Peças em resina!!

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

MensagemEscrita por Fábio Dytz » 27 Dez 2009, 16:56

Senhores, pelo menos aqui no Brasil, onde se vende resina se vende a borracha de silicone. Se precisarem posso enviar daqui, onde há vários fabricantes deste tipo de material mas acho até surreal pois na UE há muitos fornecedores!
Imagem
Fábio Dytz

Registado desde: 01 Mar 2009, 19:34
Medalhas: 1
GB 38 - Vinhetas (1)

MensagemEscrita por Joaquim Teixeira » 27 Dez 2009, 23:40

alguem sabe onde eu posso comprar uma coisa destas em Portugal? A ideia é fazer uma maquina de pressão/vàcuo para produzir moldes e peças.

http://www.artmolds.com/product_details ... ccessories

Obrigado
JT
Joaquim Teixeira

Registado desde: 27 Dez 2009, 22:29

MensagemEscrita por Luís Dias » 28 Dez 2009, 12:08

@ João Teixeira:

Infelizmente na zona do Porto não me lembro de contactos, mas em Lisboa podes comprar na loja Coriprel ou directamente na "MR Dinis do Santos" ( http://www.dinissantos.com/ )

Um abraço,
Luís Dias
Luís Dias
Administrador
Administrador

Registado desde: 08 Abr 2005, 11:40
Medalhas: 2
GB 01 - Com 2 ou 3 Asas... (1) GB 06 - Asas PT-BR (1)
Nome real: Luís Dias

MensagemEscrita por Joaquim Teixeira » 28 Dez 2009, 23:10

Não sabia eu por acaso conheço o Sr. Diniz, tenho que lhe ligar então.
Obrigado
JT
Joaquim Teixeira

Registado desde: 27 Dez 2009, 22:29

Re: Peças em resina!!

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 15 Jun 2011, 22:31

http://www.kaupo.de/

http://www.youtube.com/KauPoPlankenhorn

Loja alemã com muito material para moldagem e afins.
Francisco Bexiga

Registado desde: 08 Abr 2005, 20:05
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga

MensagemEscrita por HelderAgostinho » 23 Mar 2012, 17:09

A melhor forma de se fazerem cópias em resina, é com auxilio de pressão, tudo o resto que se diga ou aconselhe é inútil. E mesmo assim, se a técnica de execução do molde, não fôr bem pensada, há sempre o problema do "air trap", devido à tensão superficial do silicone. Se o não fizerem assim, as cópias nunca terão qualidade. No minímo a 3,10 Bar.

Cumprimentos
Hélder Agostinho
HelderAgostinho

Registado desde: 27 Fev 2012, 17:09
Nome real: Helder Agostinho

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 23 Mar 2012, 17:15

tudo o resto que se diga ou aconselhe é inútil.

Creio que não, pois estamos a falar a um nível amador e é exactamente para trocar informação que os fóruns servem.

Segundo a minha experiência, a tensão superficial da borracha pode ser reduzida com o auxílio de desmoldante ou pó de talco, para além de que é possível obter-se cópias perfeitamente boas sem recorrer a pressão. Além de que a utilização das técnicas mais elaboradas/equipamentos mais complexos não implica necessariamente a realização de um produto comercial de alta qualidade.
Francisco Bexiga

GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)

Re: Silicone RTV

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 23 Mar 2012, 17:29

João Carlos Teixeira wrote:Alo. 1º Post. É verdade.
Tenho vindo a ser um observador compulsivo deste fórum, mas hoje tive mesmo que me juntar.
Desculpem a pergunta "newbie" mas é sobre Silicone RTV: Onde o arranjo aqui no Porto?
Eu sei que o Eduardo Cruz sugeriu a Silicem, mas hoje fui procur-los e "Pow!": Faliram!
Onde vou agora encontrar?
Obrigado já de antemão. :-)

Apesar de já ser uma pergunta antiga , para quem vier a seguir, a HBQuímica fica em Matosinhos:

http://www.hbquimica.pt/
Francisco Bexiga

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 23 Mar 2012, 17:34

E já agora, aqui fica um link para o blog do Pedro Andrada, em que mostra como constrói de raíz os seus espectaculares modelos, desde o desenho em computador à cópia em resina e pintura.

