GB DDAY - Kpfw IV H - Academy 1/35

GB para celebrar os 70 anos do desembarque das tropas aliadas na costa norte francesa.
D-DAY: apenas as 24 horas das 0.00 às 24.00 de 6 de Junho de 1944.
NORMANDIA: o tempo que levaram os aliados a libertar esta província.

Prazo: 1 de Julho de 2014 a 30 de Junho de 2015.

Promotor: Fred AFV

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: GB DDAY - Kpfw IV H - Academy 1/35

MensagemEscrita por Paulo Fera » 28 Jul 2014, 22:52

Muito bom, a acompanhar !
Paulo Fera

Registado desde: 01 Mar 2014, 15:54
Nome real: Paulo Fera

MensagemEscrita por ricardo barroso » 06 Ago 2014, 16:59

Saudações a Todos,

Caro João, muito obrigado pelas suas sábias palavras, assim como pelas dicas. Irei agora dentro em breve praticar mais pinturas em figuras. De facto, a metáfora das PE como o Cilício dos Modelistas é muito adequada. Em primeiro lugar, porque tanto o uso do cilício assim como das PE requer ascese e mortificação, cada qual à sua maneira. E, em segundo lugar, e até o mais importante é que o cilício para os católicos, tal como as PE para os modelistas, não são um fim em si mesmo, mas um meio para alcançar um fim maior.

Caro Fred, obrigado pela indicação dos livros. O SS Regalia já obtive em .PDF, o da Verlinden ainda estou à caça lol.

Caro Paulo, obrigado pela dica, já estive a rever novamente o teu T-34. A massa usada era uma que cá tinha, um Epoxy Putty Compound da Tamiya, ainda terei de experimentar um dia Milliput, mas como já tinha aquela lá decidi experimentar.

Caro Gonçalo, Araújo e Paulo Fera, obrigado pela paciência e palavras em acompanhar esta novela venezuelana.
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

Registado desde: 04 Jul 2013, 14:54
Nome real: Ricardo Barroso Batista

MensagemEscrita por ricardo barroso » 06 Ago 2014, 17:07

Continuação...

Decidi não aplicar o betume no final, mas aproveitei para tapar buracos e lixar antes de colar mais peças e a coisa tornar-se mais difícil.

Imagem

Depois foi voltar ao metal e dobrar, dobrar, colar...

Imagem
Imagem

Foi então que percebi, que sendo que ia usar os guarda lamas e aquelas duas peças da frente (das quais não sei o termo certo) em PE, então usar o Compound para fazer o Zimmerit seria inviável. Então, tal como havia realizado na traseira do tanque, lá fiz batota e usei o Zimmerit PE. Ao início estava com medo por causa dos "estilos" diferentes. Mas depois, de alguma inquietação, lá decidi resignar-me e utilizei o Zimmerit PE para essas partes.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Continua...
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por ricardo barroso » 06 Ago 2014, 17:18

Continuação...

Entretanto, lá a luta continuava com as PE...

Foi então, que até pensei comprar aqueles "aplicadores de CA". Depois, não me recordo exactamente do sitio, encontrei na internet, numa crítica de um usuário a esses "aplicadores" um feito pelo próprio. Dai tive uma inspiração, qual dáimon, de pegar em agulhas de cozer, fazer vários cortes sobre a entrada da linha, de forma a que graças ao efeito capilar uma pequenina quantidade de CA pudesse ai ficar retida e depois libertada para colar as peças. Fiz algumas experiência com sucesso, mas das experiências, aprendi que estas resultavam melhor com CA de baixa viscosidade.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora devidamente armado, e deste ponto em diante, tornou-se mais fácil aplicar cola sem fazer muita bodega :)

Depois nas laterais da frente lá tive de cortar com uma tesoura o Zimmerit PE e aplicar.

Imagem
Imagem

As coisas seguiam muito devagar e, um problema comum era quando alguma peça caia ao chão. Uma das coisas que tive oportunidade de observar é que as PE não são atraidas por um IMAN, pelo que apanhá-las do chão requereu tanta ou mais paciência que trabalhar com elas lololol.

Imagem

Depois voltando aos acessórios...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Continua...
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por ricardo barroso » 06 Ago 2014, 17:30

Continuação...

