GB INACABADOS V - F-86E - Airfix - 1/72

São permitidos modelos vinhetas e dioramas de todos os materiais e todas as escalas, em diferentes fases da sua realização.

Data de início: 1 de Janeiro de 2016
Data de fim: 3 de Julho de 2016

Dinamizador: mareb

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: GB INACABADOS V - F-86E - Airfix - 1/72

MensagemEscrita por Zen » 09 Ago 2016, 13:37

morbius wrote:
dreamwriter wrote:Boas,

Pode ser da luz nas fotos,mas esse cinzento parece-me um pouco escuro. Tenho ideia que o cinzento dos nossos Sabres é uma espécie de Light Grey, um pouco parecido com o cinzento dos caças da US Navy. E o XF-24 da Tamiya é um Dark Grey.

Abraço,
Bruno

Boas, dreamwriter tens razão para ai tenta o xf-19 amigo Zen

Vitor Sousa wrote:Estão a falar deste esquema?

Imagem

Não percebo nada do nosso "Sabre" mas parece-me algo azulado e sem dúvida mais claro :roll:

Boas, malta! :)

Antes de mais, muito obrigado a todos pela chamada de atenção, fico muito contente de ver a malta com este espírito de entreajuda e partilha! :D
Mas há um pequeno senão... presumo que não leram o post inicial... é que, visto que é um F-86E e não o F, como a FAP teve, este não é para ser igual aos que serviram na FAP, apenas parecido.
Eu sempre gostei de cores escuras e quando estava a usar este Sabre para treino de pre-shading, usei o XF-24 que sobrou da pintura do F-18D da Hobbyboss.
Ora, como gostei do resultado do pre-shading, e sendo eu um modelista dos "What-if", pensei em terminá-lo como um da FAP, mas com algumas pequenas diferenças, como a cor base, armação da canópia em preto e painel anti-reflexo alongado até à extremidade da entrada de ar, como os Sabres Jugoslavos usavam num dos vários esquemas que tinham.
Os decalques que vou usar, vão dar um toque extra para tornar este modelo ainda mais "Whif"! :twisted:

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

Registado desde: 13 Jul 2014, 03:39
Nome real: Rui Reis

MensagemEscrita por Zen » 11 Ago 2016, 01:13

Ora então costuma-se dizer por terras do sul... PÔRRA que tava difícil... :mrgreen:

IMG_2469[1].jpg

IMG_2473[1].jpg

E agora sim, está pronto pro verniz e decalques...

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

MensagemEscrita por Zen » 14 Ago 2016, 00:00

Bem, decalques terminados e entretanto tive de fazer um tubo de pitot novo pois perdi a peça do kit... é o que dá ter modelos inacabados durante muito tempo e guardar as peças em sítios diferentes... :roll:
Enfim, acho que pro que é, desenrasca.

IMG_2474[1].jpg

Em princípio, amanhã acabo este... :mrgreen:

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

MensagemEscrita por Zen » 14 Ago 2016, 22:09

Boas, malta.
E como esperava, consegui acabar este hoje. É verdade que não faltava muita coisa mas ainda deu pra uma ligeira dor de cabeça com a pintura. Gosto do resultado final, embora tenha pena de ter perdido o pre-shading que lhe dei, com o qual estava bastante satisfeito, mas é assim mesmo, o próximo há-de ficar melhor... espero eu! :mrgreen:
Para chegar ao esquema que fiz neste Sabre, depois do teste do pre-shading ter ficado do meu agrado, decidi acabar o kit como "what-if", mas sem qualquer ideia de que país ou esquema final. Sem muitas alternativas do meu agrado, cheguei a considerar fazer a versão real da RAF, pois gosto muito do esquema e dos decalques do kit mas, foi aí que me lembrei que a FAP, inicialmente tinha negociado a compra do F-86 da versão E, não os F que realmente recebeu... :idea: :twisted:

Então foi só misturar isto...

IMG_2500[1].jpg

com isto...

IMG_2499[1].jpg

mais isto...

IMG_2498[1].jpg

Ora então, tudo junto, dá nisto... :mrgreen:

IMG_2478[1].jpg

IMG_2475[1].jpg

IMG_2479[1].jpg

IMG_2485[1].jpg

IMG_2481[1].jpg

IMG_2491[1].jpg

Bem, mais um que finalmente sai da bancada como "Whif", que saiu da minha pilha de inacabados e cobaias. Posso dizer que até foi um bom treino para fazer um dos F-86F da FAP. :mrgreen:
Não é que o modelo seja uma grande obra de arte mas acho que as fotos não ficaram grande coisa, amanhã tiro umas quantas com luz natural.

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

MensagemEscrita por Vitor Sousa » 14 Ago 2016, 22:40

Olha que o What if até ficou engraçado :wink:

Talvez dois tons de Alclad ali no focinho, tipo o Aluminium de base e depois uns toques de Magnesium nas saídas (o Magnesium é assim para o transparente e presta-se a dar tons)
Pessoalmente não gostei muito do tanque a tapar os números, eu talvez os tivesse posto mais para a ponta da asa.

