Duvidas de principiante

Porque nem só de poliestireno o modelismo é feito, este é o espaço de discussão dedicado ao modelismo em papel.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Duvidas de principiante

MensagemEscrita por nag » 21 Ago 2017, 11:35

Boa tarde a todos,

Confesso que não sabia desta forma de modelismo até ter-me registado neste fórum. Eu ainda estava na altura em que se faziam cubos de papel na escola :mrgreen:

Bem sei que idealmente a malta começa por algo simples, e depois vai avançando e aplicando o conhecimento adquirido, mas tentar não custa.
Estive a pesquisar aqui no fórum sites que disponibilizassem modelos gratuitos e encontrei (entre outros) o paper-replika.com. Os modelos não são tão simples quanto isso, mas ainda assim muito longe da complexidade dos que o user uhu02 disponibiliza no site dele.
Entre eles, e como amante do que a tudo o que ao espaço diz respeito, encontrei este:

http://paper-replika.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6762:mars-rover-curiosity-paper-model&catid=139:space&Itemid=207836

Tem apenas 3 páginas, pelo que dá para me enganar bastantes vezes sem tornar o modelo uma fortuna em impressões :)
Depois de alguma pesquisa, imprimi em papel de 160g a laser.

Duvidas (algumas):
- O símbolos usados nos modelos (zonas de colagem, zonas para se abrir um furo, etc…) são de alguma forma universais neste tipo de modelismo, ou cada fabricante usa os seus ? Se sim, existe algum sitio onde eu possa saber?

- Como fazem para cortar círculos perfeitos, nomeadamente quando são muito pequenos ?

- Eu estive a tentar, e a técnica de enrolar a folha na palma da mão para fazer o cilindro, funciona bastante bem, qual é o truque para depois colocar os topos, de forma a ficar com um aspecto limpo e, acima de tudo, direitinho , assim como apresentado no nº 20, 47 ou 49 na imagem que se encontra no link que deixei ?

- Estive a tentar usar o x-acto (passar levemente) para as zonas de dobragem para depois colar. Isto deixa um risco fino branco quando se dobra, que já percebi que normalmente se pinta (caneta de feltro até parece que funciona bem). É usado normalmente o x-acto, ou existe outro método melhor ?

- Com a pressa de começar tudo (típico), não me apercebi que tinha de exercer alguma pressão para colar as peças à rectângulo principal (Nº 3 do mesmo link). Li aqui no fórum que costumam usar papel mais grosso (como o dos cereais, por ex) para reforçar o interior . Qual é o melhor método para isto ? Reforçar todo o interior pelo mesmo tamanho, ou usar algo como travessas ?

Bem, desculpem la as duvidas basicas.

Obg
Nuno Gameiro
nag

Registado desde: 02 Jul 2017, 19:04
Nome real: Nuno Gameiro

Re: Duvidas de principiante

MensagemEscrita por Tino » 02 Set 2017, 08:56

nag wrote:Boa tarde a todos,

Confesso que não sabia desta forma de modelismo até ter-me registado neste fórum. Eu ainda estava na altura em que se faziam cubos de papel na escola :mrgreen:

Bem sei que idealmente a malta começa por algo simples, e depois vai avançando e aplicando o conhecimento adquirido, mas tentar não custa.
Estive a pesquisar aqui no fórum sites que disponibilizassem modelos gratuitos e encontrei (entre outros) o paper-replika.com. Os modelos não são tão simples quanto isso, mas ainda assim muito longe da complexidade dos que o user uhu02 disponibiliza no site dele.
Entre eles, e como amante do que a tudo o que ao espaço diz respeito, encontrei este:

http://paper-replika.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6762:mars-rover-curiosity-paper-model&catid=139:space&Itemid=207836

Tem apenas 3 páginas, pelo que dá para me enganar bastantes vezes sem tornar o modelo uma fortuna em impressões :)
Depois de alguma pesquisa, imprimi em papel de 160g a laser.

Duvidas (algumas):
- O símbolos usados nos modelos (zonas de colagem, zonas para se abrir um furo, etc…) são de alguma forma universais neste tipo de modelismo, ou cada fabricante usa os seus ? Se sim, existe algum sitio onde eu possa saber?

Bem vindo Nuno.
Espero que venha a fazer muitos modelos de papel. Já vi muitos a tentar e aparentemente a desistirem. Não te quero desanimar mas o modelismo em papel é desafiante a nível da montagem e trabalhoso. Por outro lado é extremamente recompensante e económico já que não precisas de grande espaço, nem de grandes ferramentas para começar.