Entretanto, cada peça era um tormento...
Neste Kit não dá para fechar os olhos e colar, antes de cada peça ser colocada, era preciso fazer um Test-Fit (nome pimpão), localizar os problemas e procurar minimizá-los. Uma das coisas que não me saia da cabeça e que já calculava que viria dar muitas dores de cabeça era o Schurzen. Então, estava sempre a pensar no Schurzen... isto vai estragar o kit, isto pode correr mal, como veio a correr LOL :lol:

Então, apesar de não estar nos meus planos preparar logo o Schurzen sem colar as outras pecinhas, lá decidi avançar para acalmar o espírito.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Entretanto para não enjoar ao Schurzen, fui voltando a debruçar-me em outras pecinhas...

Imagem

Depois dobrar as PE em formato circular demonstrou ser uma tarefa mais dificil que a planeada. Esta que envolve a cúpula da torre, demonstrou isso bem não ter ficado num círculo perfeito. Ainda estive para retirar e usar a de plástico, mas esta era tão tosca, que lá decidi ficar com o que tinha.

Imagem
Imagem

Depois foi juntar tudo para ver como estava a ficar

Imagem

Depois voltar as pecinhas...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Continua...
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por ricardo barroso » 06 Ago 2014, 17:43

Continuação...

Depois foi voltar a praticar dobrar fio de cobre para fazer aquelas molas. Pois as primeiras que fiz e coloquei aqui sairam mal, mas com prática as coisas foram melhorando até ficar com estas já melhores que as iniciais.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois lá voltei ao Schurzen mas na torre...

Imagem

Depois voltar a ter uma imagem global

Imagem

Depois mais umas pecinhas. Eu decidi não colar as ferramentas e utensílios exteriores do tanque. Colei as "braçadeiras" ou como se chamam aquelas pegas e afins... Para depois pintar separadamente as peças e encaixá-las no final nessas "braçadeiras".

Imagem

Depois lá tentei fazer um suporte em cobre para uma roda suplente na traseira

Imagem

E regressei ao Schurzen...
Lixar, lixar, lixar, até sair uma estranha camada de pó escuro das fotogravuras. Já tinha observado, em experiências anteriores que os próprios primários não aderem bem ao metal. E, nessas experiências, observei que se lixasse as fotogravuras até sair aquele pó escuro, depois a adesão da tinta melhorava bastante. Parece que as PE levam no final um banho quimico ou qualquer coisa do género, pelo menos fico com essa impressão. No entanto, e à cautela, decidi comprar primário da Gunze para metal.

As saias depois de lixadas, depois de removido aquele pó escuro.
Imagem

Depois trabalho de Chinês...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois virei-me para o canhão...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois nova imagem no global
Imagem

Depois um simples teste com Schurzen sem colar, e a faltar o terceiro encaixe nas placas, apenas as peças penduradas
Imagem

Agora estou com uns problemas no Schurzen da Torre, mas isso vai ficar para o próximo episódio...
Obrigado pela vossa atenção e paciência,
Saudações,
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por Fred AFV » 06 Ago 2014, 19:05

Caro Ricardo:
encantado por seguir o frete dos PE :wink: ...tudo muito limpinho :shock:
Essa da agulha...é por «osmose» :D Eu faço com um simples arame :oops:
As molas das protecções frontais e posteriores poderiam ter sido feitas enroladas no próprio arame: ficariam mais «escaladas» :( ;é só repetir...
As Shurtzen ( simplesmente saias na língua de Camões e Fernando Pessoa) estão óptimas :shock: :shock: :shock: São assim mesmo: certinhas ,nem à saída da fábrica, quanto mais depois no campo de batalha...até uns «buraquinhos» e uns «entortanços» :wink: . Alguns módulos até desapareciam...

Bom trabalho: agora quero ver uma pintura a condizer :D

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 17:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por ricardo barroso » 21 Ago 2014, 19:29

Saudações a Todos,

Caro Frederico, não tinha pensado nisso. Sinceramente não me apeteceu descolar as molas, mas seguirei doravante o conselho de enrolar o fio no próprio fio. Sinceramente, também não coloquei as molas da parte da frente. Obrigado pelos seus valiosos conselhos.