Os dentinhos é que ficaram muito fixes :mrgreen:

Zen wrote:...mas acho que as fotos não ficaram grande coisa, amanhã tiro umas quantas com luz natural.

Pois, esse iphone tá com muito grão :( e ele está a usar uma abertura muito grande de f/2.8, o que dá pouco detalhe, se isso for regulável mete de f/5 para cima.
Se tirares com mais luz ele deve fazer isso sozinho :wink:
Vitor Sousa
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 02 Nov 2005, 00:41
Medalhas: 10
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 09 - Helicopters in Action (1) GB 11 - De 22.Jun até Moscovo! (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1)
Nome real: Vitor Sousa

MensagemEscrita por Zen » 15 Ago 2016, 01:31

Vitor Sousa wrote:Olha que o What if até ficou engraçado :wink:

Talvez dois tons de Alclad ali no focinho, tipo o Aluminium de base e depois uns toques de Magnesium nas saídas (o Magnesium é assim para o transparente e presta-se a dar tons)
Pessoalmente não gostei muito do tanque a tapar os números, eu talvez os tivesse posto mais para a ponta da asa.

Os dentinhos é que ficaram muito fixes :mrgreen:

Zen wrote:...mas acho que as fotos não ficaram grande coisa, amanhã tiro umas quantas com luz natural.

Pois, esse iphone tá com muito grão :( e ele está a usar uma abertura muito grande de f/2.8, o que dá pouco detalhe, se isso for regulável mete de f/5 para cima.
Se tirares com mais luz ele deve fazer isso sozinho :wink:

Antes de mais, muito obrigado, Vitor! Fico contente de saber que gostas! :D
Quanto ao tons alclad, são tintas que ainda tenho de adquirir e experimentar, sempre vi excelentes resultados com essas tintas. A dica fica guardada para a réplica do 5338 que quero construir para oferecer ao meu amigo Ex-FAP, Cristiano Valdemar, que foi MMA dos F-86 e dos Fiat G-91 em Monte Real e em Bissalanca, na Guiné. Nesse quero mesmo esmerar-me para fazer o (meu)melhor possível. :wink:
Olhando agora pras fotos, concordo, os números podiam ter ficado mais na ponta da asa, ficava melhor, sim... Por acaso até andei à procura de fotos que mostrassem bem a localização dos números dos nossos Sabres mas nada, por isso limitei-me a pôr exactamente no sítio inverso do topo da asa... :roll: Fica a lição, é um detalhe a ter em conta, obrigado pela chamada de atenção. :)
Quanto ao iPhone, é um 3GS, vou ver se dá para regular abertura. Nunca explorei muita coisa no telefone, talvez até exista uma aplicação melhor para a câmara... :oops:
Sinceramente, estive a pensar bem e decidi que este foi o último da pilha de inacabados que terminei, o resto não vale o tempo e esforço e ficam para continuar a servir de cobaias e para doar peças para projectos de futuros whifs... :twisted:

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

MensagemEscrita por Pac » 16 Ago 2016, 22:00

Ficou porreiro. 8)
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 21:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por Zen » 16 Ago 2016, 22:07

Pac wrote:Ficou porreiro. 8)

:D Obrigado, Pac!

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

MensagemEscrita por Moreno » 16 Ago 2016, 22:46

Gostei, ficou bem fixe.
Moreno

Registado desde: 15 Jul 2014, 14:00
Nome real: António Moreno

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 17 Ago 2016, 00:06

Gostei do resultado Final. :wink:

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 20:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por Zen » 17 Ago 2016, 00:34

Obrigado, malta! Eu fiquei contente com o resultado mas já chega de recuperados, vou começar a desbastar o stash... :twisted:

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

MensagemEscrita por MAJOR ALVEGA » 17 Ago 2016, 09:35

Gostei da ideia do what if e ficou um belo espécimen :wink:
MAJOR ALVEGA

Registado desde: 07 Mar 2006, 10:56
Medalhas: 8
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 21 - Out of the Box (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 27 - Hovercrafts e Anfíbios (1)
Nome real: Paulo Pereira

MensagemEscrita por Zen » 17 Ago 2016, 10:30

MAJOR ALVEGA wrote:Gostei da ideia do what if e ficou um belo espécimen :wink:

Muito obrigado, Major! :D
Fico muito contente de saber que a malta gosta das ideias dos What-ifs, por vezes fico com medo que alguns achem isto uma heresia ou falta de respeito pela nossa FAP, como já me disseram num fórum inglês... Para esses, a malta do Whatifmodellers.com tem um nome excelente, os JMNs ou Joyless Modelling Nazis, o que quer dizer, Nazis do modelismo sem divertimento... :lol:
O meu próximo vai ser entregue à nossa Marinha... :twisted:

Abrasse dos Algarves 8)
Zen

Anterior

Voltar a GB Inacabados V