Soldagem por resistência

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Soldagem por resistência

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 28 Dez 2010, 16:01

Alguém por aqui domina a soldagem por resistência, nomeadamente à nossa escala de modelistas? Tenho lido que é especialmente usada pelo pessoal dos combóios e, apesar do equipamento comprado de raiz ser normalmente caro há na net uma série de tutoriais sobre como fazer o seu próprio equipamento, por exemplo aqui: http://www.girr.org/girr/tips/tips1/solderer.pdf

Cuidados a ter e riscos potenciais, é o que eu gostaria de saber!

Quem estiver interessado, procure por "resistence soldering" no google.

C
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 13:00
Nome real: Carlos Carreira

Re: Soldagem por resistência

MensagemEscrita por Nuno Andresen » 29 Dez 2010, 01:26

Carlos, se me meto a falar de processos de ligação de metais provavelmente espeto com a maior seca no pessoal da história do Forum :) :) :)

Mas sendo sincero, a soldadura por resistencia é um processo mesmo muito simples e em que a função do aparelho é só dar pré aquecimento à peça. Olha, "acessivel a todos" para iniciação, há um booklet muito giro sobre soldadura em hobbies chamado "soft and hard soldering - modelers guide to technique"

Depois disso, se não quiseres fazer o aparelho, só tens de pegar no CC e ir fazer umas compras aqui:

http://www.micromark.com/Resistance-Sol ... pment.html

Imagem

A própria descrição do produto já de si diz bem o que é que a soldadura por resistencia é:

http://www.micromark.com/250w-110v-SOLD ... ,7499.html

O nome seguramente engana muitas pessoas: Pois a Soldadura por resistencia não forma uma união resistente à tracção. Quer isto dizer que "soldadura resistente" e "soldadura por resistencia" são duas coisas completamente distintas. É melhor ficar por aqui :)

Nota só sobre o aparelho - a Micromark tem versões próprias para a DDP europeia que não aparecem no site, mas costumam aparecer nos catálogos em papel. Se te interessar diz que eu posso procurar.
Nuno Andresen

Registado desde: 08 Abr 2005, 22:46
Medalhas: 3
GB 21 - Out of the Box (1) GB 68 - Figuras (2)

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 30 Dez 2010, 00:03

Obrigado pela resposta, Nuno. Textos sobre soldagem/soldadura (qual o termo correto?) não são demais aqui no fórum, pois é uma zona que tem sido negligenciada.

Para nós, modelistas - e pelo que tenho lido - a soldadura por resistência (vou adotar o termo soldadura) é especialmente adequada pois normalmente lidamos com coisas pequeninas, como peças em fotoincisão. Também pelo que tenho lido, é um processo usado há muitos anos pelos modelistas de combóios nomeadamente nos USA.

Eu já tinha chegado a esse conjunto da Micromark, e até ao que - dizem - é o creme de la creme da soldadura por resistência: a American Beauty. Muito por onde escolher, mas preços a começar um bocado acima desse da MM.

Mas a minha questão tem a ver com a possibilidade de construir um em casa aproveitando um carregador de baterias, por exemplo. Outros acessórios como um pedal de controlo e as pinças com os eletrodos serão mais fáceis de fazer com produtos destinados a esse fim. Não negligenciando a segurança, obviamente. Afinal, o princípio é simples: apenas precisamos de algo que proporcione uma corrente elétrica de alguns Ampere.

Um abraço,
Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 30 Dez 2010, 00:31

Olá, Carlos!

No meu caso e para tudo o que são peças pequenas (em PE ainda não experimentei), utilizo a soldadura convencional de grande precisão a baixa potência, usual nos componentes electrónicos miniaturizados do tipo SMD.
O ferro que utilizo é o Ersa Minityp S mostrado abaixo, de 6W apenas, existindo também um semelhante da marca, mas de 5W e alimentado a 6V em vez de 12V.

A temperatura é regulada com toda a precisão por uma estação de soldadura Ersa MS 250 que tem saída de 12V.
Este ferro tem uma ponta muito fina, tal como a própria haste que tem apenas 2mm de diâmetro, isto para te dar uma ideia da miniaturização.

Assim, de igual forma se obtém um aquecimento extremamente localizado e regulado apenas na quantidade necessária.
Um abraço,

Zé Paulo
Anexos
Ersa Minityp S.jpg
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 00:09

MensagemEscrita por Cosmin Pasat » 30 Dez 2010, 14:10

uma duvida surge apos ler o texto sobre o fabrico e as explicaçoes sobre a soldadura por resistencia....ao aplicar as pinças sobre as peças,nao ha o risco de arco electrico?a amperagem ja é elevada,e,na soldadura a arco ,ja temos arco electrico aos 10 A...
As centrais digitais que controlam os comboios,sao limitadas a 4A,a partir dai aumenta o risco de danificar as rodas e as linhas por feiscas entre as mesmas,feiscas que,quanto mais amperagem houver,mais fortes se tornam.

As avantagens sao algumas...nao ha material de adiçao,nao ha aquecimento aonde nao devia,a estetica é melhorada,elimina-se muito trabalho de acabamento...
Cosmin Pasat

Registado desde: 23 Jan 2010, 20:08

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 30 Dez 2010, 15:17

Cosmin Pasat wrote:As avantagens sao algumas...nao ha material de adiçao,nao ha aquecimento aonde nao devia,a estetica é melhorada,elimina-se muito trabalho de acabamento...

Pelo que percebi de alguns textos há sim adição de solda; A grande diferença é que o aquecimento das peças é muito mais localizado não havendo o risco de desoldar uniões próximas; é também muitíssimo mais rápido.
Creio que um dos cuidados essenciais é exatamente ter os elétrodos em contacto com as peças *antes* de carregar no interruptor de pedal!

Repito aqui o link acima: http://www.girr.org/girr/tips/tips1/solderer.pdf
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por Cosmin Pasat » 30 Dez 2010, 19:18

Pois,tambem vi em alguns videos a adiçao de material,embora a definiçao de soldadura por resistencia diz outra coisa

http://www.esab.com/pt/pt/education/pro ... elding.cfm

Eu conhecia esse processo por soldadura por pontos,muito utilizado em industria automovel (aqueles robós que soldam os chasis e as carrocerias) e nao so.
Mas,a construçao de uma engenhoca igual merece a atençao,nao so pela utilidade,como tambem pela simplidade e a relativa facilidade em encontrar os materiais necessarios :)
Cosmin Pasat

Registado desde: 23 Jan 2010, 20:08

Voltar a Modelismo Avançado (aftermarket e scratch-building)