Cabine de pintura

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Cabine de pintura

MensagemEscrita por RJMSilva » 06 Nov 2016, 18:45

Boas pessoal,
Gostaria de partilhar convosco a minha cabine feita este fds.
Tinha, ha uns anos feito uma Low cost com duas caixas de plastico e um "ventilador" mas já não satisfazia .... Pois sempre achei que a sucção era fraca, a "caixa" pouco funda e sobretudo, não tinha luz o que me obrigava a ter de segurar os modelos à mão, cá fora !
Para aproveitar restos de madeira que por aqui andavam, investi em mais um ventilador ( 16€) e um caixa de 3 spots de LED's ( 18€) e uma calha para prender o filtro ( 5€ os 2,6 m e só precisei de 0,8m). Tudo comprado no AKI.
Dimensões baseadas na madeira que tinha: Largura 500, Altura 300 e Profundidade 350.
Os Spots em LED são muito bons, com tudo incluído para se poder ligar directamente à corrente.
Todas as ligações eléctricas encontram-se feitas dentro da caixa, ao meio, essa também reaproveitada.
Bem, aparafusado e pintado de preto a spray ( Aqui também uso de uma lata que andava por aqui há anos....), é bricolage puro :D
Deixo fotos dos entre-tantos e do resultado final

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Reciclando uns quantos materiais que por aqui andavam, fiz a festa por 39€.
É verdade que, a madeira a ser comprada agora, iria pelos 20€ e mais os 16 € do primeiro ventilador. Ronda os 75 €.
Mas agora não preciso nem de segurar à mão e vejo claramente o que estou a pintar !!!!
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
Kübelwagen DAK

Na mira:
Leo 2A6; BF 109 G6, SKFZ 250, PZKW II, PZKW III, PZKW IV, PZKW VI. Mirage III, Valentine MkI ,Centauro, Spitfire Mk Vb, Chaparral, Jeep M38A1, Land Rover LW109, Beep, AML 60..... tantos modelos e tão pouco tempo!!!!
RJMSilva

Registado desde: 21 Jun 2013, 14:28
Medalhas: 1
GB 87 - MBT-Main Battle Tank (1)
Nome real: Rui J.M.Silva

Re: Cabine de pintura

MensagemEscrita por Joao Mendes » 06 Nov 2016, 21:52

Parece me uma excelente solução.

Ando a "estudar" uma ideia parecida, mas com uma caixa de plástico (uns 30L deve chegar?) e apenas um ventilador...pelo que dizes era esta a solução que tinhas anteriormente. Qual é a tua opinião? O ventilador puxa pouco?

O mais importante. Não tenho janela muito perto de onde pinto...Como fazes para a saída do ar? sai em "escape livre" ou ligas a alguma coisa?

Obrigado pela partilha de ideia!
Criticas, sugestões, ajuda ou questões são muito bem vindas !!
1/72 - "The one true scale"
Joao Mendes

Registado desde: 11 Jan 2014, 13:34
Nome real: Joao Mendes

MensagemEscrita por RJMSilva » 06 Nov 2016, 23:06

Olá João,
Era exatamente essa solução que tinha anteriormente. Duas caixas em plástico de 30 l com um único ventilador. Desenrasca. E bem melhor do que estar s pintar sem "nada".
Não ligo a nada. Estou na arrecadação da garagem.... :mrgreen: não me preocupa se sujar um pouquinho.
Mas com o filtro espesso, também não é rejeitado, a trás, quase nada.
Não t esqueças de montar luz. Senão, vais te ver grego.
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
Kübelwagen DAK

Na mira:
Leo 2A6; BF 109 G6, SKFZ 250, PZKW II, PZKW III, PZKW IV, PZKW VI. Mirage III, Valentine MkI ,Centauro, Spitfire Mk Vb, Chaparral, Jeep M38A1, Land Rover LW109, Beep, AML 60..... tantos modelos e tão pouco tempo!!!!
RJMSilva

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 06 Nov 2016, 23:33

Bom trabalho, Rui!

Com um insert em cartolina, também vais poder tirar fotos, isto se a temperatura de cor dos spots ajudar e o grau de restituição de cor também... ;)

Abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 00:09

MensagemEscrita por RJMSilva » 07 Nov 2016, 07:14

Boa ideia! Não tinha pensado nisso..... irei experimentar. :wink:
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
Kübelwagen DAK

Na mira:
RJMSilva

MensagemEscrita por José Chaíça » 11 Jul 2017, 07:52

Boas

Apesar de não conseguir ver as fotos (obrigadinho "Phodabucket"! :x ), será que me podes dizer que tipo de calhas para prenderes os filtros (referência?) , compraste no AKI?
Obrigado.

8) .
Imagem
José Chaíça
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 09 Abr 2005, 15:12

MensagemEscrita por RJMSilva » 18 Jul 2017, 11:51

Ola José,
Desculpa o atrazo na resposta....
A calha é um perfil em U com um labio interior. Encontrei isso no AKI um pouco ao calhas e nem sei bem qual a "finalidade" real da mesma. Não faço a minima relativamente a referencias.
Posso é, tirar uma nova foto, usar o Imagur ou outro sistema da treta para tentar mostrar-te a dita cuja.
Mas aviso te que a mesma não funciona la muito bem e , para segurar o filtro, simplesmente usei fita cola. Estava o filtro sempre a cair.....
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
Kübelwagen DAK

Na mira:
RJMSilva

MensagemEscrita por José Chaíça » 19 Jul 2017, 07:56

RJMSilva wrote:...Mas aviso te que a mesma não funciona la muito bem e , para segurar o filtro, simplesmente usei fita cola. Estava o filtro sempre a cair.....

Boas

Ou isso ou usar umas molas (tipo as dos papéis).

8) .
Imagem
José Chaíça
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 09 Abr 2005, 15:12

Voltar a Ferramentas e Consumíveis