Para responder à 1ª pergunta digo-te já que isso não é assim muito universal. Depende do fabricante e do seu país de origem. Neste modelo podes ver a legenda dos símbolos no topo da página de capa do modelo.

- Como fazem para cortar círculos perfeitos, nomeadamente quando são muito pequenos ?
Eu corto de x-acto, também há uns punções mas nunca usei. Também podes usar um furador de cintos, já usei nas rodas do T-34 e funcionou bem.

- Eu estive a tentar, e a técnica de enrolar a folha na palma da mão para fazer o cilindro, funciona bastante bem, qual é o truque para depois colocar os topos, de forma a ficar com um aspecto limpo e, acima de tudo, direitinho , assim como apresentado no nº 20, 47 ou 49 na imagem que se encontra no link que deixei ?
Para mim o melhor é 1º enrolar o tubo e depois colar o topo no tubo, seja ele reforçado com cartão ou não, conforme o que for pedido ou necessário.

- Estive a tentar usar o x-acto (passar levemente) para as zonas de dobragem para depois colar. Isto deixa um risco fino branco quando se dobra, que já percebi que normalmente se pinta (caneta de feltro até parece que funciona bem). É usado normalmente o x-acto, ou existe outro método melhor ?
O Ricleite que é um modelista absolutamente fora de série :) usa esse método. Eu às vezes também o uso mas normalmente (quase sempre) prefiro usar uma caneta sem tinta para vincar as arestas e depois dobrar. Comigo funciona bem, mas cada um, neste caso tu tens que ver o que funciona melhor contigo, é uma questão de experimentares.

- Com a pressa de começar tudo (típico), não me apercebi que tinha de exercer alguma pressão para colar as peças à rectângulo principal (Nº 3 do mesmo link). Li aqui no fórum que costumam usar papel mais grosso (como o dos cereais, por ex) para reforçar o interior . Qual é o melhor método para isto ? Reforçar todo o interior pelo mesmo tamanho, ou usar algo como travessas ?

este modelo tipico da paper-replika usa o sistema de caixas como me parece ser uma técnica standard neles. Fazes uma caixa, depois colas outras à 1ª e assim sucessivamente. Na caixa maior parece-me que talvez seja necessário os dois métodos para isso ficar mesmo rígido. A caixa na verdade não é muito grande talvez seja melhor levar algum reforço, já que tudo vai ficar preso a ela. O reforçar as paredes mais umas travessas tipo # eram capazes de resultar bem.

Bem, desculpem la as duvidas basicas.

Estás à vontade, desculpa a demora na resposta. :)

Obg
Nuno Gameiro
Tino

Registado desde: 28 Jul 2005, 15:44
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por nag » 05 Out 2017, 16:28

Tino, antes demais, muito obrigado pela resposta :D .

Entre erros e falta de tempo, a coisa la vai andando. As fotografias são uma "seca".... mostram os erros todos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Há, obviamente, peças que tive mais dificuldade que outras. Os primeiros cilindros que fiz foram os 3 cinzentos mais pequenos, a partir daí até parece que evolui um pouco.

Entretanto fui respondendo a algumas das minhas próprias perguntas:

1) Tentei de tudo um pouco para cortar circulos o mais perfeito que conseguia. O que me deu, de longe, melhores resultados, foi daquelas tesouras com a ponta curva para cortar unhas.

2) continuo a usar o x-acto com pouca pressão para marcar as zonas de corte. Tem funcionado bem, ate aqui sem dissabores.

3) Descobri esta técnica para dobrar o papel. Adorei pela simplicidade da "coisa" e funciona de forma excelente.
http://www.youtube.com/watch?v=fF0JA7WXj1w&t=7m41s

Mas seguem algumas fotos da desgraça...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Parei por aqui, pois estou com MUITAS dificuldades na montagem na parte da estrutura que vai segurar as rodas. Reforçei as rodas da forma que mostra a foto. Essa parte julgo ter ficado muito bem...pelo menos eu fiquei contente :D
Imagem

Agora, mais algumas duvidas:

1) É confortável o uso de algo deste género para quem usa óculos, ou é melhor outra alternativa ?
https://www.servelec.pt/produto/lupa-de-cabeca-com-iluminacao-a-led-proskit-ma-016

2) Tenho lido e visto que em determinadas situações fazem uso de arames. Em que situações são para ser usados, e de que forma se usam os mesmos ?

