Impressora a cera

Porque nem só de poliestireno o modelismo é feito, este é o espaço de discussão dedicado ao modelismo em papel.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Impressora a cera

MensagemEscrita por nag » 28 Out 2017, 13:48

Boa tarde,

No meu emprego tenho acesso a uma impressora da Xerox mas a cera. Alguem já testou imprimir modelos em impressoras com este tipo de consumíveis ? Acham que vale a pena, ou é melhor esquecer e continuar a imprimir numa gráfica a laser ?

Obrigado
Nuno Gameiro
nag

Registado desde: 02 Jul 2017, 19:04
Nome real: Nuno Gameiro

Re: Impressora a cera

MensagemEscrita por Tino » 02 Nov 2017, 14:58

Impressora a cera!!!

Nunca ouvi falar numa impressora dessas mas fiquei curioso em saber exatamente em que consiste e quais as diferenças para uma impressora normal.

A laser é muito bom e a jato de tinta até pode ser melhor se a impressora usar tinta de alta qualidade e que não perde a cor ao longo dos anos como é o caso das Epson.
Tino

Registado desde: 28 Jul 2005, 15:44
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por nag » 02 Nov 2017, 19:01

Eu confesso que também nunca tinha ouvido falar até ter uma à minha frente. Em termos de qualidade na imagem eo posso afirmar (já vi exames médicos impressos com esta mesma impressora) que é excelente. Agora....servir para este fim é que eu gostava de saber. Vou comprar uma resma de papel de 160 g/m² e testar.

https://en.wikipedia.org/wiki/Solid_ink

Obg
Abc
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 03 Nov 2017, 10:33

Tens muita sorte. Tens acesso a uma impressora que imprime em branco!

Força com essas experiências, e partilha aqui com o pessoal.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 13:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 03 Nov 2017, 11:13

Já não ouvia falar disso há mais de 10 anos. Esteve na berra mas parece ter, de alguma forma, passado de moda

Mas a maioria aqui do pessoal iria querê-la para imprimir decalques, e não para imprimir modelos em papel, como é o caso aqui. :)

A grande dúvida que poderá se colocar será a da "reação" da supefície impressa a uma dobra no papel. Se a "cera" se aguenta ou se parte/racha/ou outra coisa qualquer,,.
Mas nada como experimentar!
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 17:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 03 Nov 2017, 13:00

Foram sempre demasiado caras para uso pessoal. Ao contrário das ALPS, o alvo era mesmo o mercado empresarial.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 13:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Tino » 03 Nov 2017, 18:44

Obrigado a todos pelos comentários! :D

Estive a investigar e parece que praticamente só uma marca é que apostou e aposta neste tipo de impressoras por isso é que não muito comuns.

O Sobral levantou aqui uma questão interessante. A dobra do papel irá muito provavelmente partir, tal como acontece nas impressões a laser.
De qualquer quer forma isso não me parece uma desvantagem demasiado importante porque se usares meio corte nas dobras terás sempre que pintar a aresta da dobra para não se ver o branco.
Tino

3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por nag » 03 Nov 2017, 18:59

Mais um obrigado a todos :D

Estou a iniciar-me neste hobbie (assim como no plástico, mas em passos ainda mais pequenos que no papel) e, como tal, até agora imprimi apenas um modelo (que correu bastante mal :mrgreen: ) em laser. A qualidade de impressão é excelente, mas a 1.10 € por página, a "coisa" pode ficar para o puxadote, mas não vos estou a dar nenhuma novidade com toda a certeza. O objectivo é fazer alguns free para perder o medo e avançar para alguns monumentos que tenho visto por este forum, nomeadamente (sem disprimor nenhum pelos restantes users, por isso não me levem a mal), os do Tino e os do ricleite, entre outros.

Nesse modelo para fazer as dobras utilizei o x-acto exercendo menos força (técnica de meio corte ?) e não me dei mal com esta técnica. Não quebrou a tinta, e, se correr tão bem em "solid-ink" como correu como em laser, e o problema for so esse.... fico muito feliz :) Quando vi a mensagem do António Sobral, fiquei a pensar nos rolos. Se forem muito largos, a coisa ate pode correr bem, com menor diâmetro.... já não sei.

Mas la está... segunda feira imprimo umas folhas e faço uns testes.

Obg
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por nag » 06 Nov 2017, 19:42

Ora boa noite,

Consegui imprimir na dita impressora.

A qualidade de impressão é excelente (mas isto eu já sabia). Se é melhor ou pior que em laser... parece-me bastante idêntico, mas isto ao meu olho muito pouco clínico nestes casos. A primeira coisa que chama a atenção, é que fica a imagem um pouco em relevo, que vai diminuindo com o passar das horas, mas não desaparece por completo.

Imprimi um modelo do site da Canon, que vou montar para ver como corre todo o processo, mas entretanto fiz já duas ou três experiências.

Desde já as desculpas pela qualidade miserável das fotos.