http://neloan.blogspot.pt/
Francisco Bexiga

MensagemEscrita por HelderAgostinho » 23 Mar 2012, 18:00

Efectivamente, depende do que se queira obter. Como já utilizei vários métodos de vazamento e técnicas e, tendo comparado os mesmos, cheguei à conclusão acima referida. Se não utilizar pressão, o detalhe nunca fica perfeito e, principalmente em figuras. Sem a pressão, o uretano compacto tende a expandir-se e a estragar alguma definição. E há sempre o velho inimigo, as bolhas de ar. Com pressão nem necessita de ventilação nos moldes. Penso que os modelistas querem sempre atingir o máximo de perfeição, pelo menos é o que se passa comigo e, se efectivamente querem cópias perfeitas, o único método que o permite é com a pressão. Claro que aquilo que foi transmitido pelos amigos modelistas é válido e é sempre bem recebido. Não há nada como uma boa dica e, este tópico é muito bom nesse sentido.
Abraço
Hélder Agostinho
HelderAgostinho

Registado desde: 27 Fev 2012, 17:09
Nome real: Helder Agostinho

MensagemEscrita por Celestino » 26 Mar 2012, 10:02

Viva...

Francisco obrigado pelo link para o blog do Pedro - está um espectaculo!!!
Ao Helder Obrigado pelos seus esclarecimentos- a experiência de cada um é importante para pudermos melhorar... Eu já fiz umas experiências com resina e silicone e ainda não consegui dominar bem aquilo... mas lá chegarei!!
A despertar lentamente (muito lentamente) do marasmo modelista em que estive mergulhado!
See yaa 8)
Celestino
Moderador
Moderador

Registado desde: 19 Ago 2005, 22:32
Medalhas: 4
GB 09 - Helicopters in Action (2) GB 16 - Ecce Homo (2)
Nome real: Celestino Delgado

MensagemEscrita por Cosmin Pasat » 22 Abr 2012, 13:46

Boas!

alguem sabe me dizer as referencias do silicone e a resina utilizada na moldagem?menciono que o material que pretendo comprar é da HBquimica, no Porto...
ao ligar pra lá, fui perguntado que tipo de silicone RTV queria e que tipo de resina.
Obrigado!
Alterado pela última vez por Cosmin Pasat a 22 Abr 2012, 15:50, no total de 1 vez.
Cosmin Pasat

Registado desde: 23 Jan 2010, 20:08

MensagemEscrita por António Marranita » 22 Abr 2012, 14:06

Boa tarde!

Mais de uma década depois de ter visto pela primeira vez o que era o silicone+resina em casa de um amigo, estou neste preciso momento a experimentar pela primeira vez!
Espero ter aprendido bem tudo o que explica por aqui... Estrutura em legos, um limpador de jantes para fazer vibrar o silicone para largar as bolhas...

Imagem

Daqui a pouco vou fazer a segunda parte do molde!

Imagem

A ver o que sai daqui...
Abraços,
Marranita
Se os meus kits têm defeitos, fui eu quem os fez. Scratch powa!
Nanos Gigantium Humeris Insidentes
Imagem
António Marranita
Moderador
Moderador

Registado desde: 09 Nov 2006, 21:48
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 15 - Aeronaves Japonesas (1) GB 19 - Scratchbuilding! (1) GB 21 - Out of the Box (1) GB 41 - Caixa de Sobras (1)

MensagemEscrita por António Marranita » 23 Abr 2012, 11:54

Nóia... as duas partes do molde ficaram coladas... ^_^'

Existe algum produto "caseiro" que possa usar como desmoldante? O Pó de Talco dá para esta função?
Se os meus kits têm defeitos, fui eu quem os fez. Scratch powa!
Nanos Gigantium Humeris Insidentes
Imagem
António Marranita
Moderador
Moderador

Registado desde: 09 Nov 2006, 21:48
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 15 - Aeronaves Japonesas (1) GB 19 - Scratchbuilding! (1) GB 21 - Out of the Box (1) GB 41 - Caixa de Sobras (1)

MensagemEscrita por João Carlos Teixeira » 23 Abr 2012, 12:48

Podes usar vaselina, como isolante e desmoldante. Pode ser usado pó de talco e até óleos domésticos ( quer de higiene ou até alimentares). Tudo o que crie uma película que separe e impeça o silicone de aderir ao antigo.
We CAM in Peace!
Abraços, João JCT Carlos.

Em actualização

ImagemImagemImagem
João Carlos Teixeira
Moderador
Moderador

Registado desde: 02 Dez 2009, 23:03
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1)
Nome real: Chamem-me JCT para abreviar...

AnteriorSeguinte

Voltar a Modelismo Avançado (aftermarket e scratch-building)