Como Seleccionar um Compressor para Modelismo

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 03 Fev 2010, 14:41

Para não restarem quaisquer dúvidas sugeria-te que colocasses umas fotografias exemplificativas de cada uma das categorias de compressores.

O cliente manda!
Já está nas bancas a 2ª versão, revista e aumentada, com as fotos que se impunham!
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 18:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Luís de Carvalho » 03 Fev 2010, 21:53

Sobral,

Habituas-nos mal e depois... Excelente trabalho, mais uma vez!

1 abraço
"Um pai e uma mãe, fazem muita falta, mas o juízo..."
Luís de Carvalho

Registado desde: 21 Dez 2009, 13:16
Medalhas: 19
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (2) GB 35 - Guerra Coreia (50/53) (1)
Nome real: John Doe

MensagemEscrita por Ivo Firmino » 11 Fev 2010, 16:28

Boa Tarde a todos,

Como podem ver sou novato por aqui e vou deixar as apresentações para o futuro.

Vi neste post um belo fluxograma que me tirou muitas dúvidas, mas levanto aqui uma questão.

Sendo que sou um felizardo no sentido de não incomodar ninguém com barulho, iria optar pelo compressor que se encontra em promossão no AKI.

A questão passa por saber como fazer ligar a saida de ar do compressor às pequenas, senão microscópicas, mangueiras de ligação ao aerografo. É que a secção do compressor é superior à mangueira. Claro está que posso adquirir um adaptador, mas onde??? No AKI?? Será que têm um adaptador desse tipo.

Desde já obrigado.
Ivo
Ivo Firmino

Registado desde: 11 Fev 2010, 16:14

MensagemEscrita por Luís Dias » 11 Fev 2010, 17:27

Olá Ivo e bem-vindo

As lojas de material de ar compimido, tipo Etopi (Mem Martins) e similares terão o(s) adaptador(es) que precisas.
Eventualmente, algumas lojas de modelismo também disponibilizam estes adaptadores.

A(s) saída(s) dos compressores "industriais" são , geralmente, de 1/4 de polegada, mas as ligações do aerógrafos são diferentes de marca para marca, apesar de serem mais comuns as tipo Badger (cerca de 5mm) ou tipo Iwata (1/8 de polegada).

Para esse tipo de compressor não te esqueças também de montar um filtro anti-humidade. ;)

Um abraço,
Luís
Luís Dias
Administrador
Administrador

Registado desde: 08 Abr 2005, 12:40
Medalhas: 2
GB 01 - Com 2 ou 3 Asas... (1) GB 06 - Asas PT-BR (1)
Nome real: Luís Dias

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 25 Fev 2010, 13:23

Francisco Bexiga

Registado desde: 08 Abr 2005, 21:05
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga

MensagemEscrita por Ivo Firmino » 25 Fev 2010, 17:26

Luís Dias wrote:Olá Ivo e bem-vindo

As lojas de material de ar compimido, tipo Etopi (Mem Martins) e similares terão o(s) adaptador(es) que precisas.
Eventualmente, algumas lojas de modelismo também disponibilizam estes adaptadores.

A(s) saída(s) dos compressores "industriais" são , geralmente, de 1/4 de polegada, mas as ligações do aerógrafos são diferentes de marca para marca, apesar de serem mais comuns as tipo Badger (cerca de 5mm) ou tipo Iwata (1/8 de polegada).

Para esse tipo de compressor não te esqueças também de montar um filtro anti-humidade. ;)

Um abraço,
Luís

Desde já obrigado pela resposta.

Já comprei um compressor de 50 litros que além do modelismo servirá para muito mais.
O preço foi um pouco mais elevado, mas sei que apostei em algo mesmo bom e que dura uma vida.
Os adaptador infelizmente não os tinham, mas por 12 euros comprei o tubo com adaptador de 1/8 que está a funcionar lindamente.

Obrigado para ti e para o António Sobral que tb esclareceu muita coisa.

Claso que o filtro de ar também foi incluido.

Ivo
Ivo Firmino

Registado desde: 11 Fev 2010, 16:14

MensagemEscrita por Jorge Torres » 25 Fev 2010, 19:24

Ora então
Munido do fluxograma do Mestre Sobral, pretndo um dia destes ir a Lisboa em busca de um dito compressor que permita pintar dentro de casa.
Assim, em que lojas (de preferencia de modelismo) mais facilmente poderei encontrar?
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=g9ulF3eDcW0

http://www.youtube.com/watch?v=KyWYNK7uUro

Grandes citações da Humanidade são sempre seguidas do nome de grandes génios entre aspas. "Jorge Torres"
Jorge Torres

Registado desde: 12 Nov 2007, 22:13
Medalhas: 26
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1) GB 18 - Luftwaffe: 1939-1945 (1)