Bom a Schurzen na torre teve grandes problemas. A torre da Academy, como já viram nas fotos que coloquei anteriormente é muito grande. Então, lá tive de usar o schurzen da torre da Academy. Bom foi um berbicacho... Porque, nem o Schurzen da torre da Academy bate bem com a torre... Enfim...

Lá tive de retirar o metal da torre e lixar tudo bem.

Imagem

Depois como queria para as figuras as portas do schurzen da torre abertas fiz uma cirurgia. As portas do schurzen em plástico da Academy vinham fechados. Então, fui cortá-los, tendo também aproveitado os puxadores do schurzen metálico e, as dobradiças das portas do schurzen metálico.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois testes de encaixe do Schurzen da Torre em plástico na torre. Como podem ver a coisa não ficou bem...

Imagem

Depois o Schurzen da Torre colado.

Imagem

Continua...
Agora não tenho tempo para continuar a colocar o resto das fotos e processo, logo que puder continuo...
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por Fred AFV » 21 Ago 2014, 19:46

Caro Ricardo:
de onde veio este Artista ?
Perante isto...vou-me dedicar à pesca :(
Grande trabalho com os PE :shock:

Uma observação:
sendo a protecção da torre bem mais visível que as Shurtzen, valia a pena «mais» um investimento: arranjar umas em PE...e então :roll:
Boa continuação.

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)

MensagemEscrita por ricardo barroso » 21 Ago 2014, 20:10

Olá a Todos,

Caro Fred, sinto-me :oops:

Ou seja, eu escrevi o último post a correr e não fui claro, tendo depois ter de sair e não continuado. Eu tinha as saias da torre, ou protecções da torre, não conheço bem o vocabulário, em metal da Eduard, pois veio tudo no mesmo pacote. O problema é que estas não encaixam bem com o tamanho da torre da Academy, por isso e, infelizmente, tive de as trocar pelas de plástico. E no processo, já estava tão irritado, que fiz uma coisa que só mais tarde me arrependi; ou melhor não fiz uma coisa, que foi ter tapado aqueles círculos de plástico que estão cavados para dentro... Para mim os AFV são muito difíceis.

Depois colei as últimas PE mais sensíveis no tanque. Deixei estas para o fim, porque tinha medo que com o manuseamento as partisse.

Depois disso feito, e ainda faltam umas pequenas PE para depois de pintado, lá preparei o tanque para a pintura.

Comecei por dar dois banhos ao tanque, um com Água e Vinagre, para melhor adesão da tinta ao metal. Seguido por um banho de Água e Sabão.

Imagem
Imagem

Depois de seco os preparativos para o início da pintura.

Imagem

A pintura decidi fazer uma coisa simples. Comecei pelo primário preto.

Imagem

Depois o primário Dark Yellow da Vallejo com Branco

Imagem
Imagem

Depois o Dark Yellow final

Imagem

Depois tentei a tal modulação de cor, mas não fiquei grande fã... Isso é uma questão mais estética do que propriamente modelistica... :lol: Mas tentei, sem aqueles grandes resultados. A minha objecção é mais à filosofia da coisa lol.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois apliquei o verde

Imagem

Depois o castanho

Imagem

Eu no processo não fui tirando mais fotografias...

Continua...
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por Fred AFV » 21 Ago 2014, 20:19

Caro Ricardo:
«empìricamente» , fui eu que li mal :oops:
«filosòficamente», foi o Ricardo que explicou bem :D ( reli o texto :wink: ).
Muito bom esse IV.

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

MensagemEscrita por ricardo barroso » 21 Ago 2014, 20:24

Continuação...

Entretanto lá dei início à Vinheta.

O Esquema original não é meu mas de Fred AFV, presente nas suas Master-Class de Dioramas neste fórum. Por isso, será melhor seguir este post do que propriamente o meu sobre como se faz esta base: http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?f=69&t=23459&start=375

Eu limitei-me a introduzir umas pequenas alterações:

- Decidi utilizar uma base de 30*40cm
- A moldura seria colocada à volta da base em vez de dentro.

O esquema lol

Imagem

E dei início...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Então, a ideia, à Imagem do Modelo de Fred AFV (aka Frederico Nogueira), é ter uma estrada em areia onde existe um muro e um "rio" (água). A diferença que introduzo é que haverá uma "propriedade" do outro lado do muro, tendo um portão que estará aberto em madeira. Também junto ao muro de pedra que separa a estrada da água haveria uma pequena calçada...

