SBD-6 Dauntless "Ace of Spades" Hasegawa 1/72 - CONCLUIDO

GB dedicado a aeronaves, blindados e navios/embarcações que tenham operado neste teatro de operações da WW2.

Prazo: 1 de Julho de 2014 a 30 de Junho de 2015.

Promotor: Leopard

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

SBD-6 Dauntless "Ace of Spades" Hasegawa 1/72 - CONCLUIDO

MensagemEscrita por Joao Mendes » 22 Dez 2014, 23:38

Boa Noite,

Como me tinha comprometido aqui está o SBD-6 Dauntless, adquirido ao colega José Chaiça (espero que goste de ver o "seu" modelo a ganhar vida...e desculpe se não conseguir ficar como ele merece!!)

É um bom modelo, com bons detalhes e até agora tudo "encaixa" encaixa como deve.

Imagem

O cokpit podia ter mais detalhes, mas com um pouco de trabalho (tentei inventar uns tubos e "encher" um pouco) penso que consegui que ficasse um pouco melhor, mas ainda tenho que batalhar mais nisto. Os cintos com fita tamiya em varias camada para ficar mais relevo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um problema deste kit é a opção da hasegawa em por os "dive brakes" apenas de um lado da asa. Se ao menos estivesse cada um em sua asa, poderia apenas cortar e mudar o angulo. Tambem não queria apenas furar, porque pelas fotos do avião real, os buracos nao parecem bem coincidentes.

Resolvi cortar/desbastar uma face, aproveitar a de cima e criar os dive brakes de baixo...a 1/72 , falar e ter ideias é facil, mas para fazer...falta ainda "maozinhas" para estes detalhes finos, ficou muito amador, mas no fim até fiquei satisfeito com o resultado. Estão muito longe de perfeitos ou fidedignos, mas estao melhores do que estavam e dão logo outro aspecto ao modelo...pode ser que com a pintura disfarcem um pouco a falta de perfeição.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora falta inventar o dive brake do meio e continuar...talvez ainda tente colocar uns rebites . Se encontrar boas referencias é algo que gostava de tentar.

Cumprimentos,
João Mendes
Alterado pela última vez por Joao Mendes a 25 Fev 2015, 22:39, num total de 2 alterações.
Criticas, sugestões, ajuda ou questões são muito bem vindas !!
1/72 - "The one true scale"
Joao Mendes

Registado desde: 11 Jan 2014, 13:34
Nome real: Joao Mendes

Re: SBD-6 Dauntless "Ace of Spades" Hasegawa 1/72

MensagemEscrita por Moreno » 23 Dez 2014, 00:24

Muito bom, vou seguir.
Moreno

Registado desde: 15 Jul 2014, 13:00
Nome real: António Moreno

MensagemEscrita por saluski_ » 23 Dez 2014, 08:46

Para já muito bom...
saluski_

Registado desde: 29 Mar 2014, 19:15
Nome real: Silvio

MensagemEscrita por Jaime Vinha » 23 Dez 2014, 09:32

vai para aí um muito bom trabalho para já...

Acompanhando
Jaime "JGV" Vinha

"...you may take the most gallant sailor, the most intrepid airman or the most audacious soldier, put them at a table together - What do you get? The sum of their fears." -WINSTON CHURCHILL

http://www.airfighters.com/photosearch. ... me%20vinha
Jaime Vinha

Registado desde: 19 Fev 2008, 16:39
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (2) GB 29 -Night Fighting Aircraft (1) GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1)

MensagemEscrita por Pac » 23 Dez 2014, 18:20

Muito bom, estou a gostar. :D
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 20:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 23 Dez 2014, 20:58

Boa noite João Mendes. :D
Magnifico trabalho. :shock:
Vou acompanhar de perto. :wink:

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 19:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por José Chaíça » 24 Dez 2014, 08:52

Caro João

Gostei de ver!!! Vai aí muito trabalhinho de casa... :D e garantidamente que está melhor do que apenas estar fechado dentro da caixa! :lol:
Boa continuação.

8) .
Imagem
José Chaíça
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 09 Abr 2005, 15:12

MensagemEscrita por Joao Mendes » 08 Jan 2015, 17:55

Mais alguns desenvolvimentos no modelo.

Com o Natal e Ano novo são sempre alturas com menos tempo livre...Tenho avançado bastante devagar...só nestes últimos dias avançou um pouco.

Experimentei "rebitar" um pouco o modelo. Com as referencias do livro "D&S 48 - SBD Dauntless - Bert Kinzey" e uma ferramenta inventada resolvi experimentar...
Penso que ficou assim assim.Com esta ferramenta tenho de fazer tudo um a um, que dá um trabalho jeitoso. Também não consegui que ficassem todos exactamente iguais e em recta perfeita.
Conclusão, acho que deste modo não volto a experimentar...vou ver umas ferramentas mesmo para isto (Rosie the riveter e afins) ver qualidade/preços e só ai volto a carga se surgir algum modelo que o justifique.

A ferramenta artesanal

Imagem

O resultado já com o primario...não se nota muito o que até nem é mau mas devia estar mais "certinhos"...

