GB Figuras & Ficção - ITUV Valhalla

Prazo: 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2014
Promotor: Vrykolakas

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

GB Figuras & Ficção - ITUV Valhalla

MensagemEscrita por Rove » 12 Jan 2014, 16:45

Espaço reservado para a história da nave...assim que a escrever! :oops:

Aproveitei o tempo chuvoso e a folga para começar a trabalhar. Infelizmente o trabalho começou logo a correr mal, visto que:

a) não tinha assim tanta cortiça como queria, por isso tive que reutilizar de outros projectos
b) deve ser por causa da temperatura baixa, mas a cola quente estava a secar demasiado depressa.
c) as primeiras fotos que tirei com o telemóvel não abrem.

Sendo assim, não tenho as fotos da cortiça toda a ser cortada, apenas do péssimo resultado final (e que será o corpo do cargueiro):

Imagem

O interior teve que ser reforçado, com espaçadores para azulejos e cola-quente, visto que só a supercola não me estava a aguentar a estrutura.

Imagem

E ainda tive que ouvir umas piadas sobre estar a fazer um "canteiro em cortiça" (ok, visto assim realmente parece um canteiro :P)

Imagem

Aqui não dá para ver bem, mas como é normal nas minhas construções, apesar da régua, do esquadro, dos cortes precisos...a estrutura não está igual e ficou meia abatida ali a meio.

Imagem

Mais fotos daqui a bocado!
Alterado pela última vez por Rove a 12 Jan 2014, 19:34, no total de 1 vez.
Rove

Registado desde: 13 Abr 2010, 00:59
Medalhas: 2
GB 41 - Caixa de Sobras (2)
Nome real: Rodrigo Silva Vergueiro

Re: GB Figuras & Ficção - ITUV Valhalla

MensagemEscrita por Rove » 12 Jan 2014, 17:53

Se já mostrei o corpo da nave, faltam os porões/compartimentos de carga. Para isso vou usar 2 embalagens da Suchard Express. A estrutura será assim:

Imagem

Estas embalagens são fixes visto que abrem assim:

Imagem

Mas só abrem por um dos lados, claro. O que me vai obrigar a improvisar. Primeiro corto o fundo da embalagem:

Imagem

Imagem

Depois é só questão de colocar outra tampa (sim, já tenho uma colecção bastante grande destas embalagens :oops: ) e pronto! Um porão que abre para os dois lados:

Imagem

O resto mais daqui a bocado.
Rove

MensagemEscrita por Rove » 12 Jan 2014, 19:14

Para os motores, vou usar tampas de ketchup (o verde, da Calvé, parece mesmo um motor gigante!) e da Sports Luso (ou coisa que lhe valha, não sei o nome correcto, mas fiz colecção):

Imagem

O cockpit vai ser uma embalagem de sobremesa da Pizza Hut:

Imagem

Já agora, a título de curiosidade, aqui fica o que fiz com uma embalagem gémea:

Imagem

Mas neste caso não lhe vou colocar um tubo por cima, mas sim uma tampa de um desodorizante:

Imagem

Resultado final:

Imagem

Fica algo mais parecido com uma cápsula espacial, o que é um bocado o meu objectivo. A ideia é que este cápsula também funcione como cápsula salva-vidas no caso de haver algum acidente. Vai ter um sistema de acoplagem (provavelmente feito com ímans) que me vai permitir separar esta cockpit do corpo da nave.

Mas para perceberem melhor a ideia, aqui fica uma vista de cima do conjunto:
Imagem

Ainda me faltam desencantar: um radar; depósitos de combustível externos; um pequeno canhão de defesa (contra os irritantes piratas espaciais!) e greebles para detalher e cobrir toda aquela cortiça.
Rove

MensagemEscrita por ARocha » 12 Jan 2014, 19:19

Isto esta a ficar interessante :D
Vou querer ver como vai acabar :D :D
ARocha

Registado desde: 07 Abr 2013, 14:19
Nome real: António Rocha

MensagemEscrita por Vrykolakas » 12 Jan 2014, 20:44

Sim, cheio de curiosidade. Por exemplo, o que fará com a textura da cortiça?
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Vrykolakas

Registado desde: 04 Out 2012, 15:03
Medalhas: 15
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 69 - Helicópteros (1) GB 70 - Frente Russa (1)
Nome real: Paulo Ayres Muselli de Mendonça

MensagemEscrita por Rove » 12 Jan 2014, 22:16

Vrykolakas wrote:Sim, cheio de curiosidade. Por exemplo, o que fará com a textura da cortiça?

