GB D-DAY - Airfix Hawker Typhoon IB 1/72

GB para celebrar os 70 anos do desembarque das tropas aliadas na costa norte francesa.
D-DAY: apenas as 24 horas das 0.00 às 24.00 de 6 de Junho de 1944.
NORMANDIA: o tempo que levaram os aliados a libertar esta província.

Prazo: 1 de Julho de 2014 a 30 de Junho de 2015.

Promotor: Fred AFV

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

GB D-DAY - Airfix Hawker Typhoon IB 1/72

MensagemEscrita por Joao Mendes » 27 Ago 2014, 19:48

Antes de sair para férias, consegui arranjar tempo para iniciar o "projecto".

Vai ser para mim um trabalho cheio de estreias! É o primeiro GB que participo, e vai ser a minha estreia com o aerógrafo...vamos ver como corre, vou praticando sempre que pinto algo, mas é realmente um trabalho de sensibilidade e treino, treino, treino...

Uma questão para os mais experientes : Traçar linhas "finas" e controlar o ponto onde a tinta começa a sair , é trabalho que depende mais do aerógrafo ou das "mãozinhas"? tenho uma imitação "chinesa" para inicio ( Veda WD-180 ) e às vezes parece impossivel de controlar. Tenho momentos de "mestria", com linhas finas e certinhas num cartão...depois vou experimentar num modelo de testes e tanto sai bem como de repente sai um disparo que me estragaria a pintura toda...

O modelo do typhoon parece me excelente para 1/72, acho mesmo algo fora do que estamos habituados com a airfix...cheio de detalhe, tudo encaixa, e com pormenores muito bons (deixar as munições e armas à vista).

Intro (da wiki e pouco extensa, pois é um avião bastante conhecido) sobre o Typhoon:

"The Hawker Typhoon (Tiffy in RAF slang), was a British single-seat fighter-bomber, produced by Hawker Aircraft. It was intended to be a medium–high altitude interceptor, as a replacement for the Hawker Hurricane but several design problems were encountered and it never completely satisfied this requirement.

The Typhoon was designed to mount 12 machine guns and be powered by the latest 2000 hp engines. Its service introduction in mid-1941 was plagued with problems and for several months the aircraft faced a doubtful future.[3] When the Luftwaffe brought the formidable Focke-Wulf Fw 190 into service in 1941, the Typhoon was the only RAF fighter capable of catching it at low altitudes; as a result it secured a new role as a low-altitude interceptor.

Through the support of pilots such as Roland Beamont it became established in roles such as night-time intruder and a long-range fighter.

From late 1942 the Typhoon was equipped with bombs and from late 1943 RP-3 ground attack rockets were added to its armoury. Using these two weapons, the Typhoon became one of the Second World War's most successful ground-attack aircraft."

Primeiras sessões no modelo :

Caixa

Imagem

Cockpit

Imagem

Imagem

Imagem

Inicio da fuselagem e trabalhos "secundários"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tentar avançar mais um pouco antes de ir de ferias...
Criticas, sugestões, ajuda ou questões são muito bem vindas !!
1/72 - "The one true scale"
Joao Mendes

Registado desde: 11 Jan 2014, 13:34
Nome real: Joao Mendes

Re: GB D-DAY - Airfix Hawker Typhoon IB 1/72

MensagemEscrita por Fred AFV » 27 Ago 2014, 20:28

Caro João:
quanto a pintar a earógrafo:
como muito bem escreveu: «treino, treino, treino»;
a pistola ser «chinesa» ou «tibetana» poderá ter alguma influência, mas não é por aí : claro que se for uma Iwata xpto...pinta sòzinha.
Verificar se não cria depósitos de água: é que quando sai um bocado de água, «borra-se a pintura».
Tem filtro ? São muito baratos e bons ( eu falo por mim) no Merlin Leroy e é chegar a casa e adaptar:
eu fiz assim:
um tubo de aerógrafo no compressor, filtro, outro tubo até ao aerógrafo; tenho apenas uma Chaves ( ainda por cima emprestada, pois dei cabo das outras também chinesas) e resulta: nunca mais tive «sobressaltos aquosos».
Bom ...e para ser o 1ª GB, vamos mesmo muito bem :D : cockpit com fios pintados e à 1/72 !!!

