Peças em resina!!

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: Peças em resina!!

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 23 Abr 2012, 12:52

Pó de talco como isolante/desmoldante não me parece adequado...
Francisco Bexiga

Registado desde: 08 Abr 2005, 20:05
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 23 Abr 2012, 13:03

Cosmin Pasat wrote:Boas!

alguem sabe me dizer as referencias do silicone e a resina utilizada na moldagem?menciono que o material que pretendo comprar é da HBquimica, no Porto...
ao ligar pra lá, fui perguntado que tipo de silicone RTV queria e que tipo de resina.
Obrigado!

Não conheço as referências deles mas as borrachas de silicone costumam ser vendidas com diversas Durezas/elasticidades e tempo de secagem. A borracha de silicone rtv que uso seca em 12-24 horas com 5% de catalizador em peso (cor branca). A resina é de poliuretano compacta (e não expansível ou espuma), com cura de uns 15 minutos.
Se lhes disser quue é para copiar miniaturas, de certeza que recomendarão o mais adequado.
Francisco Bexiga

GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)

MensagemEscrita por Cosmin Pasat » 23 Abr 2012, 20:57

Pois, isso hoje esta muito avansado...uns 13-14 anos atras, quando tive contacto pela primeira vez com a borracha de silicone, era so um tipo (ou era so o que tinhamos?), algo cinzento-claro, e a resina que utilizamos foi de tipo epoxi.Mas ainda me lembro de aplicar vaselina quente entre as duas partes do molde :wink:
Mas ainda estou a pensar no assunto, se encomendo no HBquimica ou no Dinissantos.pelo menos ai, me disseram logo o que, como e porque :mrgreen:
Cosmin Pasat

Registado desde: 23 Jan 2010, 20:08

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 23 Abr 2012, 21:53

Pois, a experiência que tenho com a Dinis Santos é igual, em meia dúzia de palavras está feito.
Francisco Bexiga

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 24 Abr 2012, 12:38

Catálogo da smooth-on, para ver a variedade de borrachas e resinóis:

http://www.smooth-on.com/
Francisco Bexiga

MensagemEscrita por cardoso monteiro » 09 Mai 2012, 13:20

A questão da pressaõ não é valida para todos os tipos de silicone. Por exemplo os fabricantes de solas de borracha para calçado executam cópias de solas pelo método de molde silicone. Eu já assisti várias vezes e apenas preparam a mistura dos dois componentes enchem o molde ficando a secar em estufa não sendo aplicada qualquer pressão. A qualidade do molde de silicone tem de ser perfeita porque vai servir para num copiador executar um novo molde agora em liga de aluminio. Eu nunca testei mas até tenho algum desse material pelo que para os companheiros da Maia se quizerem posso ceder algum. Se alguém quizer o contacto do fornecedor desse material posso tentar obter.
Sobre a questão da maquina de vácuo vejam no link uma solução bem facíl e barata de construir, uma caixa de madeira, um aspirador e um pedaço de plástico que para peças pequenas pode ser obtido naquelas embalagens que trazem a pastelaria embalada das grandes superficies. No caso do link não saiu lá muito bem porque o plástico foi demasidao aquecido.
http://www.youtube.com/watch?v=p-RNn3RQ ... re=related

Cardoso
Cardoso Monteiro
cardoso monteiro

Registado desde: 19 Set 2011, 14:29
Nome real: cardoso monteiro

Anterior

Voltar a Modelismo Avançado (aftermarket e scratch-building)