Tutoriais, dicas e dúvidas

Porque nem só de poliestireno o modelismo é feito, este é o espaço de discussão dedicado ao modelismo em papel.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Tutoriais, dicas e dúvidas

MensagemEscrita por Zé Reis » 26 Mar 2010, 00:27

iur_mcnuno: Rui bem vindo aos que andam ao papel.

Código: Seleccionar tudo
Não tenho impressora, vou ter de imprimir numa loja ... que tipo de papel pedir?

Não serei a pessoa mais indicada para responder à tua questão pois não costumo trabalhar com modelos impressos (designados normalmente de free).

Mas como um dia destes vou fazer 2 duma virada C3P0 e R2D2 (a parelha de robots da Guerra das estrelas) tenho catado por aí umas informações e parece que uma boa possibilidade é utilizar papel de 160gr e a impressão vou experimentar a laser. Também não tenho impressora e vou mandar imprimir fora, o preço na loja onde fui é de 1€ cada folha.
Estou a pensar, depois da impressão, dar um verniz em spray para desenho a lápis que comprei na Casa Varela para evitar que a tinta quebre quando das dobragens. Convém deixar secar bem o spray antes de iniciar o trabalho.

Outra questão, o reforço de certas peças. Por exemplo numa casa (penso que é o modelo que vais construir) se as peças das paredes forem grandes , não ficarão direitas, terão tendência a enfolar para dentro ou para fora. Deves aplicar um reforço em cartão de 0,5, 1, 1,5 ou mais (caixas de cereais ou qualquer outro). Esse reforço pode ser em laminagem (colados face a face) ou de qualquer outro tipo que vejas seja o melhor para a situação que se te apresente.

Mas espera mais um pouco e terás certamente respostas do pessoal que monta mais os modelos free.

Irás certamente ter mais dúvidas. Materiais a utilizar, como fazer determinada peça, etc. Já sabes, aqui estaremos para te apoiar.

Já agora! Se ainda não espreitaste dá um saltinho aqui, um dos sites mais utilizados para descargas de free.

http://cp.c-ij.com/en/contents/1006/

Manda sempre.

Inté
Alterado pela última vez por Zé Reis a 26 Mar 2010, 01:19, no total de 1 vez.
Zé Reis

MensagemEscrita por iur_mcnuno » 26 Mar 2010, 01:13

Boas Zé Reis,

Obrigado pelas indicações. Depois de imprimir, pode ser o mais complicado, espero começar e dar novidades dentro em breve. Com avanços e dúvidas.

RR
iur_mcnuno

Registado desde: 06 Jan 2010, 00:11

MensagemEscrita por Tino » 27 Mar 2010, 10:11

Eu podia acrescentar mais qualquer coisa mas penso que o Zé já disse o mais importante. Eu ainda à dias imprimi vários modelos free em papel 160gr e paguei a 1,09 euros cada folha (está lá o modelo para o GB) por isso estamos a falar da mesma coisa.
Se tiveres mais dúvidas pergunta.
Tino

Registado desde: 28 Jul 2005, 16:44
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por Zé Reis » 12 Abr 2010, 01:25

Papel:

Os modelos de editor, comprados via net, normalmente oriundos da Polónia são impressos em cartolina de qualidade através de impressão offset.
Os modelos gratuitos descarregados pela net são impressos por nós (quem tem impressora, que não é o meu caso) ou mandamos imprimir num centro de cópias.

As gramagens mais correntes são 180g e 160g mas até pode ser mais.
Penso que normalmente os centros de cópias tem papel acetinado de 160g. Pelo menos é o caso do que me está mais próximo.
Nunca tinha mandado imprimir um modelo mas à 3 dias mandei imprimir um que só tem uma folha e que será um trabalho para fazer num fim-de-semana (depois mostro), fiquei espantado com a qualidade da impressão, uma maravilha. Foi a laser, 1 folha A4 = 1€. Considero que compensa e muito. Quanto custa uma impressora? e o toner?

Se a tinta se estraga com a cola, manuseamento e como aceita os vincos nos locais das dobragens não posso responder só quando iniciar o trabalho. Certamente alguém com mais experiência na montagem de modelos impressos dará aqui mais informação.

Para laminagem e reforços são normalmente utilizados cartões com 0,5 - 1 - 1,5mm ou mais.

