Hidroavião Lusitânia, separata ABC-ZINHO

Porque nem só de poliestireno o modelismo é feito, este é o espaço de discussão dedicado ao modelismo em papel.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Hidroavião Lusitânia, separata ABC-ZINHO

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 25 Fev 2011, 22:20

Na sequência do post sobre o fantástico Fairey IIID a 1/100 do Péricles,

http://www.forum.modelismo-na.net/viewt ... 32&t=16750

descobri esta curiosidade, que aliás também tive, e que ainda existe, desmontada... (ai ai se eu soubesse... mas era tão novinho! comprei-a por 20 escudos (1 moeda :mrgreen: ) a um amigo lá da rua, nos anos 85-90...

Imagem

Esteve à venda no site de leilões Miau.pt, e infelizmente era um negócio que já havia terminado há dias quando descobri. Mas fez-me pensar que outros modelos para armar em papel sairam nas antigas publicações portuguesas. Lembro-me que em cadernos da escola que se vendiam nos merceerias, e pequenas papelarias, muitos tinham na contracapa modelos deste tipo. Destes tive uma avioneta tipo Pipercub. amarela de construção simples, e um foguetão azul e vermelho na ponta. A antiga? revista Juvenil também tinha muitas vezes modelos destes na contracapa, cheguei a montar uma casa vermelha.

Também me vem à memória umas colecções das edições ASA: Mosteiro da Batalha, modelo grande e complexo, "à séria", uma série de casas tradicionais portuguesas, e creio que uma caravela dos descobrimentos. Alguêm se lembra destas coisas?

Muitas destas "construções para armar" vieram também nas antigas publicações portuguesas, o ABC-Zinho, já referido, mas também no célebre "o Mosquito", Cavaleiro Andante, Jornal do Cuto e outros, a muitos deles desenhados por autores portugueses já desaparecidos, e cuja obra permanece desconhecida e corre o risco de desaparecer. Seria interessante tentar recolher exemplares deste tipo de trabalhos, que hoje serão já escassos, muitos esquecidos e outros na posse de coleccionadores. E o papel não sendo da melhor qualidade não é o melhor amigo da sua existência...

Vou ver se arranjo alguns exemplares para colocar aqui e para futura preservação. Se alguem tiver acesso a este tipo de material e que possa contriibuir, é bem vindo, até porque me parece que é uma iniciative inédita. Pelo menos, do que procurei, não encontrei registo de nada similar.

G_Mendes
Alterado pela última vez por Gonçalo Mendes a 06 Abr 2012, 21:13, num total de 2 alterações.
Gonçalo Mendes

Registado desde: 21 Abr 2005, 10:58

Re: Hidroavião Lusitânia, separata ABC-ZINHO

MensagemEscrita por Zé Reis » 27 Fev 2011, 22:59

Gonçalo > Um empreendimento difícil esse de ires à cata dessas preciosidades. Não posso contribuir pois, infelizmente, não tenho nada disso. Desses tempos recordo-me dos modelos que eram vendidos na secretaria da escola secundária, a Torre de Belém e algumas casinhas portuguesas. Felicidades para a busca e fico a torcer pelo seu sucesso.
Zé Reis

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 28 Fev 2011, 04:37

Zé Reis wrote:Gonçalo > Um empreendimento difícil esse de ires à cata dessas preciosidades. Não posso contribuir pois, infelizmente, não tenho nada disso. Desses tempos recordo-me dos modelos que eram vendidos na secretaria da escola secundária, a Torre de Belém e algumas casinhas portuguesas. Felicidades para a busca e fico a torcer pelo seu sucesso.

Boas José,

Olha, já arranjei um barquito :-)

Un navio de carga que vinha numa edição do "Jornal do Cuto". Para a semana, quando for a casa já o vejo.
Também me lembro desses, da Torre de Belém, casas portuguesas, e de uma caravela, para além do Mosteiro da Batalha, que montei no COJ (Centro Ocupação Juvenil) na escola secundária. Esses eram dos anos 90.

Já falei com alguns vendedores no miau e leilões, que parecem ter desse material. Vamos a ver no que vai dar. Como se já não bastasse o vício do plástico...

Abraço,

G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por Tino » 28 Fev 2011, 12:56

Também tenho umas vagas recordações de alguns desses modelos.

As casinhas tipicas portuguesas da Majora já as vi montadas na casa do Ricardo. De resto não tenho conhecimento de nada disso.

Talvez fosse tempo dos editores voltarem a pensar nesse tipo de coisas. São económicos, recreativos e culturais. Quando há outros segmentos de mercado a encolher pela falta de dinheiro esta podia ser uma oportunidade para o regresso desse tipo de coisas.

Basicamente foi essa uma das razões para que os modelos de papel pudessem sobreviver e até florescer principalmente na Europa de Leste. A falta de dinherio e a restrição de acesso a diversos bens acabaram por dar força aos modelos de papel, que evoluiram até ao estado que todos nós sabemos.
Tino

Registado desde: 28 Jul 2005, 16:44
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 28 Fev 2011, 18:38

Pois, deve ser difícil a gente ter lembrança disso! o ABC-Zinho foi publicado de 1921-1936, O Mosquito, foi de 1930s, atá aos 50... Nem o meu pai era vivo ainda!!! Os outros, Jornal do Cuto, Cavaleiro Andante, foram-se aguentando até aos anos 60...

