GB Ardenas - Pz.Kpfw. IV ausf. H/J - 1:35 Tamiya [CONCLUÍDO]

Prazo: 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2013
Promotor: Fred AFV

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: GB Ardenas - Pz.Kpfw. IV ausf. H/J - 1:35 Tamiya

MensagemEscrita por goncalomsn » 29 Dez 2013, 08:17

Pac wrote:Agora é suja-lo com poeiras e lama, e talvez um bocadinho de gelo em cima. :D

... e entranto Paulo, fica a faltar o jeito para o fazer :) Vamos ver o que sai, vou experimentar algumas coisas.

Mais uns avanços que neste modelo exigem muito tempo, dado o número de pormenores que traz. É verdadeiramente fantástico mas ainda é exigente para mim, demasiado, diria.

Imagem

Depois foi colar os elementos todos já pintados ou pintados no local- toneladas de trabalho, e no fim direi que valeu a pena, creio :) Estive a ver algumas fotos do Pz.IV de 1944+ e decidi fazer um mix&match de algumas configurações. Esta vai ter os spare tracks nos lower glaces (lamento, não sei como se diz em Português, é na parte de baixo da frente do tanque), no «capot» e do lado direito junto à MG do casco. Há variações com elementos na torre, a toda a volta da parte da frente, etc. Escolhi como para todo o resto, algum equilíbrio estético. Já entre a MG e a escotilha do condutor fica um dos rodados sobressalentes, assim como na parte de trás. Acrescentei os capacetes no exterior, jerrycans de água para levarem a cruz branca (acrescenta riqueza), ferramentas várias comuns, cabo de reboque etc.

Imagem

Em termos de pintura, a maior parte das ferramentas foi feita com Gun Metal da Tamiya, os capacetes, extintor, varetas e cans com Vallejo 'German Grey' e aclaramentos, o 'muffler' com 'Black' de base, 'Hull Red' para dar os vermelhos e uns toque de óleos com 'Burnt Sienna'- para experimentar (levará pós 'Rust' mais tarde). As lagartas levaram com um primário de preto, depois pintei-os com 'Panzer Series Flat Earth', e no fim dei pincel seco de 'Natural Steel' nas partes que «comem» a estrada. No fim vai levar washes e pós.

Vou agora «fechar» a pintura desta fase com 'Future' e deixar pousar. Depois vêm os decalques, os desgastes, filtros, washes, pós e se tudo correr bem, fotos finais :D

Um abraço,
Gonçalo
goncalomsn

Registado desde: 06 Jul 2011, 00:41
Medalhas: 10
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 50 - Batalha de Inglaterra (1) GB 51 - Luftwaffe: 33-45 (1) GB 52 - Blindados Modernos (1)
Nome real: Gonçalo Nunes

MensagemEscrita por Fred AFV » 30 Dez 2013, 00:51

Caro Gonçalo:
está quase...o kit e o GB :D

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 17:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por goncalomsn » 31 Dez 2013, 17:11

Fred AFV wrote:está quase...o kit e o GB :D

Parafraseando um mestre dos nossos tempos.... aaaahh, quase mestre, enfim, o Gandalf!, um modelista nunca está atrasado, nem adiantado, ele entraga as coisas exactamente quando pretende. Digamos que foi assim comigo :)

Bom, esta última parte foi frenética e em partes mais um trabalho que um gozo. Mas queria mesmo terminar o kit a tempo, não pela medalha mas porque sei que se não fosse esse incentivo, ficaria parado ad aeternum. Assim valeu,

A pá, o macaco, o jerrycan, a picareta, a roda, o capacete, hatches, portas, lagartas, enfim, toneladas de coisas para pintar em primeiro na base, depois os apoios da cor da 'camo', mais os erros e as correcções, etc, etc. Horas e horas. Depois de tudo (finalmente) terminado dei uma de 'future' do Pingo Doce para selar. Então veio o desafio: weathering. É muito trabalho para chegarmos aqui e por mais que já o tenhamos feito- e eu ainda não fiz muitas vezes, surgem sempre dúvidas. Cada 'googlada' é um método e eu ainda tenho que tentar outra coisa que saia do meu espaço de conforto nesta área, porque o que faço actualmente não sei se resulta, falta conselho de alguém mais experiente. Então a ver:
    '*Fechar' pintura base com cera
    * Pincel seco nas arestas e saliências para evidenciar desgaste. Aqui acabo por fazer também essa técnica com mais energia ao longo de todo o tanque, mesmo nas superfícies lisas, para simular riscos na estrutura. Fico sem saber que técnica é esta, se é pincel seco se é uma versão 'plus' da mesma, se é nabice pura :roll:
    * Depois aplico um wash. "Wash" digo eu, mas na realidade é um misto de wash com filtro, porque demasiado diluídos os óleos com 'white spirit', ficam résteas sedimentadas da pasta e o efeito supostamente uniforme a entrar nas gretas e a acumular-se na base das saliências, morre. Se diluir menos, fica um filtro que cobre e sobrepõe-se à pintura criando uma nova camada de tonalidade- como «tento» o wash com cores escuras, fica todo o conjunto bem mais escuro. Talvez, e digo talvez por um critério generoso, se admita que o Pz.IV apanhou muita terra/lama húmida que lhe tenha conferido uma tonalidade mais escura. Mas nem é isso que me preocupa, é quando quiser fazer algo mais a sul onde as cores claras devem ser isso mesmo. Mas adiante.
    * A seguir vêm os pós, foi a primeira vez que os utilizei, não tem uma curva de aprendizagem longa, mas de aperfeiçoamento isso já tem. Como sempre, devo ter pecado por excesso, era previsível, mas o impacto visual para um novato supera essa percepção de exagero. O potencial é fantástico. Ainda não percebi porque é que - estando as superfícies secas, há alturas em que o pó adere à macho, e outras onde nem à lei da bala aquilo «cola».