Boas férias e que regresse com a mesma inspiração :wink:

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 16:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por Joao Mendes » 27 Ago 2014, 21:00

Obrigado pela resposta.
Tenho um filtro na saída do compressor (um Grex) e coloquei outro na entrada do aerógrafo. Acho que a questão é mesmo a minha sensibilidade no "gatilho", não problemas de deposito de agua...com o tempo, treino e paciência , vai melhorar.
Ainda não tentei as linhas finas num teste real (pre sombramento) , só no modelo de "combate"...e depende da tinta/diluição/calma. O principal problema é a minha inconsistência, uma asa sai impec, na outra borrada !
Vou ver como sai e se necessário uso umas mascaras para pintar uns pos sombreamentos nos painéis...ideias não faltam, falta é habilidade!

Antes de ir de ferias devo conseguir deixar o modelo pronto com o primário, depois começam os desafios a serio!

Cumprimentos "modelisticos"
João Mendes
Joao Mendes

MensagemEscrita por Vitor Costa » 27 Ago 2014, 21:15

Olá João

Tenho cá esse kit em casa, uma das grandes boas surpresas com que a Airfix nos tem brindado!

"Uma questão para os mais experientes : Traçar linhas "finas" e controlar o ponto onde a tinta começa a sair , é trabalho que depende mais do aerógrafo ou das "mãozinhas"? tenho uma imitação "chinesa" para inicio ( Veda WD-180 ) e às vezes parece impossivel de controlar. Tenho momentos de "mestria", com linhas finas e certinhas num cartão...depois vou experimentar num modelo de testes e tanto sai bem como de repente sai um disparo que me estragaria a pintura toda..."

É uma mistura das duas, mas poderei dizer que as mãozinhas são o mais importante, de qualquer forma direi que tens que diluir mais a tinta, neste caso muito mais (a olhar para a parte pintada no interior). Fazes bem em fazer experiências, mas nunca num cartão, é uma superfície absorvente logo pinta-se sempre que é uma maravilha, terás que o fazer numa superfície igual ao plástico do kit, "igual", por exemplo as embalagens de plástico dos detergentes são ideais para isso, o comportamento da tinta é igual ao que encontrarás ao pintar o kit.
Limpeza! Quando estás a pintar há tinta que seca e se agarra à agulha, com um cotonete embebido em diluente... CELULOSO (mata tudo!) limpas a agulha e verás que a tinta passará a fluir melhor, indispensável é, como disse o Frederico, um filtro, a condensação é tramada e de vez em quando... borra-se a pintura.
Neste caso acho que devias fazer experiências com a diluição, mete (para começar) 60/40 (diluente/tinta) na mistura e experimenta, mas também podes meter 70 de diluente, se a tinta for boa aguenta na boa, e depois não se cobre tudo de uma vez, vais dando demãos consecutivas, até cobrir, deixa a tinta parecer seca (não está, nós é que julgamos que sim) até à próxima demão e verás os resultados à primeira.
Publicidade à parte irei dar um workshop de aerografia e este será um dos pontos que quero partilhar, se puderes aparece :-)

Espero ter ajudado

Abraço

Vitor Costa
É só plástico!

FTB

I keep an eye on you ;-)
"O silencio dos corruptos" Grande filme! :D
Vitor Costa

Registado desde: 16 Jun 2006, 23:05

MensagemEscrita por Joao Mendes » 28 Ago 2014, 00:02

Muito Obrigado pela atenção e conselhos!