Eu quando vi que alguêm tinha vendido o Lusitânia, editado em 1928-29, fiquei surpreendido! Pensava que já não existiria nenhum, e que o meu seria o unico sobrevivente... Mais ou menos!

G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por pinguis » 28 Fev 2011, 18:49

Já agora, eu lembro me de há varios anos ter saido uma rua com uma estação da Galp, penso que no Diário de Notícias. Terá sido porventura a meu único contacto com o modelismo em papel até a data.
pinguis

Registado desde: 16 Jan 2007, 01:35
Medalhas: 1
GB 18 - Luftwaffe: 1939-1945 (1)
Nome real: Rui Pires

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 28 Fev 2011, 19:19

É verdade! Já me esquecia dessa! Não sei se foi no DN, mas também me lembro dessa estação de serviço. Também a tive e montei-a.
lembrei-me yambém que um jornal, creio que foi o DN também publicou um prédio lisboeta e um aeroporto, mas esses nunca tive. Acho que saiam aos domingos, algures durante os anos 90! :D

G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por Tino » 28 Fev 2011, 23:04

Também me lembrei agora que um jornal desportivo teve o estádio da luz e não sei se outros também para montar.
Tino

3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 03 Mar 2011, 17:30

Bom, entretanto achei mais um link sobre esta temática, com modelos de casas do "O Mosquito".
(são dois mas, mas têm a mesma coisa)

http://quadradinhos.blogspot.com/search ... A7%C3%B5es
http://coisasdeoutrostempos.blogspot.co ... armar.html

O navio de carga que comprei no miau já chegou ao porto lá de casa, mas só amanhã é lhe faço a inspecção...

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=9406857

e já licitei noutra antiguidade

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=9493242

G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 09 Mar 2011, 18:23

Este fim de semana fui a casa, e fui "desencantar" os meus restos do Lusitânia do ABC-Zinho

Esta era a folha original. (a foto não é minha, foi retirada de um anuncio do miau já expirado. (apenas para efeitos de ilustração e memória!)

Imagem

E estas são as peças sobreviventes:

Imagem

eu sei que a asa superior ainda existe, mas já não sei onde está! Como era "inteira" devo-a ter guardado num local onde coubesse e perdi-lhe o norte... e agora nem com bússula...

Confesso que quando o montei não devo ter utilizado o cartaão mais adequado, pelo menos para as asas, que logo ficaram tortas... O modelo em si nem trazia instruções, apenas números impressos nas partes que indicavam onde colar. Lembro que na altura consegui perder um montante das asas e o suporte dianteio dos flutuadores... que substiuí por peças em branco de cartolina durante o tempo que teve montado. E montei os flutuadores ao contrário, porque me pareceu que tinham mais sentido dessa forma... o mesmo para os canos de escape!

Quando há alguns anos fiz "revisão" aos modelos que tinha, pensei em desmontar este modelo, e desenha-lo todo para o refazer, uma vez que o estado é mesmo deplorável, e enquanto modelo, só tem mesmo interesse pessoal. Mais recentemente, tive a ideia de o desmontar em peças, digitalizar, limpar, reconstruir e "remontar o modelo" em planificação das peças.

O desenhador foi "F. Rei", de quem ainda não descobri nada!

G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 26 Fev 2017, 09:02

Como "descobri" umas coisas, quem quiser tentar:

Hidroavião "Lusitânia" - construção de armar desenhada por Filipe Rei ("ABCzinho" 1.ª série, 01-05-1922)

Imagem

fonte: http://bloguedebd.blogspot.pt/2016/10/g ... -cpbd.html

Imagem

imagem inteira, clicar botaºo direito do rato, e abrir imagem num novo separador

fonte: http://bloguedebd.blogspot.pt/2013/08/b ... ntico.html

Provavelmente, vou vectorizar este desenho.... mas isso não é para já!

G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por Tino » 20 Mar 2017, 15:57

Gonçalo, o tamanho da folha será A4 ou é maior?

Se o vectorizares eu ofereço-me para testar o modelo. :wink:
Tino

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 21 Mar 2017, 01:50

Boas,
Se bem me lembro, era um A2!
Obrigado pela oferta, mas ainda vai "demorar"!
Se quiseres experimentar, a imagem deveria dar na mesma, é só guardar que está inteira.
Abraço,
G_Mendes
Gonçalo Mendes

MensagemEscrita por Tino » 21 Mar 2017, 12:08

Eu experimentava Gonçalo mas o problema é imprimir em A2. :(
Tino

MensagemEscrita por Gonçalo Mendes » 21 Mar 2017, 13:17

Boas,
Eu também não sei a escala, nunca a vi referida. De salientar que este modelo foi desenhado em 1927 (!), e o desenhador deve ter passado certamente bastante tempo junto do modelo real. Comparativamente aos outros modelos em papel de origem europeia, este está muito bom, até melhor, do que relativamente melhor se fazia na época, na fidelidade da geometrização das formas transpostas face ao modelo real, e á necessária simplificação para montagem por crianças.... O original também se prestava a isso, talvez, mas já vi um modelo do Fairey III em papel desenhado já neste milénio, e este consegue captar muito melhor as nuances do avião. De resto, com excepção dos modelos de arquitectura à epoca, a deformação era a regra geral, com o produto final a ter por vezes apenas uma semelhança passageira com o objecto real.
Mas acho que dá para experimentar em a4, deve ficar próximo do 1/72... :-) lol!
Abraço,
G_Mendes
Gonçalo Mendes

Seguinte

Voltar a Debate Geral e Dicas