Imagem

Imagem

Imagem

Depois dei um pre shade apenas em baixo e nos "dive brakes" artesanais ( acho que ficaram apresentáveis...com o primário estão com um aspecto mais credível).

Imagem

Imagem

Imagem

Como estes aviões no pacifico estavam sujeitos a muita "pancada" do mau tempo, alguns tinham muitas marcas de desgaste na pintura. Estou a pensar usar a "técnica do sal" para ficar a aparecer um pouco de alumínio por baixo da tinta, mas estou com receio que fique demasiado metal a ver se.

Se alguém tiver uma ideia melhor como um chiping com laca ou ache que fica melhor só com pincel ou ate que fica melhor sem muito aluminio...força! de a opinião que é por isso mesmo que se publicam os trabalhos!

Ainda estou a pensar se faço pre-shade depois quando e se aplicar o metalizado...ou se simplesmente não vale a pena visto que o esquema de pintura é um pouco escuro em cima, vou usar XF-17 (Sea Blue) em cima, XF-18 (Medium Blue) no intermédio e XF-2 (Flat White) por baixo.

Cumprimentos,
João Mendes
Joao Mendes

MensagemEscrita por Joao Mendes » 09 Jan 2015, 19:52

Pensei melhor e com calma resolvi que : para que complicar ? Não quero que o modelo fique com falhas de tinta grandes, estes aviões não ficavam com o desgaste que os japoneses apresentavam...por isso vou fazer o desgaste a aparecer o alumínio directamente no modelo com um pincel e uma esponja, é mais fácil de controlar.

Assim fiz o pre shade em cima e esta pronto para o resto da pintura.

Imagem

Imagem

Imagem
Joao Mendes

MensagemEscrita por Joao Mendes » 18 Jan 2015, 23:13

A pintura esta a avançar a ritmo leeeento...

O tempo não abunda, mas quando posso dou mais um avanço...este fim de semana foi a parte de baixo, o azul mais claro e os dive breaks inventados.
Ficou assim.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Devagarinho vai ganhando vida...
Joao Mendes

MensagemEscrita por morbius » 19 Jan 2015, 00:06

Belissimo trabalho

Continua....vou sempre aprendendo alguma coisa..... :)
So many idiots...so few bullets!....

1@braço

Luis Sanchez
morbius

Registado desde: 01 Out 2008, 10:53
Nome real: Luis Sanchez

MensagemEscrita por Jose Pedro » 19 Jan 2015, 00:31

Trabalho muito interessante!
Jose Pedro

Registado desde: 25 Jan 2006, 19:07

MensagemEscrita por Fred AFV » 19 Jan 2015, 00:53

Caro João:
o músculozinho entre o polegar e o indicador deve estar feito num autêntico molho de bróculos, depois de tanto pin vice :mrgreen:
Muito bom esse interior: scratch, fiozinhos, etc...
O avermelhado cria um contraste impecável.
Boa continuação :D
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 16:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por Joao Mendes » 19 Jan 2015, 18:49

Fred AFV wrote:Caro João:
o músculozinho entre o polegar e o indicador deve estar feito num autêntico molho de bróculos, depois de tanto pin vice :mrgreen:
Muito bom esse interior: scratch, fiozinhos, etc...
O avermelhado cria um contraste impecável.
Boa continuação :D

Hehe realmente no fim dos buraquinhos todos, fiquei com o tal "músculozinho" a latejar...

O que me está a dar cabo da cabeça agora são as transparencias...as marcações são muito ligeiras e estou com alguma dificuldade em mascarar tudo. Estou a considerar pintar à mão com cuidado e depois corrigir tudo com um palito.

Uma questão para os mais experientes...

Vou pintar a parte superior com azul mais escuro XF-17 com uma pinga de branco. Qual a cor que usam para um "panel wash" quando o avião tem estas cores mais escuras? normalmente uso o darkwash da AK ... mas acho que em cores escuras não se notará. Estou errado e fica bem na mesma ou aconselham outra cor de wash talvez um mais acinzentado...

Obrigado a todos pelos comentários...
Joao Mendes

MensagemEscrita por Joao Mendes » 21 Jan 2015, 12:56

Mais um avanço...

Acabei a pintura principal e selei com cera acrílica. Dei algumas luzes nos painéis, mas muito subtil para não ficar demasiado notório (com o brilho não se nota muito,mas está lá) e porque afinal decidi não envelhecer assim tanto este modelo (tenho mais modelos do pacifico para tentar depois de ver como corre este). Depois passo um wash e dou um pouco de x19 smoke bastante diluído nas linhas de painel para definir tudo um pouco mais.
E falta pintar alguns pormenores que ficaram para depois...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Entretanto resolvi inventar um pouco e pormenorizar um pouco o motor e inventar um cinto de balas (que terá de ser ajustado)...ficou mais ou menos.

Imagem

Imagem

Imagem

Ando a ver se me surgem ideias para uma pequena base...

Obrigado a todos pelos comentários...
Joao Mendes

Seguinte

Voltar a Teatro do Pacífico