Re: Como Seleccionar um Compressor para Modelismo

MensagemEscrita por Jorge Paulo » 13 Jun 2010, 13:09

Sou um utilizador de um compressor industrial de 24 litros. Funciona bem e a quantidade de ar armazenado permite trabalhar durante bastante tempo com alguma margem. Claro que o grande problema é o ruido quando o motor liga. Aqueles 5 minutos de motor a funcionar são lancinantes e parece que nunca mais acabam. É óbvio que encher o deposito a noite esta totalmente fora de questão. Habitualmente tento fazer o enchimento durante os dia, quando os vizinhos estão ausentes. Sempre que possível passo por casa à hora do almoço e ai o motor pode berrar à vontade que ninguém se queixa.
Este meu compressor está equipado com um interruptor pressostatico que quando o ar no deposito chega a um dado nível liga o motor. De modo que um dos meus cuidados quando pinto à noite é desligar o interruptor para evitar que quando a pressao baixe o motor ligue. Pois há umas noites atrás, depois de uma pequena pintura, deixei o interruptor ligado e fui dormir. Durante a noite algum ar foi escapando pelo aerografo e às 5 da manhã a malvada maquineta ligou com um escarcéu dos diabos que me obrigou a saltar da cama, descer as escadas e correr ate a cozinha onde tenho o meu estaminé montado! Por isso, a partir dessa noite, colei na minha banca um papel tipo check-list com uma unica frase "DESLIGASTE O COMPRESSOR?"

Um abraço
Jorge Paulo

Registado desde: 13 Jun 2010, 12:20

MensagemEscrita por Francisco Bexiga » 13 Jun 2010, 13:22

:lol:

Comigo passa-se quase exactamente o mesmo, só que o meu é de 6 litros. No entanto, o não ter um espaço dedicado ao hóbi obriga-me a arrumar tudo, finda a sessão, o que inclui desligar o compressor e abrir a válvula do depósito para arejar. Isto não quer dizer que não apanhe desses sustos! Volta e meia esqueço-me de desligar o butão enquanto estou a pintar (para que não volte a encher), e mando sempre um salto quando estou todo descansadinho a tentar fazer um sombreado e aquela bodega dispara! Triste sina a nossa :lol:
Francisco Bexiga

Registado desde: 08 Abr 2005, 21:05
Medalhas: 6
GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 41 - Caixa de Sobras (4)
Nome real: Francisco Bexiga

MensagemEscrita por Edgar Branco » 13 Jun 2010, 13:42

Viva amigos.
Olhem eu tambem tenho um compressor desses e faço exactamente o mesmo por enquanto, pois vou mudar o motor que ele têm por um de frigorifico assim que terminar a garantia.
Pelo que ja pesquisei a transformação não é nada de muito extraordinario, por isso vou arriscar.
Imagem Imagem Imagem
Em construção: Canadair 1\72; Bell 212 San Bernardino Sheriff department 1\48; VRCI 01 1\24;
Edgar Branco

Registado desde: 10 Abr 2007, 10:46
Medalhas: 5
GB 09 - Helicopters in Action (3) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1) GB 69 - Helicópteros (1)
Nome real: Edgar Branco

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 28 Mar 2011, 10:36

Volta e meia aparece pessoal a fazer esta pergunta, por isso deixa cá desenterrar este tópico meio esquecido!
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)

MensagemEscrita por J. Costa Carvalho » 11 Mai 2011, 00:07

Boas Sobral,
Já agora (acho que é desta que vou adquirir um compressor), com ou sem óleo? quais são as vantagens e desvantagens entre estes dois tipos? ou será apenas um tipo a ser utilizado em Modelismo?

Desde já um obrigado e um grande abraço
“Non nobis solum...”
---------
Na bancada:
- "D. Nuno Álvares Pereira" - VIRIATUS (54 mm.)
- "Afonso de Albuquerque" - VIRIATUS (54 mm.)
J. Costa Carvalho

Registado desde: 20 Ago 2008, 00:28
Nome real: José António G. Costa Carvalho

MensagemEscrita por Panzer Tank » 11 Mai 2011, 03:12

Mais um excelente artigo com a assinatura do Amigo Sobral
Muito obrigado.
Sem mais
Panzer Tank.

P.S. Ficou em falta falares dos compressores home made :)
Artilharia= Arma mais sexy do mundo, onde cai f... tudo

Grupo de Modelistas da Zona Oeste
Imagem Imagem
Panzer Tank

Registado desde: 15 Mai 2006, 22:29
Nome real: Pedro Silva

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 11 Mai 2011, 07:53

Olá José

O ter óleo ou não ter não será nem vantagem nem desvantagem, mas sim uma consequência do tipo de compressor que queremos.
Nestas coisas de modelismo apenas os compressores ditos "silenciosos", que utilizam um compressor de frigorífico, têm óleo. Os outros trabalham todos "a seco".

Olá Pedro
Os compressores home-made, são soluções caseiras e individualizadas e que requerem um conjunto de trabalhos e técnicas que a maioria do pessoal
não possui nem se quer dar ao trabalho de ter. Este guia é para quem quer "a papinha toda já feita", com soluções comercialmente disponíveis.
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

MensagemEscrita por rui.ferreira » 13 Ago 2011, 18:09

Saudações,

Herdei este compressor, mas preciso da vossa ajuda para poder utilizar com o aerografo, pois ele não tem deposito.

Quais as peças ou qual o material extra necessário para ficar funcional?
Anexos
compressor.jpg
compressor.jpg (11.28 kB) Visto 2399 vezes
compresso2.jpg
compresso2.jpg (12.13 kB) Visto 2399 vezes
compresso1.jpg
compresso1.jpg (11.85 kB) Visto 2399 vezes
Rui Ferreira
rui.ferreira

Registado desde: 14 Fev 2011, 10:12
Nome real: Rui Ferreira

AnteriorSeguinte

Voltar a Aerógrafos e Ar Comprimido (compressores)