Feito o resumo, aí estão o que interessa, que são as fotos.

Ah, antes do mais, como boa nota convém perguntar se não vier explícito em compras de «sobras», o estado dos decalques. Os que vieram com este kit bem velhinho, estavam absolutamente inutilizáveis. Por mero acaso, tinha decalques de um outro panzer cá em casa, mesmo não podendo usar o símbolo da divisão, sempre desenrasquei os códigos e a cruz alemã.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Muito obrigado a quem espreitou e comentou. Agora preciso mesmo de críticas, eu acho que fiz algumas coisas bem (weathering-wise), mas tenho a sensação que posso ter falhado. A vossa crítica ou sugestão vai ajudar imenso nesta fase onde fui tanto para fora de pé.

Terminar um trabalho e contribuir para o fórum é um prazer, é manter este espaço vivo, seja esse trabalho bom ou mau. Hoje estou particularmente feliz em meter mais um "acabado" num GB patrocinado por um colaborador como o Fred.

Boas festas e um excelente 2014 para todos vocês, família e amigos. Até ao próximo GB.
Gonçalo
goncalomsn

3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 50 - Batalha de Inglaterra (1) GB 51 - Luftwaffe: 33-45 (1) GB 52 - Blindados Modernos (1)

Re: GB Ardenas - Pz.Kpfw. IV ausf. H/J - 1:35 Tamiya [CONCLU

MensagemEscrita por Fred AFV » 31 Dez 2013, 17:30

Caro Gonçalo:

essa do «patrocinado por um colaborador como o Fred» :oops: :oops: :oops:
não é preciso tanto: a tua medalha está garantida :D

Eu e todos nós é que agradecemos a tua disponibilidade em participares e acabares aquilo que eu não consegui (« grande patrocinador» :evil: !!!)

Agora sim: estas fotos já dão a noção correcta das cores.
Pena os decalques: também envelhecem...como eu :(
Quanto aos jerry cans: de facto visualmente dá gôzo vê-los...mas no meio da neve, eles/alemães precisariam de água ? :wink:

Uma vez mais, em meu nome e estou certo , de todos, obrigado pela tua participação
Bom Ano e até...próximos GB's

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 17:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por goncalomsn » 31 Dez 2013, 17:37

Fred AFV wrote:Quanto aos jerry cans: de facto visualmente dá gôzo vê-los...mas no meio da neve, eles/alemães precisariam de água ? :wink:

Era água destilada para o ferro de engomar: uma tripulação de um panzer, tem que andar aprumada :D

G|
goncalomsn

MensagemEscrita por mareb » 31 Dez 2013, 18:33

Parabéns pela peça e pela finalização a tempo e horas. Gostei muito das cores do escape. Gostei menos do contraste da parte superior, mais desgastada, com os rodados que estão muito limpinhos. Mas se calhar é do efeito dos jerries com água. :)
Pelo menos este não vai para o INACABADOS II :lol:
mareb

Registado desde: 24 Mai 2007, 15:15
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 24 - Junkers Ju.87 (1)
Nome real: Araújo Rebelo

MensagemEscrita por goncalomsn » 31 Dez 2013, 18:42

mareb wrote:Parabéns pela peça e pela finalização a tempo e horas. Gostei muito das cores do escape. Gostei menos do contraste da parte superior, mais desgastada, com os rodados que estão muito limpinhos. Mas se calhar é do efeito dos jerries com água. :)
Pelo menos este não vai para o INACABADOS II :lol:

Muito bem observado Araujo, de facto «abatotei» (neologismo?) essa parte por ficar tapada pelas chapas, não obstante não ter tido pudor em mostrá-las. Para mim os kits têm um tempo de vida útil, e a deste já estava esgotadíssima, a partir deste ponto era mais dor que prazer e o modelismo para mim ainda é gozo :)

E sim, roubei-te uma inscrição nos Inacabados II! :D Mas não precisas, esse GB já é um sucesso mesmo antes de começar :D

Abraço,
G|
goncalomsn

Anterior

Voltar a Battle of the Bulge - Ardenas