A cortiça é daquelas para usar em pavimentos, por isso 1 dos lados não tem textura, visto que está tratada. É exactamente por isso que a cortei da maneira que cortei, para que a parte tratada fique para fora. Mas mesmo assim já estou a pensar numa maneira de cobrir tudo e fazer os painéis da nave - provavelmente vou usar etiquetas autocolantes, tal como fiz há uns anos atrás neste modelo:

Imagem
Rove

MensagemEscrita por Rove » 24 Jan 2014, 19:09

Nestas folgas aproveitei para trabalhar mais um bocado no projecto. Tal como tinha referido anteriormente, quase toda a superfície do veículo foi tapada com etiquetas autocolantes de diferentes tamanhos e formas:

Imagem

Imagem

O resultado final foi este:

Imagem

E como os autocolantes já são velhos, tive que colar alguns com supercola...

Imagem

Enquanto isso tudo secava, aproveitei para ir lixando algumas peças que tenciono usar - nomeadamente estas cápsulas, que são género Kinder, mas bem maiores:

Imagem

A ideia original era fazer algo assim:

Imagem

mas entretanto já mudei de ideias. Vou usar as cápsulas, mas provavelmente sem a do meio. Estão é todas lixadas, a ver se a tinta consegue pegar...

No entanto, o motor principal é para manter e já está colado...com supercola. Pensei que iria ter que utilizar cola-quente, mas afinal não foi preciso:

Imagem
Rove

MensagemEscrita por Rove » 24 Jan 2014, 19:34

Entretanto decidi encher o "canteiro", para dar mais peso à nave. Sendo assim, comecei por uma camada de cartão e muita cola-quente:

Imagem

Depois enchi com uma carrada de autocolantes que já não colavam!

Imagem

E mais cartão. Para verem como aguenta o peso, coloquei peso por cima e não abateu um milímetro:

Imagem

Depois meti mais umas tampas para fazerem de base da nave (também meti uns bocados de sprue e palhinhas para fazerem de tubagens, mas não tirei fotos a tudo :oops: )

Imagem

Entretanto lembrei-me de lhe meter uns motores laterais (são caixas de palitos do Continente, com tampas de Luso).

Imagem

Para terem uma ideia de escala, tirei a foto com algumas figuras de 28mm. E dentro dos "contentores" da nave, consigo meter os meus contentores de 28mm

Imagem
Imagem

Isto visto de cima, fica assim:
Imagem

E com as portas abertas:

Imagem

Como já devem ter reparado, nota-se bastante que aquela zona a meio não está assim muito a direito. Mas espero que com a tinta deixe de se notar tanto (visto que acaba o contraste entre a cor da cortiça e o branco dos autocolantes).

Acho que no espaço entre os motores laterais (os azuis :mrgreen: ) vou meter a torre de comando e desistir da ideia de a colocar à frente. Ou seja, vai parecer mais um Star Destroyer do que uma uma Eagle... :|
Rove

MensagemEscrita por Pac » 24 Jan 2014, 22:44

Estou super curioso, quero ver como vai ficar pintado. :D
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 21:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por Rove » 24 Jan 2014, 23:34

Pac wrote:Estou super curioso, quero ver como vai ficar pintado. :D

Eu vou experimentar o meu aerógfrafo Lidl nele, por isso os resultados podem não ser os melhores, lol. :oops:
Rove

MensagemEscrita por MrTrafa » 25 Jan 2014, 02:04

Eu estou como diz o Pac, curioso não só com a pintura mas com o resultado final.
MrTrafa

Registado desde: 01 Jun 2011, 13:50
Nome real: A.Trafa

MensagemEscrita por Rove » 19 Mar 2014, 17:35

Estou com um grande problema em termos da construção - os autocolantes estão todos a descolar (presumo que seja devido ao calor) e se reforço com supercola, ficam todos manchados e isso nota-se quando se tentam pintar.

Sendo assim - e se o criador do GB não se importar, claro - gostava de recomeçar o projecto a partir deste post.
Rove

MensagemEscrita por Vrykolakas » 01 Jul 2014, 02:19

Ótima oportunidade para passar para o Inacabados III....
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Vrykolakas

Registado desde: 04 Out 2012, 15:03
Medalhas: 15
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 69 - Helicópteros (1) GB 70 - Frente Russa (1)
Nome real: Paulo Ayres Muselli de Mendonça

Voltar a Figuras e Ficção - Tema Livre