Eu utilizo:
Para 0,2 - Cartolina
Para 0,5 - Caixas de cereais ou outras.
Para 1 ou 1,5 - Cartão comprado num estabelecimento no Largo de Camões (não me recordo o nome) que vende material de pintura e para maquetes de arquitectura.
Alterado pela última vez por Zé Reis a 12 Abr 2010, 02:22, no total de 1 vez.
Zé Reis

MensagemEscrita por Zé Reis » 12 Abr 2010, 01:39

Cola:

As colas que utilizo são 4, duas de cola branca uma de cianoacrilato e uma em spray.

As duas de cola branca...

Imagem

Ambas compradas no hipermercado.
A da esquerda utilizo para colagens de áreas médias ou grandes.
A da direita, que comprei por indicação do Ricleite e de que também gostei, utilizo em colagem de peças pequenas. Todo o Kubel foi feito com esta cola.
O cianoacrilato utilizo quando colo arame a papel, o Kubel também tem vários arames, nas rodas, painel de instrumentos, barra de separação entre bancos e espelhos retrovisores, por exemplo.

Normalmente utilizo um palito para as aplicar. A embalagem da esquerda é boa nesse sentido pois aperta-se um pouco e fecha-se de seguida ficando um pouco de cola no exterior no cimo da válvula. A da direita também é muito boa para aplicar pois é flex-clean o que indica que a embalagem é de plástico e ao ser pressionada sai a cola mas quando se deixa de pressionar a cola volta para dentro.

Quanto à cola em spray é utilizada para laminagens (colagem de peças face a face) médias ou grandes, nas pequenas, cola branca.

Podes ver as características no tópico do Kubel

http://forum.modelismo-na.net/viewtopic ... c&start=30

Estas são as minhas colas actualmente.
Alterado pela última vez por Zé Reis a 12 Abr 2010, 17:04, no total de 1 vez.
Zé Reis

MensagemEscrita por Zé Reis » 12 Abr 2010, 02:18

Pintura dos cortes:

É um trabalho indispensável na construção de um modelo de papel. Seria irreal deixar as bordas brancas num modelo.

Procura-se pois uma cor o mais idêntica possível à cor na zona de corte. Pode acontecer que uma peça necessite de mais que uma cor. Basta ver no Kubel a quantidade de peças que além da cor do veículo tem a cor da camuflagem.

Utilizei até agora três tipos de tinta.
Marcadores - No primeiro modelo e penso que irei ficar por aí.
Tinta acrílica - O pessoal do plástico conhece bem. Normalmente utilizo os Model-Color da Valejo. É uma opção muito boa.
Aguarelas - O que mais utilizo. Mas as de tubo e não as de pastilhas.

Acrílico

Imagem

Aguarelas, a minha colecção made in LIDL...

Imagem

Vantagens? várias! Faz-se uma cor e mesmo que seque ficamos com tinta praticamente forever, é só um pouco de água no pincel e já está.

A cor para o Kubel resultado de uma mistura de dois tubos. A tinta está seca. A tampa é de Logan, este já foi! a tinta não.

Imagem

Cores e tonalidades? é o que se queira! Aqui deste caos que podem ver, tiro milhares se necessário, as cores através de mistura as tonalidades aplicando mais ou menos água...

Imagem

Possivelmente outros modelistas terão outros materiais também válidos, estes são os meus.
Zé Reis

MensagemEscrita por carlos filipe » 13 Abr 2010, 00:17

Eu utilizo o pastel seco, que me permite uma opacidade semelhante ao guache ou transparencia como a aguarela. tal como a aguarela, basta adicionar água de novo e obtém-se tinta.
Canetas de feltro só uso a cinzenta, gosto da Tombow, a que tem de um lado um pincel à oriental. Vi uns trabalhos de uns russos e estavam a utilizar esmaltes (Humbrol e marcas locais).
Aconselho vivamente, para os kits impressos em impressoras a jacto de tinta, aplicar uma camada de verniz mate antes de colorir os topos. Impermebializa a impressão de uma ocasional escorridela de pintura de retoque. Não é 100%, mas diminui imenso esse problema.
Cada modelista deve adaptar as técnicas e os métodos de trabalho que melhor se adaptam à sua personalidade.

