GB Sukhoi - SU-15TM Flagon 1/72 Amodel

GB dedicado à conhecida empresa de material aeronáutico Russa e à sua evolução através dos tempos.

Prazo: 1 de Julho de 2014 a 30 de Junho de 2015.

Promotor: Leopard

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

GB Sukhoi - SU-15TM Flagon 1/72 Amodel

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 01 Jan 2015, 11:40

Bom dia e Bom 2015!

Para a minha 1ª participação no Fórum escolhi o Sukhoi Su-15TM, a 1/72 da Amodel (isto já devem ter adivinhado pelo título do tópico). A escolha recaiu no GB Sukhoi mas também podia ter sido o "Caças e Interceptores". Comecemos então por apresentar o avião.
Com o aparecimento de bombardeiros estratégicos inimigos cada vez mais avançados (caso do B-52) a URSS sentiu a necessidade de um novo caça capaz de os interceptar. Partindo dos obsoletos Su-9 e Su-11 a Sukhoi desenvolveu o Su-15. A diferença que saltava à vista era o facto de as entradas de ar para o motor terem passado para o lado da fuselagem em vez de uma tomada no focinho do avião. Isto permitia ter muito mais espaço para o radar. As fracas capacidades de descolagem e aterragem da asa delta levaram posteriormente ao desenvolvimento de uma asa diferente com as extremidades alongadas. Mais tarde um novo radar deu origem à versão Su-15T, mas como esse radar (Taifun) deu vários problemas só 10 aviões foram construídos. Com um radar melhorado, o Taifun-M, surgiu o Su-15TM, que ainda sofreu uma alteração na forma da radome do radar, sendo o modelo final (sem contar as versões bilugar) do "Flagon" como ficou conhecido na NATO o Su-15.
O Su-15 ficou tristemente célebre por ter abatido dois aviões comerciais que cruzaram o espaço aéreo russo:
O Boeing 707-321B que fazia o vôo Korean Air Flight 902, aterrou de emergência tendo morrido 2 passageiros - 20 de Abril de 1978
O Boeing 747-230B que fazia o vôo Korean Air Lines Flight 007, abatido tendo morrido todos os 269 ocupantes - 1 de Setembro de 1983
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

Registado desde: 22 Dez 2014, 19:04
Nome real: Nuno Emanuel Marques Vieira

Re: GB Sukhoi - SU-15TM Flagon 1/72 Amodel

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 01 Jan 2015, 12:11

Bons dias .
Vou acompanhar de perto.

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 20:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 01 Jan 2015, 12:15

Depois de apresentado o avião passemos ao modelo.
Já o tenho no baú há mais de uma dúzia de anos, trata-se de uma "Limited Edition" de um "short run" da Amodel. São 5 grelhas em plástico cinzento com mais de 100 peças, para além da canopie moldada numa peça só. Tem decalques para 4 versões - 3 russas (o "red 17" que abateu o KAL007, o "blue 38" e o "red 01" numa camuflagem em 4 tons) e 1 ucraniana. Eu optei pelo "blue 28" da Ucrânia.
A ideia inicial era montá-lo o mais "out of box" possível...
Aqui vai a foto "inicial" (a caixa já estava desmontada, é a forma de os kits ocuparem menos espaço)
Imagem
As instruções são em russo (penso eu, o que é certo é que não percebo nada) com indicações para pintura com referências Humbrol. A folha de decalques tem bom aspecto, vamos a ver se depois de tanto tempo ainda está em condições...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 01 Jan 2015, 13:01

Saúdo a escolha! Gosto destas bestas fortes e feias.

Mais um a seguir...
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 14:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 01 Jan 2015, 16:08

Primeira vista de olhos e já dá para perceber que não será um simples "Out of box"...
Aqui estão as 5 grelhas mais a canopie. Muito plástico para rebarbar...
Imagem
Imagem
Imagem

Algumas peças só servirão de referência para o "scratch"...
Alterado pela última vez por Nuno Vieira a 01 Jan 2015, 17:35, no total de 1 vez.
Imagem
Nuno Vieira

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 01 Jan 2015, 17:32

Primeiros passos - peças do poço do trem dianteiro e cockpit já "rebarbadas". A cadeira precisa de mais ajustes...
Imagem

E o poço do trem dianteiro já montado. O detalhe é muito pobre, vamos a ver o que se consegue arranjar...
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

MensagemEscrita por Jose Pedro » 01 Jan 2015, 18:50

Olá!

Tem aí uma bela "folha de serviço" pela frente!

A acompanhar!
Jose Pedro

Registado desde: 25 Jan 2006, 20:07

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 01 Jan 2015, 19:12

J.Eugénio, Carlos e José Pedro obrigado pela "companhia".

Entretanto o poço do trem (foi mais o chão do cockpit) levou um pouco de betume e está a secar.

