Modelistas no Algarve: Quantos somos, onde estamos?

Se não cabe em mais nenhum lado ou cabe em todos... é mesmo aqui!!

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Modelistas no Algarve: Quantos somos, onde estamos?

MensagemEscrita por Zen » 01 Dez 2017, 16:46

Olá, pessoal!

Este tópico surge da duplicação de uma boa parte dos posts num tópico sobre o V Beja ModelShow, a partir do qual se derivou para as questões agora em título, pelo que a fim de não sequestrar mais esse outro tópico pelo prolongamento deste assunto, resolvi criar este tópico autónomo.
Abraços,

José Paulo

ProfeSM wrote::D Olá Rui.

Obrigado pelo interesse no BEJAMODELSHOW, este ano vamos ter modelistas do Algarve que talvez conheças. Para nós Clube e AMBA também é importante ajudar o pessoal algarvio a comunicar um pouco e falarem entre si. O Algarve é tão grande e com tanto pessoal que é pena que não aja nenhum clube, associação ou exposição de modelismo na região. Para nós do Alentejo até fica bem próximo.

A ver se falamos no Domingo, grande abraço de Beja Simão Matos.

Quando fiquei a saber do Beja model show há dois anos atrás, já foi depois da edição 2015 ter ocorrido, só aí fiquei a saber que teria de esperar dois anos mas esses dois anos passaram e desta vou poder ir aí! :mrgreen:
Também acredito que no Algarve haja modelistas suficientes para formar um clube ou associação, gostava de ver isso acontecer ou até mesmo ajudar a torná-lo realidade.
Até hoje, além de uns poucos Algarvios que encontrei aqui no MnN, pessoalmente, só conheci três modelistas em Portimão, um deles é o Rui Manuel Branco, dono da loja Topolino, O Sandro Gabriel encontrei uma vez na Topolino e um amigo/ex-colega de trabalho que até está registado aqui no fórum, mas há muito que parou a actividade... Talvez um dia destes me farte de estar sempre sozinho na caverna, pode ser que haja malta com vontade de aderir à ideia de formar um clube por cá.
Enfim, ao menos que haja algum imprevisto até lá, Domingo de manhã estarei aí em Beja para o conhecer a si e outros modelistas se possível, e para visitar uma expo de modelismo pela primeira vez. :D

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

Registado desde: 13 Jul 2014, 03:39
Nome real: Rui Reis

Re: Modelistas no Algarve: Quantos somos, onde estamos?

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 02 Dez 2017, 00:32

Zen wrote:...
Também acredito que no Algarve haja modelistas suficientes para formar um clube ou associação, gostava de ver isso acontecer ou até mesmo ajudar a torná-lo realidade.
Até hoje, além de uns poucos Algarvios que encontrei aqui no MnN, pessoalmente, só conheci três modelistas em Portimão, um deles é o Rui Manuel Branco, dono da loja Topolino, O Sandro Gabriel encontrei uma vez na Topolino e um amigo/ex-colega de trabalho que até está registado aqui no fórum, mas há muito que parou a actividade... Talvez um dia destes me farte de estar sempre sozinho na caverna, pode ser que haja malta com vontade de aderir à ideia de formar um clube por cá....

Olá, Rui!

Pois de facto a ideia não é nada nova e no passado várias hipóteses já foram consideradas, incluindo até um pequeno núcleo IPMS, sem assim ser preciso constituir formalmente uma associação.
Só que aqui por baixo, parecemos não ser muitos e efectivamente estamos bastante dispersos.

Mas é bom registar essa tua disponibilidade, já agora podes ir falando sobre isso com os teus conterrâneos.
Penso que o amigo Fernando Borges também esteja receptivo, mas há já imenso tempo que não abordo esse assunto.

Vamos vendo, enquanto se contam "as espingardas", pode ser que o novo ano abra novas portas, quem sabe... ;-)
Bom fim de semana, um abraço,

José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 01:09

MensagemEscrita por borgao » 02 Dez 2017, 09:12

Bom dia, Bom dia caros Amigos e modelistas.