Realmente toda a razão em relação ao cartão...ficava contente e parecia que estava a pintar como um mestre, depois no modelo de teste ficava tudo diferente. "Aselhice" pura !! Agora só "treino" nos modelos de teste, é mais complicado mas é teste real, na mesma superfície.
A dica da limpeza é importante, pois já reparei que por vezes parece que entope, e tenho de tirar a tinta seca da ponta do aerógrafo, para voltar a pintar.

O Vitor também está correcto com as diluições (olho de lince) ,a parte pintada no interior foi a primeiríssima "borrifadela" no plástico com o aerógrafo (depois percebi logo o quanto tinha de treinar e experimentar com diluições e diferentes pressões...parece tudo tão fácil ao ver os "mestres" no youtube!), nos rockets e hélice, melhorei a diluição e o efeito melhorou.

O workshop que fala, é na modelscala? Já ha alguma agenda de "trabalhos" com as mais info detalhada (horas/dias) dos workshops? Sem duvida que gostaria de aparecer, mas tenho de ver pois moro em Santarém, por isso tem de ser "pensado" para não perder o que realmente gostava de ver/aprender.

Mais uma vez Obrigado!

Cumprimentos "modelisticos"
João Mendes
Joao Mendes

MensagemEscrita por Joao Mendes » 14 Set 2014, 14:42

Mais um pequeno avanço e dei de caras com um contratempo inesperado...

Depois de treinar e tentar muita coisa, achei que estava "habilitado" a tentar um pre shading no modelo. Para isso comprei o X1 da Tamyia (li algures que o pre shade ficava "melhor" com tinta gloss) e atirei me ao trabalho...até fiquei surpreendido,nunca tinha pintado com Tamyia e não está perfeito (as diluições ainda me tramam , à ali muita tinta mal espalhada...) mas fiquei bastante contente com o resultado de como estava a conseguir linhas finas e até pontos finos (já me estava a ver no futuro arriscar num camuflado germânico).
Acho que ficou decente e pronto para as camadas seguintes...

Imagem

Imagem

Imagem

Estava tão contente que deu para "brincar"

Imagem

Agora vem o "terror"...
Deixei secar bem. E ontem decidi dar a camada de cinza claro na parte de baixo do avião...ora como até agora apenas pintava os modelos a pincel uso preferencialmente as tintas acrilicas Humbrol (para mim são excelentes a pincel e tenho uma colecção de cor porreira 20/30 uni)...
Coloco a tinta, misturo com o thinner da Tamyia, como faço sempre, deixo um pouco mais diluído e coloco no aerografo...e em 5 segundos o aerografo deixa de pintar! Limpo a agulha, mais 5 segundos de pintura...mais limpeza e diluo um pouco mais a tinta e ... em 5 segundos estava a "soluçar" tinta...puxando mais o gatilho "cuspia" tinta! Portanto estava entre o soluçar e o cuspir tinta...Depois de duas horas de luta com diferentes soluções/pressões/diluições no modelo de teste e ainda ter dado uma borrifadela no modelo, pensei " Será que é mesmo só a diferença das tintas????" .

Decidi experimentar com umas tintas de um set AK (acho que sao quase iguais as vallejo) só para tirar a duvida final...e...Ai estava o "artista" a pintar outra vez. Linhas finas, a cobrir de modo uniforme...tudo como queria no modelo de teste.

Conclusão, as tintas fazem toda a diferença ... Humbrol acrílico, por muito que diga que dão para o aerografo não me entendo com aquilo (apenas consegui com o preto e mesmo assim, foi uma luta). Agora dei uma leve lixadela na parte de baixo do modelo e vou fazer uma "digressão" pelas lojas para comprar tintas Tamyia ou AK/Vallejo.
Acredito que para os "Mestres" com muito conhecimento e bom aerografo, consigam pintar com qualquer tinta...para um novato/regressado não vale a pena complicar.

Aproveito para pedir uma opinião : O que acham melhor comprar tintas tamyia soltas (consoante o tema) ou por exemplo um set , como os da AK air series (RAF/Luftwaffe). O preço (tendo em conta o numero de tintas é equivalente) e o que gosto mesmo de fazer por agora é aviação e grande parte do que tenho para "futuro" é RAF/Luftwaffe e VVSoviet.

Cumprimentos,
Joao Mendes

MensagemEscrita por Joao Mendes » 23 Set 2014, 19:13

Boa Noite,

Finalmente o Typhoon avança...Resolvi o problema das tintas. Comprei Vallejo (Muito obrigado ao Sr. Vítor da Casa Antunes que me ajudou com a escolha das cores. É um sitio a voltar), e com estas tintas os problemas quase desapareceram...Continua a não estar prefeito (primeira vez que uso o aerografo) mas penso que ficou aceitável e motiva me a treinar mais e aprender sempre mais.

Tentei dar umas luzes nos tons de camuflado e usei o Smoke da tamyia para tentar marcar umas sobras nos painéis...não se nota muito, mas foi óptimo para aprender, e estava com medo de exagerar nas sombras.

Neste momento está assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois com calma pintei as armas.

Imagem

Agora falta cobrir tudo com "Bufalo", decalques e óleos e afins...

Uma questão: Ainda não colei os rockets e os trens de aterragens, e mais uns acessórios...Normalmente cola se tudo e depois a cera ou costumam fazer por partes? cera e oleos nos rockets, depois cera e oleos nos trens/pneus...e so no fim colar tudo?

Cumprimentos,
João Mendes
Joao Mendes

MensagemEscrita por jeugeniocascalheira » 23 Set 2014, 19:25

Boas João Mendes. :D
Dá gosto acompanhar este trabalho. :shock:

Abraços Modelísticos. :mrgreen:
1/72 a minha escala.
jeugeniocascalheira

Registado desde: 06 Jun 2013, 19:03
Nome real: José Eugénio Cascalheira

MensagemEscrita por Fred AFV » 23 Set 2014, 19:43

Caro João:
para ser o 1º com aerógrafo :shock: ...os «mestres» que se cuidem :mrgreen:
e por mim, belíssima escolha a participação neste GB :D
Quanto à pergunta e não sendo eu aviónico, tenho no entanto visto trabalhos onde «tudo» é pintado à parte e depois «ajustado».
Eu faço assim nos meus rastejantes ( sem mísseis, claro).
Boa continuação, que «mão de aerógrafo» já temos :)

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)

MensagemEscrita por Jürgen » 24 Set 2014, 22:07

Excelente pintura até agora.
Jürgen

Em construção:
1/72 Hasegawa F-117A
1/72 Hobby Boss A-7E Corsair II Grega (Tiger Meet)
1/72 Academy P-51C Mustang Red Tails
1/72 Academy P-39Q Airacobra
1/72 Revell (Hasegawa) B-25J Mitchell "Lady Lil"
1/72 Revell P-47M Thunderbolt

Meu site: http://modelling.jeibee.net
Jürgen

Registado desde: 06 Fev 2009, 09:39
Nome real: Jürgen Bund

MensagemEscrita por Joao Mendes » 25 Set 2014, 07:20

Muito obrigado ...

A diferença em trabalhar com diferentes marcas de tintas era algo que nunca tinha imaginado, muda completamente. Agora dei uma camada de "Bufalo" (nunca encontrei a cera pronto, e acho o Future/Plege na net demasiado caro para o produto), penso que funciona bem.

Quando tiver mais um tempinho é decalques e outra camada de Bufalo...
Ainda tenho de ver e estudar bem os desgastes e óleos a aplicar.

Cumprimentos
Joao Mendes

MensagemEscrita por octavio » 25 Set 2014, 21:22

Olá João,

Para principiante de aerógrafo está muito bom!!

Cumprimentos,
Octávio
octavio

Registado desde: 12 Abr 2005, 08:35
Medalhas: 1
GB 01 - Com 2 ou 3 Asas... (1)

MensagemEscrita por Joao Mendes » 03 Out 2014, 19:07

O modelo está praticamente terminado. Dei mais uma camada de cera acrilica para selar tudo e uniformizar tudo. Fica a faltar a helice e a carlinga que vai ficar aberta. Quando tiver tudo dou um verniz mate final.

Como este modelo está a ser um modelo de "primeiras vezes" , decidi tentar fazer uma pequena base (Uma data tão especial merece o esforço extra) , para a semana vou tentar dar um salto à casa antunes, comprar uns pós verdes e ervas e afins e tentar fazer uma pequena base com o pessoal da Raf ( a 1/72 não há muita coisa diferente) e uns adereços...não prometo nada de exuberante mas fica mais "composto", espero eu. Agora é "estudar" os tutoriais do Fred AFV sobre dioramas e para a semana já terá uma base catita...

Está assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Parece me que as linhas dos painéis talvez tenham ficado um pouco marcadss demais e no geral ficou um pouco mais escuro do que pensava. Estas fotos e iluminação também não são brilhantes. Talvez com o verniz mate fique mais "suave"

A parte debaixo do modelo é que ficou muito aquem das minhas expectativas... fui tentado colocar pós...depois um pouco de óleos...depois aerografo e ficou uma treta...demasiado "sujo". Queria uma sujidade mais limpa, mas não ficou como queria. Tenho de ver mais coisas e no próximo ter mais cuidado.

Imagem

Cumprimentos,
João Mendes
Joao Mendes

MensagemEscrita por Fred AFV » 03 Out 2014, 19:24

Caro João:
eu é que terei de «estudar» como se monta e se esventra um avião e à ...1/72 :roll: :shock:
E bem merece uma base , que pela amostra ... :D

Já está «selado» ?
Não sou aviónico, mas em relação ao «excesso» de preto, tentaria disfarçar com white spirit na ponta dum cotonete, e esfregar suavemente, sempre no sentido da frente para trás.
Mas como «borrador convicto»...eu gosto e para mais com as riscas do dia D :P

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

MensagemEscrita por Joao Mendes » 17 Out 2014, 20:35

E depois de algum tempo de avanços/recuos/estudos aqui está o resultado final !!

Imagem

Foi o meu primeiro trabalho a aerografo e a primeira base/diorama (se é que lhe posso chamar assim)

A base fiz com uma moldura "chinesa" , e com a ajuda do Sr Vitor (Casa Antunes , óptimos conselhos) gastei pouco nuns saquinhos de pó de "relva" e arbustos de "marca branca". Usei uns bidons e tabuletas que achei em casa dos meus pais do tempo em que o meu pai fez modelos (nos anos 70/80) e inventei um extintor para compor a coisa e colei uns "planos" de ataque nas tabuletas...fiquei satisfeito com o resultado. Usei uns pedaços de cerda de corda para fazer os pequenos "pauzinhos" nos tufos e por baixo das placas.

Penso que poderia ter ficado com a relva um pouco mais clara, mas tenho muita tendência para preferir tons escuros...e só depois a ver o resultado final é que penso que podia ter ficado mais claro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Typhoon ficou assim sozinho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O resultado final foi este:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não consegui arranjar uma figura da RAF para acrescentar.A 1/72 não ha muita escolha, só Airfix nas lojas nacionais e não tinha muita vontade de gastar muito apenas para comprar umas figuras hasegawa (parecem melhores que as airfix). Se eventualmente arranjar umas figuras, depois acrescento.

A base ficou com uns tons diferentes, que só notei a ver as fotos.

Foi muito bom para aprender e perceber como funciona o aerografo, os pos para terrenos e muita coisa que nunca tinha tentado.

Como sempre estou aberto a sugestões, criticas e ideias !
Alterado pela última vez por Joao Mendes a 18 Out 2014, 10:35, num total de 2 alterações.
Joao Mendes

Seguinte

Voltar a D-Day Normandia