Depois, haverá um "padre" a olhar a partir do portão da propriedade, uma coluna militar a passar, assim como um cívil francês na calçada do outro lado da estrada. Planeio introduzir um barco a remos ligado aquele pontão em madeira (tal como o ensinado por Fred AFV). Depois como quero o Kpfw IV parado, vou colocar um Kubelwagen parado à frente com um condutor a receber instruções. A tripulação estará parada a ver o que se passa adiante.

Em termos gerais é isto aquilo que pretendia. Estou a descrever isto um pouco à pressa porque neste momento não tenho muito tempo.

Lá comecei com o portão (isto ainda são tentativas)...

Imagem
Imagem
Alterado pela última vez por ricardo barroso a 21 Ago 2014, 20:33, no total de 1 vez.
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por ricardo barroso » 21 Ago 2014, 20:31

Continuação...

Depois como estava com dificuldades em trabalhar a balsa decidi comprar uma placa de PVC. Para mim foi mais fácil cortar o PVC que a balsa de forma direita e lá segui.

Imagem
Imagem

Depois para a calçada decidi experimentar a massa DAS, mas sinceramente não fiquei fã lol.

Imagem
Imagem
Imagem

Depois trabalhar a cortiça pequenina como vem na Master-Class, revelou-se muito difícil para mim. Creio que o problema foi ter comprado uma cortiça de 1mm de espessura "Auto-Colante". Além disso, tive dificuldades em cortar fininho sem haver "estragos". Então decidi aumentar as dimensões, como tal estas dimensões não são as mesmas utilizadas na Master-Class.

Os problemas...

Imagem

Com as dimensões maiores

Imagem

Depois paciência de chinês no corte lol

Imagem

Depois preparação para a colagem

Imagem

Colagem...

Imagem

Depois tratar dos cantos das pedras grandes.

Imagem

Depois colagem concluída. As coisas não ficaram muito direitas, mas a certa altura confesso que estava a perder a paciência, mas lá decidi dentro dos possíveis terminar o trabalho. :D

Imagem

Continua...
Peço desculpa pela celeridade e erros no meu texto, pois estou a escrever isto à pressa.

Continua dentro em breve...
ImagemImagemImagemImagem
ricardo barroso

MensagemEscrita por RJMSilva » 18 Set 2014, 14:09

Mas que grande trabalho! Gostei da construção do carro. Cinco estrelas!!!
Pessoalmente não sou fã dessa camouflagem mas aceito ( olha só o chico esperto a opinar :D )
Agora o Dio.... Sem palavras. Adoro esses muros. Mesmo que não permitas, vou copiar!!!!
A seguir este teu trabalho com muita atenção.
Força no Dio!
"O Futuro de Nós dirá"
Imagem
Na Bancada
Panzer II
AML 60
BF 109 G6
Dodge WC Jipão
Chaparral

Na mira:
Leo 2A6, SKFZ 250, PZKW III, PZKW IV, PZKW VI. Mirage III, Valentine MkI ,Centauro, Spitfire Mk Vb, Jeep M38A1, Beep, Vickers Portugal (T26)..... tantos modelos e tão pouco tempo!!!!
RJMSilva

Registado desde: 21 Jun 2013, 15:28
Medalhas: 1
GB 87 - MBT-Main Battle Tank (1)
Nome real: Rui J.M.Silva

MensagemEscrita por Fred AFV » 18 Set 2014, 15:53

Caro Ricardo:
:shock: :shock: :shock:
essa base é mais que um «doutoramento»...é uma «cátedra»: um verdadeiro workshop ( nesta fase ou no final, peço-lhe para postar as fotos que achar mais relevantes no tópico dos workshops): é o exemplo de como um «aluno» :D supera o «professor» :oops: e de como «tudo se consegue ... tentando»: um verdadeiro desafio para todos.
Temos DIORAMISTA...Maravilha ( e o meu ego inchou)
OBRIGADO.

sugestão:
no muro à beira-rio:
as lajetas no topo nos muros costumam ser ou iguais ou ligeiramente mais largas que a largura do muro, pouco «recortadas» e encostando umas às outras, evitando assim infiltrações.

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

AnteriorSeguinte

Voltar a D-Day Normandia