Antes de mais os desejos de uma boa exposição em Beja e e que seja um evento para durar. Parabéns aos nosso Amigos Alentejanos.
Pessoalmente ainda não fui a esta exposição e ,verdade seja dita, já não vou a uma exposição cá em Portugal à uns anitos... a última acho que foi uma Modeltróia.
O Ano Passado tive a felicidade de atender ao E-day em Praga, na República Checa, e foi um espectáculo.
Hoje estou a trabalhar ...mas amanhã talvez vá almoçar a Beja...quem sabe. :D :D

Quanto á temática de um clube ou "associação" de modelistas no Algarve, já é um assunto antigo.Lembro-me que em 1993 participei numa exposição em Faro patrocinado pelo Amigo Carlos Guerreiro do "Aterrem em Portugal",onde conheci
alguns colegas modelistas (éramos todos novinhos) e já aí discutimos essa possibilidade. Entretanto o assunto ficou em "águas de bacalhau" e os anos foram passando.
Fico contente que este assunto esteja de novo em discussão e se houver malta e força de vontade para arrancar, podem contar com o meu apoio.

Forte Abraço
FBorges
borgao

Registado desde: 19 Jan 2006, 23:56
Medalhas: 2
GB 15 - Aeronaves Japonesas (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (1)

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 02 Dez 2017, 17:07

Olá, Fernando e restantes colegas!

De facto o assunto é recorrente e aqui neste âmbito, até um pouco mais antigo do que ontem tinha na ideia, o tempo passa...
Fui ver, e foi em princípios de 2009 que ele foi por mim levantado, no prolongamento de outro assunto mais alargado, e troquei algumas impressões com justamente o Prof. Simão, o Pedro Barbosa da IPMS Portugal e mais alguns colegas, mas devido à então (pelo menos, aparente...) falta de quorum, o assunto acabou por ficar em "águas de bacalhau" uma vez mais, como diz o Fernando.

Penso que para já e como primeiro passo essencial, não obstante a dispersão de modelistas no Algarve, interessaria saber quantos somos, onde estamos situados e qual é a nossa disponibilidade para, seja de que forma for, constituirmos algum núcleo/clube/associação que a posteriori, venha até a possibilitar termos um evento, talvez bienal e desfasado do de Beja, que é o mais próximo daqui.
Tenho pena de mais uma vez não poder estar presente neste fim de semana em Beja, mas alguns transtornos incontornáveis assim o determinam.

Votos de muito sucesso em mais esta edição do BMS, com um especial abraço ao Prof. Simão, cujo esforço e trabalho de referência em prol do nosso hobby, nunca é demais elogiar.
Saudações modelísticas,

José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por Zen » 02 Dez 2017, 18:30

José Paulo Brito wrote:Penso que para já e como primeiro passo essencial, não obstante a dispersão de modelistas no Algarve, interessaria saber quantos somos, onde estamos situados e qual é a nossa disponibilidade para, seja de que forma for, constituirmos algum núcleo/clube/associação que a posteriori, venha até a possibilitar termos um evento, talvez bienal e desfasado do de Beja, que é o mais próximo daqui.
José Paulo

Por acaso, no princípio deste ano tinha falado com o Rui da Topolino e ele disse-me que havia uma pessoa em Portimão que andava a sondar na câmara municipal pra tentar organizar um exposição mas entretanto, o Rui disse-me que nunca mais teve novidades sobre o assunto...
Vou tentar saber mais sobre a população de modelistas que temos neste canto do Barlavento, talvez consiga descobrir alguns que queiram sair da caverna... Acredito que, sendo dono de duas lojas onde se vende material de modelismo há muitos anos, o Rui da Topolino deve poder ajudar-me a identificar e talvez até a contactar com outros clientes das suas lojas, tanto em Portimão como em Faro.
Talvez um post sobre este assunto, aqui no fórum e nos grupos do Facebook possa desenterrar mais uns quantos... Se descobrir 5 pessoas será um bom começo? Não faço mínima ideia de quantos membros são necessários para a coisa ter pernas para andar.
José Paulo, vou ver se consigo juntar alguém à causa e, se houver interessados, depois entro em contacto para podermos definir melhor o que fazer em seguida, pode ser?
Zen

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 02 Dez 2017, 23:34

Zen wrote:... Talvez um post sobre este assunto, aqui no fórum e nos grupos do Facebook possa desenterrar mais uns quantos... Se descobrir 5 pessoas será um bom começo? Não faço mínima ideia de quantos membros são necessários para a coisa ter pernas para andar.
José Paulo, vou ver se consigo juntar alguém à causa e, se houver interessados, depois entro em contacto para podermos definir melhor o que fazer em seguida, pode ser?