Encontrei em tempos um tutorial que me agradou pela maneira relaxada como a explicação se desenrolava. Fui verificar antes deste post e ainda lá está:
cleverstop
http://clevermodels.squarespace.com/

O kit que é utilizado, já não está disponível (mas isso resolve-se...)
carlos filipe

Registado desde: 16 Dez 2009, 15:27
Medalhas: 2
GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1)
Nome real: carlos fernando de sousa filipe

MensagemEscrita por André Matheus » 21 Abr 2010, 17:44

Zé Reis,
Como recém registrado no MnN sinto necessidade de fazer esta menção.
Este tópico foi muito útil para mim, foi o ponto de partida para que minhas tentativas de construir modelos em papel passassem de frustrações para prazer. A partir dele, descobri outras informações simples, porém, úteis que fazem diferença. Percebi que entre um modelo muito bem feito e outro digno da lixeira está, por vezes, nesses pequenos detalhes.
Não desanime, força! Sua iniciativa colhe mais frutos que você pode imaginar :wink: .
Carlos Filipe - seu link também foi de extrema valia, obrigado.
Tino - Gosto muito das suas mensagens, sempre trazem algo interessante para nós iniciantes.
Gostaria de registrar que vários membros do MnN, mesmo sem se darem conta, são incrivelmente solícitos, no entanto, não haveria como mencionar e agradecer a todos. Porém, no caso do Zé Reis (ao menos para mim) a ajuda refletiu-se da forma acima descrita, por isso, faço questão dessa mensagem de agradecimento.

OBS: adquiri um “kit” de pintura (aquarela) semelhante ao seu, não sei se é o mais indicado para um “modelismo profissional”, porém, devo dizer, é muito divertido utilizar as tintas :D .
André Matheus

Registado desde: 21 Abr 2010, 02:16
Medalhas: 1
GB 36 - VM Terrestres em Papel (1)

MensagemEscrita por Zé Reis » 22 Abr 2010, 03:30

André, muito obrigado pelas tuas palavras.

Qualquer questão que queiras colocar será respondida nem que seja a dizer, não sei!

Qualquer dia ainda fazes uma pintura a aguarela. Realmente é divertido e tem muitas técnicas. É por muitos considerada a pintura mais difícil.

Eu em tempos ainda brinquei um bocado com aguarelas mas ultimamente pincéis só para o modelismo.

Nada de especial mas foi pintada por mim.

Imagem

Um abraço
Zé Reis

MensagemEscrita por André Matheus » 24 Abr 2010, 02:14

Eu achei muito bonita!
Modelos, pinturas... o nome disso é talento. :shock:
André Matheus

Registado desde: 21 Abr 2010, 02:16
GB 36 - VM Terrestres em Papel (1)

Re: Tutoriais, dicas e dúvidas

MensagemEscrita por Zé Reis » 07 Jul 2010, 18:12

Ricardo Carneiro aqui estão alguns endereços. São uma gota de água no oceano do Modelismo em Papel na net. Deixo-te o prazer da busca.

Um blindado que tem uma boa pinta para ser um modelo para iniciar, não muito complexo mas já com um muito bom detalhe

http://paper-replika.com/index.php?opti ... mid=201227

Este modelo está num site que oferece muitos mais

http://paper-replika.com/

Certamente o site mais famoso de modelos gratuítos

http://cp.c-ij.com/en/contents/1006/

Alguns modelos da Nascar

http://www.morinperformance.com/mp2_papermodelspag.html

http://www.extazaweb.sk/nascarpapermodels/

F1
http://www.ne.jp/asahi/paper-m/yasu/2art_w/e_top.htm

Rally

http://www.saturn.dti.ne.jp/~eastern/pcraft/index.html

forum de carros de corrida

http://rpmodels.proboards.com/

Isto é só um cheirinho. Para buscares mais, utiliza as palavras paper model, papercraft e se quiseres junta palavras para uma busca mais detalhada como f1, nascar, rally, dakar, etc.

Depois tens os modelos de editor que são encomendados via net. Deixo-te um endereço de exemplo.

http://www.gpm.pl/
Zé Reis

MensagemEscrita por Zé Reis » 08 Jul 2010, 22:54

Ricardo... quanto ao papel a utilizar apontava mais para 160gr. Ainda só fiz um modelo de impressão (a viola que podes ver na bancada aqui na secção do Modelismo em Papel). Os modelos que faço são de editores, vendidos através da net e impressos em offset. Mas talvez 120gr seja pouco. Se achares que em determinados locais deves reforçar com cartão de maior espessura utiliza cartão do tipo das embalagens de cereais ou mesmo de espessura superior (0,5 ou 1mm). Tudo depende do modelo, das instruções e muitas vezes da nossa experiência.

