O "famoso" pre shade

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

O "famoso" pre shade

MensagemEscrita por Carlos Silva » 11 Set 2017, 11:01

Fiz uma busca aqui no burgo e tenho muitos exemplos de pre shade inclusive um que achei simples e interessante (e mais importante parece funcional) do João Carlos Teixeira com um A10. Sou maçarico nisto e quero primeiro experimentar em plastico antes de ir para o kit que estou a fazer. A primeira experiencia que fiz foi com tinta diluida e baixa pressão... aranhas :roll: Depois meti a tinta mais espessa com mais pressão... espalha a tinta e entope :evil:

Vi tambem um video de um modelista que usa lapis de carvão nas linhas e depois "borrado" com um cotonete. Experimentei e com a devida afinação tecnica (que eu invariavelmente tenho de fazer) parece funcionar

A minha questão aqui junto dos "mais batidos" é... Qual a melhor tecnica? (procuro como é logico a mais eficaz e menos tecnica. A finalidade não será um pre shade pesado) O que estarei a fazer mal nas pressões/tinta (uso um aerografo "branco" com agulha 0.3)

Mais alguma dica que queiram partilhar aqui o maçarico agradece :mrgreen:
Carlos Silva

Registado desde: 16 Mar 2017, 21:06
Nome real: Carlos Silva

Re: O "famoso" pre shade

MensagemEscrita por Vindicare » 11 Set 2017, 12:47

que tinta estas a usar?

nao precisas de ir a baixa pressao para fazer preshade quanto a mim.

e tb depende do que entendes por baixa pressão.

que pressoes estavas a usar?
Imagem
Vindicare

Registado desde: 20 Set 2011, 08:22
Nome real: Tiago

MensagemEscrita por Carlos Silva » 11 Set 2017, 14:02

Vallejo. Comecei com 50/50 depois subi um pouco mais na diluicao e por fim o seu contrário. Valejo grossa está mais que certo que não funciona :mrgreen:. Sinceramente não vi a pressão... Foi mais a olho. Mas usei uma pressão bem baixa. O problema da pressão baixa e tinta líquida é que não fico com meio termo. Ou não deita ou faz aranha. Já me disseram que pode ser da agulha (o aerógrafo é marca branca) e para polir um pouco a ponta. Também tentei com lápis de carvão... O resultado parece-me porreiro embora ainda tenha de experimentar mais vezes. Aqui está um vídeo de como se processa.

https://youtu.be/mghfwyQkSdA
Carlos Silva

MensagemEscrita por Vindicare » 11 Set 2017, 17:57

Vallejo model air eles recomendam 20 a 25 psi para trabalho normal, e 10 a 15 psi para detail.
Imagem
Vindicare

Registado desde: 20 Set 2011, 08:22
Nome real: Tiago

MensagemEscrita por Carlos Silva » 11 Set 2017, 18:09

Também pode ser do meu chinês de 0.3 não? Ou é mesmo falta de mão?
Carlos Silva

MensagemEscrita por Jose Pedro » 11 Set 2017, 21:53

Olá!
Costumo fazer pré-shading com Vallejo Model Air.
Por sistema trabalho sempre com baixas pressões e nunca excedo os 12 a 15 psi.
Quando faço trabalho de detalhe desço a cerca de 8 psi.
Uso esta abordagem com todos os meus aerógrafos. Normalmente utilizo um Sparmax com agulha de 0.3 para o pre-shading. Tenta diluir a tinta a 70/30 tinta/diluente e experimenta com presões mais baixas. O objectivo é atomizar a tinta e não bolachá-la contra o plastico.
Tenta também com outras cores. O pre-shading não vive necessariamente de preto...

Com os melhores cumprimentos!

José Pedro
Jose Pedro

Registado desde: 25 Jan 2006, 19:07

MensagemEscrita por Carlos Silva » 11 Set 2017, 22:38

Boas José Pedro. Obrigado pela resposta. Eu estava a fazer com castanho da Valejo mas o normal. Bem sei que shading não se faz só a preto... Aliás não gosto muito de ver o shading carregado nos aviões. Acho que é mesmo uma questão de inexperiência e de falta de mão. La tenho de gastar uma dose de tinta a treinar linhas :wink:
Carlos Silva

Voltar a Pintura e Acabamento