Olá, Rui!

Pronto, já aqui está um tópico dedicado ao assunto e que até se impunha separar, pelas razões expostas no topo.
Vamos ver se por exemplo o amigo Fernando, apura quem serão os modelistas daqui aos quais o Prof. Simão se referia ao te responder...

Bom Domingo, um abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por Zen » 03 Dez 2017, 00:33

Boa! Por acaso tinha pensado nisto depois do último post, já merecia um novo tópico para não "raptar" o tópico do Prof. Simão. :)
A ideia do Núcleo de IPMS é muito interessante pois sei como pode tornar-se complicado entrar no campo das associações mas seja como for, era bom ficar a saber o número de modelistas que existem no Algarve com vontade de dinamizar o nosso hobby na zona sul.
Fiquei curioso para saber quem são os Algarvios que o Prof. Simão diz que lá vão estar... Assim que chegar de Beja, começo a minha busca aqui em Portimão e arredores... :mrgreen:
Agora, toca a ir deitar que quero chegar lá antes do meio dia... :P

Abrasse de Portimão... :mrgreen:
Zen

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 03 Dez 2017, 02:18

Zen wrote:... Fiquei curioso para saber quem são os Algarvios que o Prof. Simão diz que lá vão estar... Assim que chegar de Beja, começo a minha busca aqui em Portimão e arredores... :mrgreen:
Agora, toca a ir deitar que quero chegar lá antes do meio dia...

Ah, bom! :-)

Então parece que fiz confusão, tinha ideia de que não poderias ir, ainda bem que podes.
OK, aguardemos então essas novidades.

Boa viagem, um bom dia modelístico e um abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por Zen » 03 Dez 2017, 21:43

José Paulo Brito wrote:
Zen wrote:... Fiquei curioso para saber quem são os Algarvios que o Prof. Simão diz que lá vão estar... Assim que chegar de Beja, começo a minha busca aqui em Portimão e arredores... :mrgreen:
Agora, toca a ir deitar que quero chegar lá antes do meio dia...

Ah, bom! :-)

Então parece que fiz confusão, tinha ideia de que não poderias ir, ainda bem que podes.
OK, aguardemos então essas novidades.

Boa viagem, um bom dia modelístico e um abraço,
José Paulo

Ora então, consegui chegar antes do meio dia... 5 minutos antes. :lol: Obrigado, José Paulo. A viagem foi tranquila e valeu a pena, gostei muito da exposição.
Tudo me pareceu bem organizado, e até levei um pequeno aviso de um elemento da organização chamado Paulo ... :roll: peço desculpa mas agora não me lembro do último nome... por aproximar de mais a máquina fotográfica de um dos modelos. :oops: Sem stress, pelo contrário, fico contente da organização e seus membros serem responsáveis e vigilantes pois a ocasião assim o requer. Aliás, tanto a organização como os participantes, estão todos de parabéns pois o nível foi alto em todos os aspectos.
Tive de me vir embora antes da exposição acabar pois a gripe estava a dar conta de mim e não queria interromper a cerimónia de entrega de prémios com a minha tosse... :roll:
Acho que tirei fotos todos os modelos que lá estavam, estas serão apenas para registo pessoal pois não quero andar a espalhar fotos de modelos sem autorização dos respectivos donos ou da organização do evento.
Gostei da experiência e se tudo correr bem até lá, daqui a dois anos estarei de volta mas também para participar com modelos meus na exposição/concurso. 8)

Em relação ao assunto principal deste tópico, durante a próxima semana vou passar na Topolino em Portimão pra ver se consigo saber de mais alguns modelistas perdidos.
Entretanto, para os Algarvio que possam vir a ler este tópico, no caso de acharem interessantes as ideias acima referidas, façam-se ouvir para ver se conseguimos chegar a um número de modelistas aproximado do real... e digo aproximado pois sei que será quase impossível desenterrar todos, mesmo por saber que nem toda a gente tem vontade de socializar ou mostrar os seus trabalhos a outras pessoas ou outros modelistas.

