mais próximo da nossa época, as fragatas e varinos do Tejo, tinham velas de uma grossura impressionante para um barquinho daqueles. O meu avô era pescador e ainda me lembro das velas que ele tinha no barquito dele. O pano para um varino não podia ter a mesma espessura que o pano de uma caravela ou nau. Quanto ás coseduras estou em pleno acordo. Vê-se cada coisa que dá vontade de partir aquilo tudo. Ficam muitas vezes "estragados" belíssimos trabalhos por não terem umas velas em condições. Se eu não puder fazer umas velas decentes opto por tê-las enroladas e resolvo o assunto assim. Um erro que eu já vi em velas abertas foi a falta dos rizes. Não há velas sem rizes, que eu saiba, salvo nos iates mais modernos que as enrolam directamente nas caranguejas com motores eléctricos.
Boa continuação.
Cumprimentos

Luis Inglês Areal
Luis Inglês Areal

MensagemEscrita por nunoplima » 13 Mar 2017, 18:22

Boas
Parece que temos aqui pano para velas [FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY].
Eu regra geral utilizo pano das fronhas das almofadas, penso que apesar de não ser perfeito para a função, escapa bem.
Quanto aos prespontos não concordo minimamente com quem os faz, na minha humilde opinião estraga o resultado final.
Aliás está técnica das fronhas já utilizei no meu barco rabelo aqui a uns tempos.
a ver vamos o que daqui vai sair amigos

Abraço

ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por Lemos Martins » 13 Mar 2017, 20:16

Boas Luis e Nuno.Luis pelo vistos é bastante conhecedor de "marinhagem" ao contrario de mim que por gostar muito da fazer modelos de navios pois são peças lindas e ilegantes e que dão muita "luta" a construir, o que sei de barcos é de "falar com eles" mas,e por essa razão,gosto de fazer perguntas pois sei que sempre há alguem disponível para o fazer.Na verdade as velas com as quais tive mais contacto eram as velas das velhinhas fragatas que navegavam no Tejo acartando sal e carvão e outras coisas e que fundiavam no doca de St.Polónia onde eu muitas vezes brinquei e tive que fugir à policia (guarda fiscal) isto para referir que as velas eram na verdade de um pano se isso se pode chamar muito forte tenho ideia que aquilo seria mais uma forte lona.Nuno tenho acompanhado os teus trabalhos e sem dúvida que todos eles são fantasticos e uma escola para mim.
Um abraço
Lemos
Lemos Martins

MensagemEscrita por Luis Inglês Areal » 14 Mar 2017, 00:01

Boas Lemos, estamos em sintonia. Os navios á vela, modelos, são realmente uma maravilha mesmo quando não saem tão bem. Quando a coisa sai mesmo bem feitinha então nem se fala. Essa vela das fragatas na verdade não era pano mas tela/lona tal como diz e se era grossa. Se passarmos isso para o tempo das descobertas o pano não seria tão rijo como a tela mas era seguramente mais espesso. Daí que um pano fino sirva para o efeito. Claro que se formos preciosistas tínhamos que saber qual a espessura desse pano e encontrar algo 75 vezes mais fino. Tretas. Desde que a coisa não se transforme numa aberração funciona. Há que aceitar o compromisso entre o lógico e o funcional.
Cumprimentos

Luis Inglês Areal
Luis Inglês Areal

MensagemEscrita por Lemos Martins » 14 Mar 2017, 00:18

Obrigado Luis pelo esclarecimento e por cá ficamos a ver o trabalho do Nuno
Um abraço
Lemos
Lemos Martins

Seguinte

Voltar a Modelismo de Navios e Embarcações