USS Blue Ridge LCC-19 Command Ship (2004) Trumpeter 1/700

Por cima ou debaixo de água! Só não vale "meter água"...

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

MensagemEscrita por AyalaBotto » 26 Set 2014, 10:00

Bom dia,

O USS Blue Ridge LCC-19 Command Ship (versão 2004) da Trumpeter (Ref. 5717), foi o modelo selecionado para ser o meu próximo projecto na área do modelismo naval à escala 1/700.

Reviews deste modelo não faltam na internet, mas o primeiro link talvez seja o mais completo, embora o kit da Trumpeter não inclua os fotogravados:
http://www.modelwarships.com/reviews/sh ... eview.html

http://www.modelwarships.com/reviews/sh ... 20-jg.html
http://modelingmadness.com/scott/misc/s ... review.htm
http://www.cybermodeler.com/hobby/kits/ ... 5717.shtml
http://www.internetmodeler.com/2005/aug ... eridge.php

Uma vez que pretendo representar este navio na sua configuração mais actual, acabei por descobrir inúmeras fotos nas quais é possível identificar alguns elementos que não estão (obviamente) no kit, dado que este representa a versão de 2004.

A foto abaixo identifica os tais elementos adicionais, e a minha primeira questão tem a ver com os “domes” assinalados a vermelho.
_lcc-20_050201-n-4178c-001.jpg

Qual a melhor forma para os fazer?

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
AyalaBotto

Re: USS Blue Ridge LCC-19 Command Ship (2004) Trumpeter 1/70

MensagemEscrita por Celestino » 31 Out 2014, 18:04

Viva...

Ora bem nunca experimentei, mas tenho um porta aviões em casa na mesma situação: quero fazer uma versão mais recente o que a representada no kit e deparei-me com o mesmo...
Não sei se já terá encontrado solução, mas eu na altura lembrei-me - ainda não pus em prática, atenção - de usar aquelas cabeças de alfinete que são umas bolas de plástico... Não sei se a escala serve, mas deixo a sugestão - isto no caso de ainda não ter encontrado uma solução...

No caso de já ter encontrado solução, pedia-lhe que a partilhasse se for possível...
Obrigado e bom trabalho!!
A despertar lentamente (muito lentamente) do marasmo modelista em que estive mergulhado!
See yaa 8)
Celestino
Moderador
Moderador

Registado desde: 19 Ago 2005, 23:32
Medalhas: 4
GB 09 - Helicopters in Action (2) GB 16 - Ecce Homo (2)
Nome real: Celestino Delgado

MensagemEscrita por AyalaBotto » 31 Out 2014, 23:00

Boa noite,

continuo com esta questão pendente de resolução, pelo que este projecto se encontra neste momento suspenso.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
AyalaBotto

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 31 Out 2014, 23:53

Da esquerda para a direita, o primeiro dome é semelhante aos 3 ultimos: uma esfera encaixada num cilindro (com a junta disfarçada com betume).

Os restantes 4 domes na torre mais à esquerda não consigo perceber o que são.

Não conhecendo o tamanho do modelo a 1/700 torna-se dificil perceber que "cilindros e esferas" temos por casa que possam ser úteis. Mas, de cabeças de alfinete a palhinhas do leite, encontra-se sempre qualquer coisa.
Francisco Bexiga

Registado desde: 08 Abr 2005, 21:05
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 01 Nov 2014, 00:37

A titulo de exemplo, com a dome maior com diametro de 4mm na base.

https://www.shapeways.com/model/2816786 ... erialId=61
Francisco Bexiga

Registado desde: 08 Abr 2005, 21:05
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga

MensagemEscrita por camponubla » 01 Nov 2014, 10:15

Ayala,

Não posso ajudar...o "meu" LCC-20 já tem esses dones.
camponubla

Registado desde: 01 Dez 2012, 15:09
Nome real: Héctor

MensagemEscrita por AyalaBotto » 03 Nov 2014, 00:08

Boa noite,

Está explicada a questão dos "domes".
A foto que publiquei no meu post é referente ao LCC-20 Mount Whitney, enquanto que o modelo estou a fazer é o LCC-19 Blue Ridge.
Após uma análise mais atenta de fotos de ambos os navios, verifico que existem algumas diferenças, sendo que a mais visível é a estrutura/plataforma suplementar que apenas existe no LCC-20 que suporta 2 Domes em cada um dos lados.
De notar que a tal estrutura/plataforma que só existe no LCC-20 além dos 2 domes, suporta ainda (na extremidade) um AN/SLQ-32 Electronic Warfare (EW) system.

LCC-19:
_USS_Blue_Ridge1.jpg

LCC-20:
lcc20_11.jpg

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
AyalaBotto

MensagemEscrita por AyalaBotto » 09 Nov 2014, 18:49

Boa tarde,

Aqui vão mais alguns avanços neste projecto, documentados na seguinte foto:
Imagem
http://imagizer.imageshack.us/a/img674/5126/K640mf.jpg

Nas zonas assinaladas a encarnado, foi necessário recorrer a bastante betume e lixa de forma a eliminar diferenças entre as peças e a tornar a superfície perfeita e pronta para receber o primário.

