Produtos para decalques: quais, quando, e com que resultado?

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Produtos para decalques: quais, quando, e com que resultado?

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 15 Dez 2017, 23:29

Olá, pessoal!

Visto que este é um tema bastante importante, ao estar directamente relacionado com a qualidade final do modelo, e por isso interessante a ponto de alongar bastante a troca de impressões entre diversos colegas noutro tópico, resolvi então duplicar abaixo essas impressões neste novo tópico.

Deste modo não só o tema e a informação já exposta terão mais visibilidade, como também pode ser aprofundado ao longo do tempo.
Assim, podem continuar aqui a desenvolvê-lo.

Abraços,
José Paulo

Vindicare wrote::D
Imagem
IMG_5287-Edit.jpg by Vindicare Stream, on Flickr

Zen wrote:Por acaso hoje o carteiro também me trouxe uma coisa parecida a uma das coisas que aí tens... 8)
Imagem

Luis Inglês Areal wrote:...Presumo que esse Markfit não seja cola. É para quê exatamente?

dreamwriter wrote:Luís, é o produto da Tamiya para os decalques.

Zen wrote:É exactamente o que o Bruno disse, Luis. Há uma solução mais fraca e esta é a versão mais forte. Segundo um teste de comparação que encontrei na net, esta está ao nível do Solvaset, o qual também quero comprar. Como não vi nada desfavorável mencionado no artigo e, este é metade do preço do Solvaset, com apenas 10ml a menos, decidi experimentar. Já tive alguns problemas com o Vallejo medium decal solution, que podem ter sidos causados também por outros factores, mas esse ainda não me convenceu a 100%, daí esta compra....

Luis Inglês Areal wrote:Ok, obrigado. Eu tenho usado sempre o Microscale (set e sol) e como até hoje não tive complicações fiquei um pouco á margem dos novos, para mim, produtos para o efeito. É a velha máxima, em equipa que ganha não se mexe. Vivendo e aprendendo.

Zen wrote:Costumo usar o Microset antes do produto da Vallejo, mas ainda não tenho o Microsol, o qual também está na lista de compras pois parece-me boa ideia ter um de cada para os diferentes tipos de decalques. 8)

Vindicare wrote:o fit strong é um pouco mais forte que microsol, mas mais fraco que solvaset
usei o fit strong na build atual (apos microset e sol).

Luis Inglês Areal wrote:Então, se estou a entender bem, o produto da Tamiya é um complemento aos outros. Ou pode ser usado sem mais nada? É mais eficaz?

Vindicare wrote:usas sempre microset e a seguir microsol, são produtos comprovas dadas que não atacam demasiado os decalques, dependendo do decalque se for "bom" microsol basta.
depois se os decalques precisarem de ser "convencidos" usa-se um produto mais forte, normalmente solvaset.
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 01:09

Re: Produtos para decalques: quais, quando, e com que result

MensagemEscrita por Zen » 16 Dez 2017, 11:52

Obrigado, José Paulo. :)

Aproveito para deixar aqui o link do artigo que li sobre as soluções para decalques. É um teste dos dois produtos Tamiya e no final, o modelista que escreveu o artigo faz uma pequena comparação, derivada da experiência que ele tem com vários produtos.

http://web.ipmsusa3.org/content/decal-s ... fit-strong

Não foge ao que tinha lido antes sobre os produtos que ele menciona, embora não inclua outros produtos além da Microscale e Tamiya. Existem mais produtos semelhantes no mercado, tais como o Mr. Mark setter e o Softer da Gunze, Vallejo decal fix e medium, Revell decal soft e o Decalfix da Humbrol. Devem existir mais produtos mas estes são os que conheço.

8)
Zen

Registado desde: 13 Jul 2014, 03:39
Nome real: Rui Reis

MensagemEscrita por prog4ever » 24 Dez 2017, 20:36

Não sei se a minha contribuição para este tópico servirá de grande coisa aos colegas.
Há uns bons anos (20?) que uso o produto da "Tron" como amolecedor de decalques. Como os meus trabalhos são, agora, sempre feitos com decalques caseiros e como, LITERALMENTE, os meus modelos são cobertos a decalque - trata-se de modelos automóveis de competição, com curvas e contracurvas bem manhosas - continuo a confiar nestes pequenos frascos de produto, que, ao menos para mim, são uma maravilha. Experimentei o Microsol e não é, nem de longe nem de perto, tão eficaz.

Claro que sempre será o Microsol melhor do que o vinagre que eu utilizava nos anos 70, para amolecer decalques... :lol:

Boas Festas

Art
prog4ever

Registado desde: 03 Jun 2012, 15:38
Nome real: Arlindo Silva

MensagemEscrita por Vindicare » 26 Dez 2017, 00:21

O micro set é que é semelhante a vinagre o sol é difrente.

Sao muito usados como base porque tem a reputação de não estragar nenhum decalque, mas sim tem o incoveniente de ser fraco.

Com decalques mais finos microsol normalmente é mais que suficiente, para decalques mais complicados (tamiya muito grossos por exemplo) o que vejo o pessoal la fora a recomendar é solvaset, um pouco complicado para arranjar na europa mas nao impossivel.

Não conhecia este produto fiquei curioso:

http://www.tronmodels.com/detail.asp?id=811&idgrp=11
Imagem
Vindicare

Registado desde: 20 Set 2011, 09:22
Nome real: Tiago

Voltar a Decalques