Tintas Acrilicas "verdadeiras" AK, AMMO by MIG, Vallejo Air?

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Tintas Acrilicas "verdadeiras" AK, AMMO by MIG, Vallejo Air?

MensagemEscrita por 3dbybrunolopes » 30 Out 2017, 11:36

Bom dia pessoal,

Se antes não havia informação, agora é em demasia, e a maioria não se pode confiar, pois por vezes estão simplesmente a publicitar algo que na realidade não usam, mas que lhes pediram para o fazer (€€€).

Posto isto, e eu estando-me a iniciar nestas andanças, cheguei rapidamente à conclusão que devo usar tintas "verdadeiramente" acrilicas, portanto à base de agua. Principalmente por questoes logisticas e de segurança claro.
Como disse anteriormente, temos muita informação, muita desinformação, problemas entre a bancada e a cadeira (bad user) enfim!

Na minha mira estão as da AK Interactive, da AMMO by MIG e Vallejo Air, partindo do principio que já veem diluidas e prontas a usar, podendo adcionar-se uma gota ou duas dos diluentes acrilicos sugeridos.
Relativamente principalmente as da AMMO by MIG, já vi e ouvi muita coisa boa, mas na mesma quantidade muita coisa má, como separação de tinta, a mesma referencia comprado numa lado estava boa, comprada noutro estava má.
E tudo isto me deixa muito confuso e com algum receio de estar a deitar dinheiro ao lixo.

Digam-me da vossa justiça experiencia resumidamente, qual é ou seria a vossa escolha.
Quero muito começar a pintar, já so me falta a escolha da tinta.

Obrigado pela vossa atenção.
PS: estou a correr o risco de duplicar algum posto, mas aqui vai na mesma.
3dbybrunolopes

Registado desde: 10 Out 2017, 14:33
Nome real: Bruno Lopes

Re: Tintas Acrilicas "verdadeiras" AK, AMMO by MIG, Vallejo

MensagemEscrita por Vindicare » 30 Out 2017, 12:37

Na minha build atual estou so a usar vallejo.

os primarios sao uma desgraça, não aderem em metal, e não se pode sequer pensar em tocar com lixa.

os proximos primarios que vou usar são os da UMP

Imagem

São primario da badger rebranded, supostamete o melhor primario de acrilico que existe, no International Scale Modeller dizem maravilhas e pelas fotos que tenho visto o primario é brutal.

Como qualquer acrilica deste tipo o principal problema é com o aerografo, estas sempre a ter tinta seca no bico que tens de retirar, neste campo as acrilicas da Tamiya e da Gunze são muito superiores, mas la esta nao são bem à base de agua.

Por outro lado as vallejo model colour para pintar a pincel é um gosto, do melhor que tenho usado.
Imagem
Vindicare

Registado desde: 20 Set 2011, 08:22
Nome real: Tiago

MensagemEscrita por João Carlos Teixeira » 30 Out 2017, 14:02

Isto de aconselhar tintas é um pouco como aconselhar o melhor restaurante: alguns vão adorar e outros vão simplesmente odiar...
Mas enfim, podemos sempre apresentar as nossas experiências empíricas como "apport" informativo e destinado a ser tomado com um grão de sal.

Em primeiro lugar é preciso definir os usos e os meios: ou seja, se o modelismo a praticar recai na vertente aviação, veículos militares, civis ou figuras. Quer as marcas e as colecções são diferentes para cada caso, e por outro lado o meio de aplicação escolhido, pincel ou aerógrafo, alteram as gamas.
Mesmo referenciadas todas estas variáveis, cada um tem gostos e hábitos particulares que não servem a todos.

Eu por exemplo evito o uso de primário. Mesmo usando Vallejo model color, tinta desenvolvida para pintar a pincel, uso sem primário e aplicada a aerógrafo. Tenho algumas tintas model air, mas com o tempo percebi que em comparação com as model color, não valem nada. E quanto a serem já próprias para aerógrafo, é um mito pois precisam de um pouco de diluição.
Com o tempo e depois de usar diluentes miraculosos e produtos químicos de resultados comprovados por A ou B, acabo por preferir agua simples para tudo o que é Vallejo. Álcool isopropilico ou Lacquer thinner para tudo o que é Tamiya acrIlica ou Gunze acrIlica. White spirit para tudo o que é enamel, mas por exemplo, as velhas revell Airbrush email respondem mal ao white spirit mas muito bem ao laquer thinner.
Não tenho experiência com Lifecolor, Ammo, AK (acrílicas) mrp, hataka, akan ou alclad. Mas unanimemente apreciadas por todos como tintas excelentes. Adoro AK extreme metal, laquers (opinião consensual) mas acho que as metálicas da Vallejo, acrílicas, acabam por ser um pouco melhores (opinião extremamente controversa).
Uso sempre verniz "Pronto" (da johnson) mas que cá já não há, portanto importo "Pledge" de Inglaterra, mas já usei marca carrefour, jontec ou búfalo, com resultados semelhantes. O melhor mesmo é o future original, mas quase impossível de obter. Vernizes mate, o melhor que usei foi o mate cote da Humbrol, mas como dá um trabalho do caraças, uso Vallejo mate de poliuretano ou ultramate da AK, embora este pareça veludo no aspecto final.

Enfim, no fim das contas nada nos poupa a gastar uma bela quantia nas tintas, experimentar e experimentar até encontrarmos o que funciona...

...Para nós.
We CAM in Peace!
Abraços, João JCT Carlos.

Em actualização

ImagemImagemImagem
João Carlos Teixeira
Moderador
Moderador

Registado desde: 02 Dez 2009, 23:03
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1)
Nome real: Chamem-me JCT para abreviar...

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 30 Out 2017, 19:12

Olá Bruno!
Acho que já está tudo dito.
Mas:
Eu gosto de aplicar primário Vallejo
de seguida Model AIR -com umas gotas de Thinner
e no fim verniz.
Uso em plástico e metal.

PS.As tintas Vallejo têm uns pigmentos danados
têm que ser bem misturados. :evil:

Abraços Modelísticos. :mrgreen: