GB DDAY Normandia - Flak 88-18 AFV Club 1/35 Concluido

GB para celebrar os 70 anos do desembarque das tropas aliadas na costa norte francesa.
D-DAY: apenas as 24 horas das 0.00 às 24.00 de 6 de Junho de 1944.
NORMANDIA: o tempo que levaram os aliados a libertar esta província.

Prazo: 1 de Julho de 2014 a 30 de Junho de 2015.

Promotor: Fred AFV

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: GB DDAY Normandia - Flak 88-18 AFV Club 1/35

MensagemEscrita por Fred AFV » 30 Ago 2014, 23:01

Caro Rui:
que me perdoem vendedores, modelistas,etc, mas estas seriam as minhas opções...«penso eu de que» :?:

VERLINDEN:
vantagens: mais baratas e com corpo e pernas separadas, o que dá para «trocas e baldrocas».

Como uma AA 88mm seria «calma» ( antes de baixar o cano e começar a apontar para os tanques), da pilha Verlinden
Imagem

escolhi estes:
Imagem

no entanto ver tudo em:
http://www.historexagents.com/shop/hxse ... German,S.S.

trocas e baldrocas: simples «eliminações» e adaptações de braços à peça:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Desvantagem da Verlinden: as cabeças poderiam mais bem gravadas;
por isso sugiro: cabeças da Hornet...do melhor que há ( até em expressões )
http://www.historexagents.com/shop/hxse ... cKey=Heads
meia calma meio desembarque:
HGH/5
HGH/18

em alerta:
HGH/ 4
Não tenho comissões , mas na BIGCAT há Hornet a 10,35 € !!! ( Sr. Emanuel)
http://bigcat.com.pt/hgh-04-5-heads-ger ... resina-135

Ver estes links:
Sockelshop....Alemanha ( Alpine, Evolution, Stalingrad)
http://www.dersockelshop.de/militaermod ... lbau-1-35/

Alpine:
http://www.dersockelshop.de/search/index/sSearch/Alpine

Evolution:
http://www.dersockelshop.de/search/inde ... /evolution

Stalingrad:
http://www.dersockelshop.de/search/inde ... stalingrad

No entanto estas figuras extraordinárias em detalhe, vêm «inteiras», pelo que trocas e baldrocas :(

E para « que não restem dúvidas»,
insígnias de artilheiros da Eduard ( é só colar...já vêm pintadas :D )
http://www.eduard.com/store/Eduard/Phot ... -1-35.html
Estas insígnias existem na Marsigor /Porto: ( Sr. Simão)
http://www.amarelasinternet.com/pt/maia ... scala.html

Espero ter sido útil :?:

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 16:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por RJMSilva » 04 Set 2014, 18:06

Mais uma vez quero agradecer-te a disponibilidade para ajudares.
Vou seguir algumas propostas e entretanto estou a pesquisar os vários sites para descobrir outras possibilidades.
Ainda não idealizei exactamente a cena mas irá depender das figurinas que adquirir.
O próximo passo será a pintura do 88. De seguida a realização, em gesso, do "Bunker" e lá para o fim, então as figurinas ( que para mim são uma dor de cabeça!!)
Espero voltar a mexer nisto ainda este mês...pois a minha participação na Luftwaffe está "quase" terminada. :D
.
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
Leo 2A6, SKFZ 250, PZKW II, PZKW III, PZKW IV, PZKW VI. Mirage III, Valentine MkI ,Centauro, Spitfire Mk Vb, Chaparral, Jeep M38A1, Beep, Vickers Portugal (T26)..... tantos modelos e tão pouco tempo!!!!
RJMSilva

Registado desde: 21 Jun 2013, 14:28
Medalhas: 1
GB 87 - MBT-Main Battle Tank (1)
Nome real: Rui J.M.Silva

MensagemEscrita por RJMSilva » 04 Out 2014, 10:44

Finalmente lá me decidi com a bonecragem :D
Não consegui algumas figuras que o Fred me propôs mas lá arranjei umas alternativas...
Com as personagens vieram também uma panóplia de acessórios que eu acho imprescindíveis para juntar ao Dio.

Imagem

Em relação à qualidade do material, deixo aqui o meu parecer :D
Stalingrad : 5 estrelas. Primeira vez que compro, para repetir
Alpine: 4,5 estrelas. Já estava a espera...
Hornet: 5 estrelas. Maravilha as expressões das cabeças!
Verlinden: 3,5 estrelas: Sendo antiga.... as mais recentes são melhores.
Tamyia: 2 estrelas. Esta caixa não é das melhores, já tive melhor mas tambem já por cá passou pior
Miniart: 1 estrela ( para não dar 0) Não volta a comprar. Ou tive azar com este caixa, ou então é mesmo assim pois vi estes bonecos no Modelscala e não estavam assim tão mal. A arte do artista é que devia ser Top para transformar isto em algo de bom :)

Mais umas fotos do conjunto... com mais Zoom

Imagem
Imagem

Como podem ver, a folha de decalcs das insígnias alemãs vêem "profanada" sem a simbologia típica nazi! Adeus suásticas e SS´s :(

Ficam as fotos de algumas figuras que já iniciei...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Para já é tudo.....
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
Leo 2A6, SKFZ 250, PZKW II, PZKW III, PZKW IV, PZKW VI. Mirage III, Valentine MkI ,Centauro, Spitfire Mk Vb, Chaparral, Jeep M38A1, Beep, Vickers Portugal (T26)..... tantos modelos e tão pouco tempo!!!!
RJMSilva

MensagemEscrita por Pac » 04 Out 2014, 11:42

Jesus, o que vai para ai!!! :shock: Uma companhia completa de soldados com mantimentos para todo o inverno. :mrgreen:
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 20:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por Fred AFV » 04 Out 2014, 12:34

Caro Rui:
ainda bem que a tua opinião é coincidente:
de facto em 1º lugar Stalingrad e cabeças Hornet ( não esquecer a Evolution) e por último a MiniArt ( isto da caixa ter um bonito desenho dá para desconfiar).
Quanto ao resto:
plusmodel: nunca tive essa caixa, mas não é nada má;
Panzerart: um espanto;
Easyline: desconhecia :oops: ,mas grande detalhe dos jerry cans ( a tampa) e com a vantagem de virem inteiros ( sem a parte da pega em separado).
E essa dos decalques virem «profanados» :twisted: :twisted: :twisted: ...mas se fosse uma «foice e um martelo» :mrgreen:

Agora já não há desculpas para não sair daí ...AQUELE diorama :D

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)

MensagemEscrita por RJMSilva » 04 Out 2014, 20:57

Boas Fred,
AQUELE Diorama é de um Mestre. Eu continuo a ser um mero aprendiz a Amador que vai tentando imitar os Artistas destas bandas :lol:
A base já está em andamento; moldura de fotos comprados num chinês perto de si por 6 aéreos. Sobrelevada para dar relevo....
As dimensões serão 25cmx30cm.
Como nos meus Dio anteriores, a primeira preocupação será o peso. Nada de gessos. Inicialmente estava para ai virado mas.... os vidros da vitrina não aguentariam!! Vou-me ficar pelo Balsa, PVC e esferovite.
Assim que tiver mais um tempito , tiro umas fotos :wink:
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
RJMSilva

MensagemEscrita por RJMSilva » 11 Out 2014, 22:36

Para variar um pouco do plástico, iniciei então a base...
O muro em betão é feito em PVC de 5 mm e espessura de 15mm, a parte de cima do muro são restos de madeira que por aqui andavam.

Imagem
Imagem

Para "encher, vai com esferovite e de seguida isolação com silicone para evitar que as humidades deformem a base. Uso inclusive o vidro da moldura... Ganhar no peso!

Imagem

Agora la vamos rebocar....Não , não é Nesquik...é mesmo areia fininha.

Imagem
Imagem

Mais esferovite para encher o terreno, muro de betão no seu lugar... e o chão preparado.

Imagem

Aplicação de massa Dass para o relevo do terreno.

Imagem

Aqui com o 88 já "pintado de "german grey", para ter uma ideia mais geral....

Imagem

Para hoje é tudo. Pois ainda estou a estudar a parte de trás. :shock:
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
RJMSilva

MensagemEscrita por Fred AFV » 12 Out 2014, 00:11

Caro Rui:
pois...e ESTE não é..AQUELE diorama :?: :shock:
Boa continuação, que isto de ver dioramar dá Gôzo :D

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

MensagemEscrita por RJMSilva » 18 Out 2014, 22:31

Nestes últimos dias dediquei algum tempo à pesquisa dos 88 na Normandia. Pois para situar historicamente o Dio precisava de ter mais dados, como cartas das posições das flacks e saber quais os grupos que por ali estavam estacionados.
Felizmente encontrei um excelente mapa com a posição de todas as defesa alemãs em volta de Omaha Beach.

Imagem

Fica então decidido o lugar: Arredores de Trevières. Quando, bem será mais lá para o dia 8 ou 9, depois dos US terem conseguido passar pela D1.
Com a localização, fica então também decidido a unidade: III./1 Sturm-Flak-Regiment Gruppe :wink:

Imagem

Infelizmente, não consegui nenhuma foto dos 88 nas posições indicadas. :(
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
RJMSilva

MensagemEscrita por Fred AFV » 18 Out 2014, 23:23

Caro Rui:
e fez muito bem em pesquisar: não é de todo tempo perdido , bem pelo contrário :D
Posto foto dum 88mm : pode não ser bem em Trevières , mas é lá perto: o aspecto era este :
Imagem

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

MensagemEscrita por Vitor Costa » 18 Out 2014, 23:52

Olá Rui

Poderá ser uma azelhice o que vou dizer mas a peça não está "escondida" demais? ou seja face ao muro seria difícil fazer pontaria para baixo. Não conheço o território mas calculo que a arma estivesse colocada para fazer frente a uma invasão... estando num ponto alto o tiro estaria muito limitado, não :D?
Desculpa a intromissão!

abraço

Vitor Costa
É só plástico!

FTB

I keep an eye on you ;-)
"O silencio dos corruptos" Grande filme! :D
Vitor Costa

Registado desde: 16 Jun 2006, 23:05

MensagemEscrita por armpcm » 20 Out 2014, 12:00

RJMSilva wrote:Fica então decidido o lugar: Arredores de Trevières. Quando, bem será mais lá para o dia 8 ou 9, depois dos US terem conseguido passar pela D1. Com a localização, fica então também decidido a unidade: III./1 Sturm-Flak-Regiment Gruppe...Infelizmente, não consegui nenhuma foto dos 88 nas posições indicadas. :(

Boa dia Rui,
Vou só deixar aqui umas coisas para aguçar o apetite antes de ir dar uma volta ao acervo a ver se tenho que te possa ajudar. :wink:

A unidade que escolheste foi organizada em Abril de 19444 a partir de elementos do Flak-Regt. 431 e foi reposicionada a 6 de Junho na aréa de Isigny/Bayeaux até a altura em que se retirou para a famosa bolsa de Falaise, foi comandada pelo Oberst Paul von Kistowski (com uma interrupção entre 19 de Julho a 2 de Agosto em que o comando foi assegurado pelo Oberst Bayer).

Aqui fica um mapa das praias que levam ao 88mm.

Imagem

Umas fotos de peças de artilharia na praia e umas mais para a retaguarda e espalhadas pelos campos da Normandia. :)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abraço,
Pedro Monteiro

Imagem
armpcm

Registado desde: 22 Fev 2012, 08:30
Nome real: Pedro Monteiro

MensagemEscrita por RJMSilva » 20 Out 2014, 16:08

Boas pessoal,
Desde já queria agradecer a todos o empenho e dedicação demonstrada em ajudar neste projeto. Fico muitíssimo contente por ver os meus amigos envolvidos nisto! Demonstra claramente a mais valia do Forum.

Vou tentar, rapidamente dar algum feed-back às ultimas ideias propostas:
Amigo Fred, linda foto no meio da ceara! Seria uma excelente oportunidade mas sinceramente não me sinto preparado para esse desafio :( . Tambem é verdade que orientei o projeto para uma solução mais fácil. Deixo as fotos mais abaixo.

Caro Vitor, é verdade que para estar em posição anti carro, este muro só atrapalha e dificilmente conseguiria abater uns quantos Shermans ou mesmo o Cromwell do Fred :lol: mas, como disse, a posição natural, ou planeada, para esta peça era de DCA, daí a peça estar mais virado para o céu à procura de Tyfons e outros P51! Vide a organização das linhas de defesa alemãs.
A minha ideia será mais uma situação mixta, onde face ao avanço da tropas US, estes Kamarades da Luftwaffe, para se defenderem, terem que baixar o 88 e abrirem fogo.

Caro armpcm, muito obrigado pelo mapa e pelas fotos. Dá para tirar algumas ideias :wink:

Bem agora vou deixar de falar/escrever e passar ao que interessa mais ( acho eu :lol: )

Pre-Shadings um pouco por todo o lado...
Imagem
Imagem

Material usado no chão:
Imagem

Vista aerea já com o muro pintado e o chão à volta quase acabado...
Imagem

Mais uns pormenores...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bem, por enquanto está assim. Irá faltar algumas "retouches" que deixo para mais tarde. Eu sei que é bem diferente das fotos por vós apresentadas.... espero não ter muito desiludido....

Ontem, ainda comecei a dar os envelhecimentos no 88. Estado actual do bicho:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Para finalizar, hoje, ficam estas do conjunto:
Imagem
Imagem
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
RJMSilva

MensagemEscrita por Fred AFV » 20 Out 2014, 19:29

Caro Rui:
fico feliz quando vejo «dioramar» e sobretudo à 1/35 :D
Mas, sem querer o «pseudo-mestre», quem chegou até aqui, sujeita-se a ter que dar ...mais :wink:

1.Emplacement:
a. muito boa a textura do chão :D
b. no parapeito, com uma lixa fina/média, «alisar»: o concreto, na horizontal, não fica tão texturado;
c. tente dar um banho de preto diluído, na vertical: pano sêco ao lado, e ir repetindo até ser aquele cimento :wink:
d. na junção do 88mm ao cimento, menos ferrugem: um «círculo» escuro, desenhando o redondo dos pés do canhão;
e. muito boa a ideia de colocar o taipal: obra inacabada, pois começou a invasion;
f. mas não esquecer de «avermelhar» os ferros saídos.

2.88mm:
a. a madeira dos bancos :roll:
b. estabilizadores: ferrugem a mais;
c. as correntes deverão levar ferrugem;
d. o «sextante», a peça quadri circular que dá a altura do disparo da peça, não pode levar ferrugem: era a peça fundamental para um bom tiro; só prateado.

3. Terreno:
vai-me «escusar», mas o terreno não corresponde ao resto :(
a. tente uniformizar os contrastes castanho/creme: um banho de DUST diluído e depois de sêco, a pincel meio sêco com branco, «puxar» as pedras;
b. verdes junto às paredes: onde o terreno foi mais mexido para as fundações do muro de cimento, as «ervas» aparecem de imediato.

Sei que, depois de ver o que até aqui foi feito, consegue bem melhor :D
Não sei nem quero criticar/ajuizar, apenas sei que esse 88mm poderá ficar :roll:
Espero que aceite o desafio :wink:

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

MensagemEscrita por RJMSilva » 21 Out 2014, 06:21

Bom dia Fred,
O desafio ? Claro que aceito e já posso até dizer que parte dele está superado!
Conseguir a sua, e de mais uns colegas, atenção para com este meu trabalho já é gratificante.
Ter os vossos comentários/criticas é o que qualquer um deseija para poder melhorar/evoluir nesta arte.
Quanto as sugestões, irei por em prática pois alguns pontos referidos tambem não estavam do meu agrado (vide cor do terreno). :D
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada:
M109A2
Panzer 38T
AML 60
BF 109 G6
Land Rover LW109

Na mira:
RJMSilva

AnteriorSeguinte

Voltar a D-Day Normandia