O Su-15 é realmente uma "besta forte e feia", já os moldes da Amodel são apenas "fortemente feios"... Ainda não percebi se estou a montar um kit ou a "esculpir no plástico"... Deve ser a tal "folha de serviço" de que fala o José Pedro... Nos "reviews" que fui vendo pela internet nenhum fala nestas dificuldades.

Para perceberem o que quero dizer vejam as peças parte traseira, incluindo as tubeiras de escape... Na peça da esquerda já retirei a maior parte da rebarba. Vou ter de comprar lâminas para o x-acto não tarda nada...
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

MensagemEscrita por Rui Lima » 01 Jan 2015, 19:44

Boa sorte Nuno com o Sukhoi, eu estou a meio de um Su-21G que troquei com o Carlos Jorge Gomes, e tambem fiquei '' atolado '' a meio que terei agora de colocar muita massa de encher, e perdi por isso um pouco o '' Apetite '' - por isso voltei ao meu E-3F Awacs. Cumprimentos, Rui Lima
Rui Lima, Cumprimentos a todos
Rui Lima

Registado desde: 17 Nov 2014, 19:42
Nome real: Rui Miguel dos Santos Lima

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 01 Jan 2015, 22:46

Obrigado Rui Lima, mas acho que vai ser mais uma questão de paciência do que de sorte, porque sorte já vi que não tive...
Este não é certamente o melhor kit para quem quer regressar a estas lides depois de alguns anos praticamente parado. Como decidi partilhar aqui no fórum pode ser que tenha uma ajuda extra do pessoal.

As tubeiras de escape já levaram uma grande limpeza e já estou a magicar umas "substituições". Para já ficou assim:
Imagem

Enquanto vou procurando mais referências, quer para as tubeiras, quer para o cockpit e poço do trem de aterragem vou avançando com as entradas de ar.
Lembram-se de em todos os modelos haver uma indicação para "Estudar as instruções de montagem cuidadosamente"... Não sei se as instruções deste também o dizem (isto está quase tudo em russo). No caso deste é melhor esquecer... Podem ver que colei a peça 17 à 16, mas depois não conseguia colar a 18...
Imagem

Afinal uma das setas está ao contrário. A peça 17 cola à peça 18 e esta cola na 16. Lá vou eu ter de dar mais um pouco de betume...
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

MensagemEscrita por Jaime Vinha » 02 Jan 2015, 01:39

Boa sorte

A acompanhar
Jaime "JGV" Vinha

"...you may take the most gallant sailor, the most intrepid airman or the most audacious soldier, put them at a table together - What do you get? The sum of their fears." -WINSTON CHURCHILL

http://www.airfighters.com/photosearch. ... me%20vinha
Jaime Vinha

Registado desde: 19 Fev 2008, 17:39
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (2) GB 29 -Night Fighting Aircraft (1) GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1)

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 02 Jan 2015, 14:50

É verdade que os kits da Amodel são complicados, mas com paciência (e ferramentas adequadas) podem ser transformados em modelos fantásticos.

Também já passei umas boas horitas a ajustar peças, que noutras marcas é apenas uma questão de pôr cola. É um trabalho que muitas vezes faço enquanto vejo alguma coisa na tv. O Yak-28 já é complicadinho, mas o Sukhoi T-49 já me fez perder a paciência algumas vezes, e ainda nem vai da missa a metade.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 14:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 02 Jan 2015, 19:29

Boa tarde ou boa noite!

Obrigado por te juntares Jaime.

Carlos, para já ainda não conto umas "boas horitas", mas parece-me que lá chegarei... Para não perder a paciência vou trocando de peças, um bocadinho com os escapes, depois com o cockpit e por aí fora. Enquanto trato de umas coisas vou magicando o que fazer com as outras. Para já ainda mantenho a minha sanidade mental. Quando me "chateio" com o plástico vou procurar referências pela net.

Depois de betumar, hoje avancei mais um pouco com as entradas de ar. A de cima já está lixada e pronta a colar.
Imagem

Entretanto fiz o primeiro teste com as duas metades da fuselagem. Ainda é necessário muita lixa, mas já dá para ter uma ideia do que ficará visível no cockpit.
Imagem
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 02 Jan 2015, 21:33

Boa noite Nuno Vieira. :D
Fiquei curioso. :shock:
Boa continuação.

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 20:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por Nuno Vieira » 03 Jan 2015, 13:23

Bom dia.

J Eugénio espero que essa curiosidade valha a pena...

Depois de ontem ter encontrado uns "walkarouns" extraordinários, em páginas russas é claro, aqui vão mais desenvolvimentos nos escapes e nas tomadas de ar. Basicamente estou a começar pelo início e pelo fim (no que diz respeito ao "ar")

As tubeiras e mais alguma coisa do que estou a magicar...
Imagem

As entradas de ar quase prontas
Imagem
Imagem
Nuno Vieira

Seguinte

Voltar a Sukhoi