Qualquer questão que queiras colocar, penso que este é o tópico ideal para isso.

Inté
Zé Reis

MensagemEscrita por Rodrigo Carbonieri » 13 Set 2010, 15:30

Olá amigos

Tambem sou um entusiasta do Papel, e tenho lá minhas aventuras por essa área do modelismo.
Mas nunca tive em mãos um modelo original, pois esse tipo de modelismo aqui no Brasil sofre um certo preconceito e ainda esta engatinhando, os poucos modelistas que temos geralmente pegam os arquivos free da net.
Minha duvida é a seguinte.
Os modelos originais já são impressos no papel de gramatura correta?
E as peças ja tem as bordas picotadas para destacar ou tambem é necessario corte com estilete?

Aguardo e Obrigado

Vou preparar uma fotos dos meus modelos e posto em um tópico por aqui

Abraços
"Sustenta o fogo que a vitória é nossa"
__________________________________________________________________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000645044214
Twitter: http://twitter.com/#!/RCarbonieri
Loja: www.brasilminiaturas.com.br - somente originais
Rodrigo Carbonieri

Registado desde: 16 Nov 2007, 18:55
GB 41 - Caixa de Sobras (1)

MensagemEscrita por Ricleite » 27 Set 2010, 13:57

@ Rodrigo - desculpa a demora na resposta mas, com o GB dos VMT em papel e a minha crónica falta de tempo para a net, tenho andado um pouco ausente desta zona do fórum :oops:
Indo directo ao assunto:

Cada editora usa papel de gramagem, qualidade e acabamento próprios. Podem ir evoluindo com o tempo mas, do que conheço, cada uma tem os seus gostos. Nas editoras polacas, é normal haver peças impressas em dois tipos de papel diferente - muito fino, para enrolar ou reforçar com cartão e normal (100 a 160g/m2, dependendo da editora). Em geral, o papel usado é mate mas há excepções. O papel da Instant Durable é ligeiramente brilhante. A Halinski, em certos modelos, também usa papel e/ou tinta metalizada ou mesmo brilhante. É uma das (muitas) razões porque gosto sempre de montar os originais.

É raro os modelos virem pré-cortados. Pessoalmente, prefiro que não venham. A boneca (Pristontale Archer) que montei, e está aqui no fórum, era desse tipo. As folhas vinham já cortadas e vincadas nas arestas de dobragem. A montagem foi comparativamente rápida, claro, e o modelo até se prestava muito bem a arestas não particularmente vincadas. As peças em cartão cortado a laser também entraram um pouco na moda. Poupam um trabalhão mas ainda não decidi se vou ser um cliente mais ou menos sistemático ou não. Para já, não sou. A HMV, pelo que sei, tem acessórios em papel colorido cortados a laser, para os seus modelos de barcos. Acho uma ideia muito interessante porque permite substituir acessórios em fotogravura, que não estão lá muito no espírito do papel...
Em geral, portanto, há que ter uma boa faca e bastante paciência. Faz tudo parte do jogo :wink:

Quanto às fotos dos teus modelos, fico a aguardar :D
Ricleite

Registado desde: 30 Jan 2006, 14:50
Medalhas: 21
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 24 - Junkers Ju.87 (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (4)

MensagemEscrita por Rodrigo Carbonieri » 30 Set 2010, 15:32

Ricleite wrote:@ Rodrigo - desculpa a demora na resposta mas, com o GB dos VMT em papel e a minha crónica falta de tempo para a net, tenho andado um pouco ausente desta zona do fórum :oops:

@Ricleite
Nã se preocupe quanto a demora sei bem como são essas coisas, o tempo é muito injusto com nós modelistas :lol:
Foi de muita ajuda as informações, mas o grande problema ainda é encontrar por aqui no Brasil modelos em papel nas lojas , ainda não os encontrei, talvez tenha de apelar para as "importações"

Quanto as minhas montagens logo postarei, estão um pouco tortos e amassados, mas foram eu que fiz isso que é importante.

Abraços
"Sustenta o fogo que a vitória é nossa"
__________________________________________________________________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000645044214
Twitter: http://twitter.com/#!/RCarbonieri
Loja: www.brasilminiaturas.com.br - somente originais
Rodrigo Carbonieri

Registado desde: 16 Nov 2007, 18:55
GB 41 - Caixa de Sobras (1)

Voltar a Debate Geral e Dicas