O uso de plotters de corte no modelismo

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

O uso de plotters de corte no modelismo

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 06 Fev 2014, 16:07

Nos últimos anos têm aparecido plotters de corte a preços módicos destinados ao utilizador individual. O consumidor alvo desses produtos é o pequeno artesão (diria melhor, a pequena artesã...) e entusiasta do que outrora se chamava lavores femininos. Corte de papel e cartão, vinil, tecido, tudo parece possível. A (relativamente) recente invasão de máscaras de pintura para canopies foi talvez a primeira evidência de que essas máquinas tinham chegado ao modelismo, permitindo a pequenos produtores a entrada neste mercado com um investimento relativamente modesto.

Entretanto alguns indivíduos e grupos têm forçado os limites, experimentando cortar plástico com elas. A minha principal referência no assunto é este tópico de um fórum de modelismo ferroviário que mostra o que é possível fazer com um plotter de corte e uma folha de plástico: http://www.rmweb.co.uk/community/index. ... eo-cutter/

Ainda nem tinha chegado a meio da leitura das páginas do tópico quando decidi comprar uma Silhouette Cameo. Afinal, andava eu a esventrar impressoras e scanners para sacar componentes no sentido de **um dia** fazer uma máquina de corte a laser quando tinha à mão de semear uma coisa acabadinha, por uma fração do preço da minha primeira impressora? Uma pesquisa rápida mostrou que o preço da Cameo era mais ou menos o mesmo em toda a eurolândia, mas encontrei esta loja espanhola na qual as máquinas da Silhouette estavam com desconto, e ainda por cima com portes grátis em 24 horas para Portugal. [acabou por não chegar em 24 horas porque tinham as máquinas todas numa feira e o envio foi feito só após o encerramento, mas chegou na terça menos de um dia depois de despachada. Ótimo serviço, recomendado!]. Eis a dita cuja:

Imagem

Como podem ver, o material a ser cortado (neste caso plástico de 0,3mm) assenta numa base que contém uma cola do tipo da dos post-it. Materiais mais grossos (até 1 mm) e suficientemente rígidos podem ser alimentados diretamente sem a tal base.

Só hoje é que tive algum tempo para experimentar a coisa. A instalação é tão simples como a de uma impressora (estou a usá-la em Win 7 32bit) e o ambiente de controlo é o Silhouette Studio, um programa que pode ser descarregado gratuitamente no sítio da Silhouette. A compra de uma versão mais avançada permite usar os formatos de ficheiro do Adobe Illustrator e do Corel Draw, mas pode sempre usar-se também qualquer programa que permita exportação em DXF (um DXF não muito recente, para não haver problemas de compatibilidade). Adiante, que ainda tenho que consolidar muita informação, e passo a mostrar o fruto das minhas primeiras experiências.

Nada de especial; Desenhei quadrados e círculos de várias dimensões e utilizei vários parâmetros (profundidade do corte; velocidade do mesmo; número de passagens) para ver o que saia. Sem dúvida que me fez bem ter lido anteriormente o tópico referido acima, senão teria um início mais hesitante.

Imagem

Imagem

O círculo mais pequeno tem um diâmetro de 1mm, e o quadrado mais pequeno tem 1mm de lado.

Entretanto, vou mudar de plástico. Usei umas travessas que comprei numa loja de coisas para a casa, e o que me parecia uma folha de plástico é na verdade uma laminação de várias folhas, talvez para o exterior poder ser usado com alimentos. Podem ver as rebarbas causadas por essa laminação não ter cortado bem - no entanto usei parâmetros bem conservadores e com uma profundidade de lâminha superior não tenho dúvida de que teria cortado sem espinhas. Parece promissor, não acham? Não tenho dúvida de que vou passar a comprar muito menos fotogravados!

Usem este tópico para colocar dúvidas - que tentarei responder à medida que for ganhando experiência com a máquina - e para relatar as vossas experiências com plotters de corte. Para além das Silhouette há as Cricut e mais umas tantas. Para além das profissionais, claro, mas isso é de outro campeonato.

Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 13:00
Nome real: Carlos Carreira

Re: O uso de plotters de corte no modelismo

MensagemEscrita por daniel figueiredo » 06 Fev 2014, 17:24

olha q coisa interessante, depois no almoço falamos melhor!!!
tens q arranjar maneira de isso ler ficheiros cad! dxf!!
daniel figueiredo

Registado desde: 10 Abr 2005, 12:12
Medalhas: 7
3 GBs (1) GB 07 - Bombardeiros Pesados (1) GB 32 - Ivan's Air Power (3) GB 37 - Exército Português (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1)
Nome real: Daniel Figueiredo

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 06 Fev 2014, 17:32

daniel figueiredo wrote:olha q coisa interessante, depois no almoço falamos melhor!!!

É interessante, não é? Sei duma pessoa que andou a cortar retângulozinhos de empreitada e que podia ter feito tudo duma vez, carregando num botão :-)

daniel figueiredo wrote:tens q arranjar maneira de isso ler ficheiros cad! dxf!!

Já há quem esteja a desenvolver drivers, é tudo uma questão de tempo.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por Luís Dias » 06 Fev 2014, 17:40

Isso tem muita pinta! :shock: :D
Calculo que se possa fazer os cilindros de uma motor radial com as alhetas todas à escala e corretamente espaçadas!...
Até mesmo para cortar máscaras com muita precisão: letras, números, cocardes...