Uma folha completa:
Imagem

Algo que não acontece com a impressão a laser, é que se passar com alguma força com a unha, a tinta sai:
Imagem

Ao fazer rolos, aparentemente mantém-se sem problemas, ainda que não tenha tentado nenhum com diâmetro muito curto:
Imagem

Quanto ao dobrar, parece-me que nem dobrando sem marcar a folha (primeira foto) ou usando o x-acto para dobrar (segunda foto) a tinta quebra:
Imagem

Imagem

Agora é fazer o modelo todo a ver como corre.

Obg
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por Tino » 07 Nov 2017, 12:01

Cuidado que os modelos da Cannon podem ser um bocado enganadores.
São bons modelos mas a minha experiência diz-me que nem sempre serão mais simples do que os modelos comprados.
Quanto ao imprimir a 1,10€, realmente isso fica caro tão caro que não compensa, por exemplo, andar atrás de imprimir modelos piratas de modelos comerciais, simplesmente não compensa.
Já nos modelos grátis se comprares o papel adequado e imprimires em casa aí já compensa na minha opinião embora não seja uma grande poupança em relação aos comprados.
Fizeste aí umas boas experiências! :D
Tino

MensagemEscrita por nag » 12 Nov 2017, 16:08

Tino wrote:Cuidado que os modelos da Cannon podem ser um bocado enganadores.
São bons modelos mas a minha experiência diz-me que nem sempre serão mais simples do que os modelos comprados.

Acabadinho de destruir (efectivamente) o meu primeiro... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Também me parece que a ordem de construção que consta nas instruções, nem sempre será a melhor.

No entanto, tirando em áreas maiores com muita quantidade de preto (o passar da régua com frequência tira alguma tinta), não vejo problema em usar este tipo de impressora.

Um ou duas duvidas, para ter a certeza que não é da impressora:
- Em áreas maiores a colar, por exemplo uma base de uma catedral de 2 peças, o papel depois de colado tende a empolar. Mais notório ainda, se tentar reforçar essa mesma área (reforçam sempre as bases ?). É da impressora, ou simplesmente nabiçe do "artista" ? Que cola usam nestes casos ?
Eu até agora, nos fracassos que tenho tido (tenho de abrir uma firma de implosão de edificios que descobri que sou bom nisso :mrgreen: :D ), tenho usado esta, aplicada com um palito.
http://www.uhu.pt/produtos/uhu-young-creativ/detail/uhu-young-creativ-arts-crafs-glue.html?cHash=ab27832d85210e8bb0304f575946d2bc&step=0

Mais uma vez obrigado
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 12 Nov 2017, 23:50

Olá Nuno

Embora a anos luz de distância de um verdadeiro modelista em papel, nas
minhas modestas experiências usei esta cola que nunca me deixou ficar mal

http://www.uhu.pt/produtos/cola-braca.html
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 17:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Tino » 13 Nov 2017, 15:39

Quanto às colas...

Já usei a que o Sobral aconselhou e é muito boa.

A que tu usas nag nunca usei mas também deve servir.

Os modelos da Canon não são desenhados para serem reforçados com cartão mas muitas o uso de cartão pode ajudar a melhorar o modelo concedendo-lhe mais estabilidade e resistência.

Quando o objetivo é reforçaro papel com cartão eu uso colar branca para peças pequenas ou quando não há outra hipótese. Mas a minha preferida é esta para grades superfícies ou então junto vária peças mais pequenas (que venham separadas) e junto tudo numa folha de cartão:
http://www.uhu.pt/produtos/colas-de-con ... c10d6bb77b

Tens que ver se a cola está muito liquida ou se estás a aplicar muita cola.
Tino

MensagemEscrita por nag » 17 Nov 2017, 13:13

Boa tarde,

Tenho de adquirir umas coisitas, e essa cola 3 em 1 já está na lista :) O meu problema era excesso de cola.

Dou por concluídos os testes à impressora com o meu primeiro modelo terminado com relativo sucesso. Não sei como se comportam os modelos impressos em jacto de tinta, por isso so posso comparar com impressoras a laser. A grande diferença, e que é preciso algum cuidado, é com áreas maiores impressas com a mesma cor (uma base toda preta ou verde, só um exemplo), pois risca com a passagem da régua de metal. Resolvi colocando uma folha de papel debaixo da régua.

Ainda muito a aperfeiçoar (não sei por exemplo como posso deixar os frisos na união dos mesmos perfeitos), mas eu chego la :)

Arco do triunfo da Canon. A base foi propositadamente "chacinada" porque nao gosto. Não está inclusive ainda colada, porque para além de não gostar, o cartão não está direito.

Imagem

Imagem

Imagem

Obrigado a todos pela ajuda :D
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por Tino » 17 Nov 2017, 15:53

Nuno, a única coisa que te posso dizer é...

... parabéns! Ficou muito bem na minha opinião. 8)
Tino

Voltar a Debate Geral e Dicas