Em breve darei notícias. 8)
Zen

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 03 Dez 2017, 23:03

Obrigado, Rui!

Assim sendo, a quinta edição do BMS estava bem composta e foi um êxito, como esperado.
Mas parece que afinal, por lá não conseguiste detectar mais modelistas desta região, e provavelmente o amigo Fernando também não terá conseguido comparecer...

Depois falamos então e até lá, corre com esse vírus chato, melhoras e um abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por Zen » 03 Dez 2017, 23:30

Eu achei que sim, para mim foi uma experiência muito interessante, só tenho pena de não ter mais conhecido mais gente mas, na verdade nem me estava sentir muito à vontade pois custava a falar e estava completamente entupido... :roll:
Tive o prazer de trocar umas breves palavras com o Prof. Simão, mais uma vez disponibilizou-se a ajudar com informação que seja necessária para nos organizarmos.
Ele também me disse que estava outro Algarvio por lá mas como havia tanta gente a querer falar com ele, não o incomodei mais. Queria ficar até ao fim para ver se conseguia falar com ele mais um pouco mas não aguentei e bati em retirada... agora, vá cházinho de limão com mel e cama com ele. :roll:

Obrigado! Abraço e até breve. 8)
Zen

MensagemEscrita por Alberto Cardoso » 03 Dez 2017, 23:37

Boas pessoal,
Eu fui um dos Algarvios que participou no Bejamodelshow e tive a felicidade e surpresa de ver um dos meus trabalhos reconhecido pelo júri do evento, pois o nível dos participantes é muito alto. Um evento muito bem organizado.
Não sei se participou mais alguém do Algarve, não conheço modelistas, aliás, se não existisse este forum, sentiria-me verdadeiramente isolado no hobby.
Agrada-me a ideia e estou disponível para colaborar com o pessoal da região no sentido de formar um grupo, clube, associação o que seja... com o objectivo de divulgar actividade.
Estou por aqui.
Os melhores cumprimentos
Cardoso
Alberto Cardoso

Registado desde: 07 Ago 2013, 16:21
Nome real: Alberto Miguel Cardoso

MensagemEscrita por Zen » 03 Dez 2017, 23:53

Olá, Alberto, antes de mais, parabéns! :)
Que modelos é tinhas lá? Eu acho que fotografei quase tudo por isso devo ter o(s) teu(s)... :mrgreen:
Eu costumo passar mais tempo noutro fórum direccionado ao tipo de modelismo que prefiro, os "what-if?", mas foi este fórum que me deu a conhecer um pouco do panorama do modelismo nacional e também me tirou da "solidão", por isso é como a minha segunda casa do modelismo. :)
Provavelmente, era de ti que o Prof. Simão estava a falar quando me disse que estava lá outro Algarvio portanto não sei se estava lá mais algum além de nós.
É bom saber que estás interessado na ideia, vamos falando aqui. É uma base ideal para que outros possam ver também.

Abraço 8)
Zen

MensagemEscrita por Alberto Cardoso » 04 Dez 2017, 11:06

Boas Rui,

O modelo/diorama foi este: viewtopic.php?f=131&t=26128 , ficou em terceiro lugar na categoria F3 "Outros Dioramas". Entretanto vamos mantendo contacto...
Abraço.
Alterado pela última vez por Alberto Cardoso a 06 Dez 2017, 12:04, no total de 1 vez.
Os melhores cumprimentos
Cardoso
Alberto Cardoso

Registado desde: 07 Ago 2013, 16:21
Nome real: Alberto Miguel Cardoso

MensagemEscrita por Jose Manuel Nunes » 04 Dez 2017, 17:15

Eh pessoal, no Algarve também estou cá eu!
Jose Manuel Nunes

Registado desde: 24 Jul 2011, 13:58
Nome real: Jose Manuel Nunes

Seguinte

Voltar a Modelismo Geral