Muito fixe!
Luís Dias
Administrador
Administrador

Registado desde: 08 Abr 2005, 11:40
Medalhas: 2
GB 01 - Com 2 ou 3 Asas... (1) GB 06 - Asas PT-BR (1)
Nome real: Luís Dias

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 06 Fev 2014, 19:18

Essa dos cilindros não foi nada que não tivesse pensado, mas não a 1/72 - creio que será mais fácil tornear alumínio ou nylon. Quanto às máscaras, é uma questão de ver os materiais que há no mercado para o efeito. A questão da cola é essencial.

Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por Jotapicos » 06 Fev 2014, 20:29

Muito interessante...
Aposto que para o scratch, especialmente de aviões de pau, vai dar um jeitão... Já tou a imaginar um Caudron G.3 ou um Neiuport a 1/10 e com a estrutura interna toda à mostra ;)

A questão das mascaras de pintura tb é muito interessante. Era giro ver a resolução/capacidade de fazer matriculas com diferentes tamanhos.

Boa sorte com a máquina ;)
Imagem
Jotapicos

Registado desde: 06 Mai 2005, 12:16
Medalhas: 1
GB 21 - Out of the Box (1)
Nome real: Jota Picos

MensagemEscrita por João Carlos Teixeira » 06 Fev 2014, 23:11

Já tinha feito umas experiências com plotters de corte, e acho que há muita potencialidade. Para corte, o ideal é Laser, mas o corte por lâmina também pode solucionar alguns problemas.
Vejam aqui dois exemplos:

http://arquivomnn.com/viewtopic.php?t=1 ... r&start=23

http://arquivomnn.com/viewtopic.php?t=1 ... ht=plotter
We CAM in Peace!
Abraços, João JCT Carlos.

Em actualização

ImagemImagemImagem
João Carlos Teixeira
Moderador
Moderador

Registado desde: 02 Dez 2009, 23:03
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1)
Nome real: Chamem-me JCT para abreviar...

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 07 Fev 2014, 00:12

É verdade, João Carlos, agora que fui ver lembro-me desses posts. Não brincaste mais com a máquina?
E já agora, pegando na quastão das máscaras levantada pelo Jotapicos, sabes qual o melhor vinil para máscaras?

C
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por João Carlos Teixeira » 07 Fev 2014, 00:19

Já uma vez fiz umas máscaras para modelismo, usando mesmo vinil de máscara da AVERY.
É um vinil com cola de pouca aderência e reposicionável. Mas é também muito espesso e pouco moldável. Não é próprio para modelismo.
Dos vinis de sinalética talvez o mais próprio será o "Banner". É um vinil mórbido e muito moldável feito para ser colado em telas de PVC (toldos, capotas de lona, etc...).
Já ouvi falar de umas folhas de papel japonês auto-adesivo, que tem uma consistência muito semelhante á fita Tamiya. Esse produto deve ser o ideal para corte de máscaras.
Mas não sei onde se encontra. Tenho que fazer umas pesquisas.
We CAM in Peace!
Abraços, João JCT Carlos.

Em actualização

ImagemImagemImagem
João Carlos Teixeira
Moderador
Moderador

Registado desde: 02 Dez 2009, 23:03
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1)
Nome real: Chamem-me JCT para abreviar...

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 07 Fev 2014, 00:24

Se conseguires informar-te junto de fornecedores depois partilha aqui. Entretanto vou ver se consigo fazer amanhã umas experiências com fita Tesa que é mais larga do que a Tamiya que tenho.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por dreamwriter » 07 Fev 2014, 10:19

Boas pessoal,

A Tamiya e a Gunze vendem folhas A4 do material das mascaras e das fitas que usamos,o tal Kabuki.Há folhas limpas e há folhas graduadas.Pode ser um material a considerar.

Abraço.
Bruno
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
dreamwriter

Registado desde: 21 Fev 2009, 12:33
Medalhas: 29
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (5) GB 32 - Ivan's Air Power (1)
Nome real: Bruno Tavares

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 07 Fev 2014, 11:15

dreamwriter wrote:A Tamiya e a Gunze vendem folhas A4 do material das mascaras e das fitas que usamos,o tal Kabuki.Há folhas limpas e há folhas graduadas.Pode ser um material a considerar.

Obrigado Bruno. Sabes se se encontram por cá?
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por dreamwriter » 07 Fev 2014, 13:45

Carlos,por cá nunca vi.A Luckymodel e a Hobbyeasy sei que vendem.Mas talvez o Nuno da Greenmodels arranje,já que ele vende produtos da Gunze.No ebay tambem encontrei da Tamiya.Tem folhas individuais ou sets de 5 folhas.O preço não me parece caro tendo em conta o aproveitamento que se pode ter.

http://www.ebay.co.uk/itm/TAMIYA-Maskin ... 5aef2e3205
http://www.ebay.co.uk/itm/TAMIYA-Maskin ... 5af09fdfc5

Depois encontrei tambem este material,que tambem pode interessar pelo que li na descrição:

http://www.ebay.co.uk/itm/Stix2-A4-Mask ... 2ec56be20f

Abraço,
Bruno
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
dreamwriter

Registado desde: 21 Fev 2009, 12:33
Medalhas: 29
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (5) GB 32 - Ivan's Air Power (1)
Nome real: Bruno Tavares

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 08 Fev 2014, 10:51

Obrigado Bruno. Vou mandar vir da Hannants, já que tenho uns decalques para encomendar.

Vale a pena também dar uma vista de olhos nas lojas de artigos para artistas, normalmente há coisas semelhantes a preços mais em conta.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Voltar a Modelismo Avançado (aftermarket e scratch-building)