3) Para enrolar o papel usei chaves de parafusos com diferentes diâmetros que tinha cá por casa. Se quiser algo mais definitivo, o que aconselham ?

Mais uma vez obrigado
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por Tino » 06 Out 2017, 15:55

Quanto a estas ultimas perguntas não te posso ajudar mas na minha opinião está a ficar um trabalho muito bom! 8)
Tino

Registado desde: 28 Jul 2005, 15:44
Medalhas: 5
3 GBs (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1) GB 36 - VM Terrestres em Papel (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1) GB 55 - História da MiG (1)

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 07 Out 2017, 20:14

nag wrote:...
1) É confortável o uso de algo deste género para quem usa óculos, ou é melhor outra alternativa ?
https://www.servelec.pt/produto/lupa-de ... kit-ma-016
...
3) Para enrolar o papel usei chaves de parafusos com diferentes diâmetros que tinha cá por casa. Se quiser algo mais definitivo, o que aconselham ?...

Olá, Nuno!

Pois de facto o trabalho está com muito bom aspecto, ao menos para mim que não sou dessa área.

Quanto à pergunta 1), pessoalmente e pelas mesmas razões, acho que um candeeiro de lupa, ou uma lupa de bancada com iluminação auxiliar, podem ser mais adequados a esse tipo de situação:

E no que se refere à questão 3), existem algumas ferramentas destinadas a enrolar o PE (photoetch) que eventualmente poderão ser práticos, se pretendes mesmo investir numa ferramenta especializada para esse fim. Temos uma da The Small Shop que podes ver aqui:

E também existe um par de outras mais pequenas, em dois tamanhos, da Mission Models, a Multi Tool http://misc.kitreview.com/tools/multitoolreviewbg_1.htm

Espero ter ajudado alguma coisa, boa continuação e um abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 00:09

MensagemEscrita por nag » 12 Out 2017, 08:32

Obrigado a ambos pelas respostas :D

Mesmo sem tentar tambem me parecia que para quem usa óculos não seria o mais aconselhado, dái ter perguntado. Obrigado.
Essa ferramenta tem de facto bom aspecto, o problema está no preço :shock:. Posso sempre ir a uma loja de chineses, comprar um conjunto de chaves de parafusos, e cortar com a Dremel. A "coisa" ficava bem mais em conta.... :D

Obg
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 12 Out 2017, 21:37

nag wrote:...
Essa ferramenta tem de facto bom aspecto, o problema está no preço :shock: ...

Olá, Nuno!

Eles vendem versões mais baratas dessa ferramenta, com boa parte dos rolos em madeira e uma base de alumínio fundido, ou então sem base nenhuma:
Imagem

http://www.ebay.com/itm/The-Small-Shop-Photo-Etch-Standard-Rolling-Set-SMS014-/192323875626
http://www.ebay.com/itm/The-Small-Shop-SMS007-Photo-Etch-Extended-Roller-Set-For-Use-with-SMS014-/311684164403

Claro que um pouco de paciência a reunir e cortar diversos materiais, moldando uma base com alguma espessura a partir de barro plástico (por ex.: Das Pronto, etc.), podem poupar bastante dinheiro...
Abraço,

José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 12 Out 2017, 22:09

Boas noites!
Na" Casa Antunes" encontrasse
Esta "ferramenta"a bom preço.
Se não me engano 6/8 €.

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 19:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 12 Out 2017, 22:26

jeugeniocascalheira wrote:...
Na" Casa Antunes" encontrasse
Esta "ferramenta"a bom preço.
Se não me engano 6/8 €....:

Obrigado, Eugénio!

Isso são boas notícias e intrigado também pelo baixo preço, fui investigar e de facto tem lá uma versão mais simplificada e bem interessante, feita em Portugal. :-)
Saquei até a foto da página do FB:
476742_378467338840728_1627092002_o.jpg

Abraços,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por nag » 13 Out 2017, 11:11

Que grande diferença de preço :shock: :shock: :shock:
A "Casa Antunes" é a "Antunes Modelismo" que está no tópico "Lojas de Modelismo em Portugal (Físicas)" ? Tem site ?

Já agora, pensava que neste caso tinha mesmo de ser em alúminio. A madeira abre todo um novo mundo de oportunidades :)

Obg
Nuno Gameiro
nag

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 13 Out 2017, 19:39

Boas Nuno!
Sim é a mesma loja.
Não tem site,Mas tem preços MUITO BONS. :wink:

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.