No caso do deck, optei por colar primeiro as 3 peças que o compôem e reforçá-las com peças de plástico na parte de baixo para assegurar uma maior rigidez de forma a que a parte de cima (o deck propriamente dito) apresentasse um aspecto perfeito para que após a pintura não se notem as diferenças entre as uniões das 3 peças.
AInda debaixo do deck houve necessidade de proceder a um desbaste nas duas zonas assinaladas a azul, de forma a ter em conta as novas estruturas em plastic card (assinaladas a verde) nas zonas das lanchas.

Em ambos os lados foram acrescentadas as tais peças feitas em plastic card no lugar onde originalmente estão umas lanchas (ou umas embarcações mais pequenas), pois a configuração actual do LCC-19 (e que pretendo representar neste modelo), apresenta estas alterações relativamente à versão proposta no kit da Trumpeter.

Por último acrescentei na popa duas pequenas peças (também em plastic card) que representam as luzes de auxílio à aterragem para os helicópteros,

Ainda não tomei uma decisão final quanto às "Accomodation Ladders" (como se diz em português?) assinaladas a amarelo, ou seja se vou deixar como está, ou se vou colocar algumas para baixo, com um RHIB ou uma lancha próxima....

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Alterado pela última vez por AyalaBotto a 06 Dez 2014, 18:12, num total de 5 alterações.
AyalaBotto

MensagemEscrita por Celestino » 10 Nov 2014, 14:12

Viva...

Vejo que as dificuldades iniciais não impediram que arrancasse com o projecto, muito bem!
Vou acompanhar...
A despertar lentamente (muito lentamente) do marasmo modelista em que estive mergulhado!
See yaa 8)
Celestino
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por AyalaBotto » 10 Nov 2014, 15:55

Boa tarde,

Confesso que o grau de desilusão em relação a este kit foi grande assim que abri a caixa e comecei a juntar as primeiras peças.
O plástico é bastante espesso e algo grosseiro e a junção das peças requer quase sempre betume e lixa.
Talvez por já ser um modelo antigo, pois os actuais modelos da Trumpeter já apresentam uma qualidade superior.
No entanto e como se trata de um modelo que foge um pouco ao que é habitual, optei por arranjar uma dose adicional de paciência para levar a bom porto este projecto, razão pela qual decidi fazer alguns melhoramentos e alterações ao modelo original.

De resto é como se diz: não há sucesso sem dor.

Mas às vezes escusava de "doer" tanto, digo eu.... :)

Cumprimentos,
Ayala Botto
Alterado pela última vez por AyalaBotto a 26 Fev 2015, 22:50, num total de 2 alterações.
AyalaBotto

MensagemEscrita por AyalaBotto » 26 Fev 2015, 22:06

Boa noite,

aqui ficam algumas fotos da evolução deste projecto, agora que a Corveta Russa Steregushchy (Combrig) e o HDMS Absalon (NNT) estão definitivamente concluídos:

Imagem
https://farm9.staticflickr.com/8570/164 ... 4792_c.jpg

Imagem
https://farm9.staticflickr.com/8666/160 ... 4b18_c.jpg

Imagem
https://farm9.staticflickr.com/8677/164 ... 64cb_c.jpg

Imagem
https://farm9.staticflickr.com/8672/164 ... 8de0_c.jpg

Muitas alterações sobre o modelo original podem ser apreciadas se analisarem as fotos com algum detalhe.
Os rails em fotogravado dão de facto outra vida e outro realismo aos modelos, mas dão uma trabalheira das antigas!

Mas como se costuma dizer "no pain, no gain". :)

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Alterado pela última vez por AyalaBotto a 27 Fev 2015, 12:28, no total de 1 vez.
AyalaBotto

MensagemEscrita por camponubla » 26 Fev 2015, 22:43

5*

Sim, os PE's dão mesmo muito trabalho, mas quando terminas chegas mesmo a conclusão que valeu a pena o esforço :)

Parabéns, está a ficar "muy guapo"!.
camponubla

Registado desde: 01 Dez 2012, 15:09
Nome real: Héctor

MensagemEscrita por AyalaBotto » 26 Fev 2015, 22:45

Boa noite,

Curiosamente a parte que me vai dar mais trabalho é a pintura do deck, com todas aquelas áreas delimitadas por curvas......
Se o limite dessas áreas fosse um segmento de recta, seria bem mais fácil...

Ayala
AyalaBotto

MensagemEscrita por Lemos Martins » 27 Fev 2015, 00:18

Olá Ayala Boto curiosamente o que dá mais trabalho é o que mais gosto - os PEs.Dediquei-me aos navios por causa deles dá.me um gozo imenso.O teu navio está a ficar fantastico vou ficar de "olho"
Lemos
ImagemImagemImagemImagemImagem
Lemos Martins

Registado desde: 03 Jan 2006, 00:17
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 72 - V. Transporte Tropas (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1)
Nome real: Vitor Manuel Lemos Martins

MensagemEscrita por Celestino » 10 Mar 2015, 13:13

Viva...

Está a evoluir muito bem...

Keep up the good work!
See yaa 8)
Celestino
Moderador
Moderador

Seguinte

Voltar a Modelismo de Navios e Embarcações