Como replicar contornos

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Como replicar contornos

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 20 Jan 2015, 17:54

Volta e meia o tema surge, e as soluções normalmente propostas são duas:

* O uso de solda, ou arame de florista, que sendo flexíveis permitem manter a forma até serem passados para papel, contornando-os com um lápis;
* Usar um "contour gauge" como o da imagem abaixo.

Imagem

Ambas têm o mérito da facilidade (caso tenhamos solda ou a ferramenta de contorno) mas não se adequam a todas as situações. A solda é flexível mas não assim tanto, e não tem préstimo num caso como o da imagem, em que a forma envolve esquinas; Para além disso não permite definir facilmente os limites de uma fuselagem (por exemplo), isto é, onde começa e acaba o contorno. O "contour gauge" exige que se exerça alguma pressão na peça cujo contorno se quer reproduzir, e portanto não presta para peças mais frágeis que se possam desse modo deformar.

Recentemente li no fórum Britmodeller uma dica do John Adams (da Aeroclub models): Faz-se em plastic card "a olhómetro" um contorno declaradamente menor do que o necessário, põe-se no rebordo uma salsicha - ou salxicha? :-) - de milliput, unta-se com cera o interior da fuselagem para o milliput não agarrar, retira-se, deixa-se secar o milliput, lixa-se o suficiente para ficar liso dum dos lados e eis-nos com uma reprodução exata do contorno interior (para um contorno exterior o processo é semelhante).

Outro dia dei por mim a arrumar a secretária e a ver o que ia fazer a uma parte do espólio que trago regularmente das consultas de ortodôncia da minha filha. A médica já sabe, e de cada vez venho de lá com um sortido de pequenos arames de titânio, brocas ou fresas que já não têm uso e tudo o mais que sobra do tratamento do dia. Da ultima vez ganhei um par de bocados de cera, daueles que servem para ver a "mordida". Ora aquilo dá para cortar em tiras fininhas e, cuidadosamente (é quebradiço se não for feito com cuidado) adaptar ao interior que queremos reproduzir; Nos limites podemos cortar com um x-acto ou dobrar. Depois, com o mesmo cuidado, põe-se em cima do papel e traça-se o contorno com um lápis afiado, recorta-se (um nadinha para dentro do lápis) e testa-se antes de reproduzir em plastic card. Se quisermos ser mais exatos, colocamos no scanner, digitalizamos (eventualmente duplicamos em espelho para abranger as duas metades da fuselagem) e imprimimos.

Imagem

O método do milliput é ótimo, mas implica fazer a mistura e não creio que o faça se não for por outro motivo também. Este da cera implica ter a cera, mas isso é fácil: basta fazer filhos (filhas de preferência), e quando chegarem à adolescência e fizerem tratamentos dentários recolher os lucros. Easy!
Avatar do utilizador
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior
 
Mensagens: 2115
Registado desde: 22 Abr 2006, 13:00
Localização: Coimbra
Nome real: Carlos Carreira

Re: Como replicar contornos

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 20 Jan 2015, 19:05

Excelente ideia, particularmente a do miliput!
Francisco Bexiga
 
Mensagens: 4030
Registado desde: 08 Abr 2005, 20:05
Localização: Lisboa
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga


Voltar a Modelismo Avançado (aftermarket e scratch-building)

Quem está online

Utilizadores a consultar este fórum: Nenhum utilizador registado e um visitante