GB Ardenas - Pz.Kpfw. IV ausf. H/J - 1:35 Tamiya [CONCLUÍDO]

Prazo: 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2013
Promotor: Fred AFV

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

GB Ardenas - Pz.Kpfw. IV ausf. H/J - 1:35 Tamiya [CONCLUÍDO]

MensagemEscrita por goncalomsn » 12 Ago 2013, 22:45

Olá viva,

A minha proposta para este GB é um Panzer IV. A versão vai ser a ausf. J a partir de um modelo H da Tamiya. Com a ajuda do Frederico lá concluímos que a versão J poderia ser feita a partir deste kit se fosse considerada early-production, uma vez que a diferença exterior visível entre versões que é o muffler, na produção inicial, anda não existia. Outras diferenças significativas tinham a ver com a rotação da torre que na versão 'J' passou a ser manual: com a necessidade no final da guerra de produzir mais unidades, simplificaram-se os modelos para uma produção mais rápida e económica. Não sou fanático dos pormenores técnicos, mas se os conseguirmos incluir, todos ganham.

Imagem
A unidade que deverei fazer pertencerá à 2ª SS Panzer Division 'Das Reich', in wiki:
(...) the 2nd SS Panzer Division Das Reich took part in the Battle of the Bulge to punch through the Ardennes Forest in an attempt to reclaim the port of Antwerp on 16 December 1944. Coming within 23 miles (37 km) of the River Meuse, the Division was halted at Manhay on 25 December, and then slowly smashed by Allied counter-attacks.

in 'Armor at War Series', "Panzers of the Ardennes Offensive, 1944-45"
Nesta foto, o 'muffler' parece de facto o que vem da versão H, e não os 'Flammentöter' da produção ulterior.
Imagem

Imagem

A 'camo' ainda está para decidir, mas assim como era dada alguma liberdade às unidades para o esquema, também eu provavelmente usufruirei dessa prerrogativa.

Até já,
Gonçalo
Alterado pela última vez por goncalomsn a 31 Dez 2013, 17:11, no total de 1 vez.
goncalomsn

Registado desde: 06 Jul 2011, 00:41
Medalhas: 10
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 50 - Batalha de Inglaterra (1) GB 51 - Luftwaffe: 33-45 (1) GB 52 - Blindados Modernos (1)
Nome real: Gonçalo Nunes

Re: GB Ardenas - Pz.Kpfw. IV ausf. H/J - 1:35 Tamiya

MensagemEscrita por goncalomsn » 12 Ago 2013, 23:06

Fotos da praxe sobre o modelo, molde antigo e provavelmente bem conhecido, mas para mim tem muito bom aspecto. Foi 'reciclado' daqui do fórum.

Caixa bem velhinha, mas a batalha das Ardenas também já foi há 70 anos :lol:
Imagem

Sprues:
Imagem

Imagem

Imagem

Abraço,
Gonçalo
goncalomsn

3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 50 - Batalha de Inglaterra (1) GB 51 - Luftwaffe: 33-45 (1) GB 52 - Blindados Modernos (1)

MensagemEscrita por Pac » 12 Ago 2013, 23:17

É de molde antigo e de caixa velhinha mas bem pintado fica ao lado de um de molde superior. :D
Abraço
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 21:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

MensagemEscrita por Fred AFV » 13 Ago 2013, 00:10

Caro Gonçalo:

à laia de desafio e sei que consegue, esta camo ficaria uma maravilha.
Poderá parecer difícil, mas com uma tira de plástico com uns buraquinhos de diferentes diâmetros «tipo máscara» e ir repetindo, será fácil.

Imagem

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

Registado desde: 20 Out 2011, 17:23
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)
Nome real: Frederico Nogueira

MensagemEscrita por goncalomsn » 17 Ago 2013, 02:42

Ora viva,

@Paulo: estou a gostar muito do modelo, concordo contigo :D

@Fred: uma excelente sugestão, era exactamente a que gostava de fazer, resta saber se na altura de pintar, sai a coragem para testar as «unhas», principalmente porque um amigo me emprestou um aerógrafo novo para experimentar....

Quanto aos avanços, já fui adiantando alguma coisa. Já consegui montar todos os elementos do 'corpo', e estou a entrar na montagem do L48 e da torre. Com uma ou outra dificuldade, funciona tudo às maravilhas em termos de encaixes. Todas as peças que não são da estrutura (ex: ferramentas) também já foram retiradas para pintar à parte. Vou no passo 10/15, mais 3 para as armour plates.

Umas fotos para registar os avanços:
Imagem

Uma das dificuldades mais evidentes, um espaço demasiado grande para deixar passar. O truque (porque continuo sem ter Evergreen :evil: ), foi agarrar numa aleta(?) de um míssil antigo que tinha para aqui, limá-la o suficiente para entrar na greta, e depois cortar e limar os excessos. Infelizmente as fotos- que são do meu telemóvel, ora saem bem ora não se aproveitam. O resultado pode ser visto mais à frente.
Imagem

Imagem

Início dos rodados, e...
Imagem

... o pesadelo das rodinhas para pintar.
Imagem

Fotos dos elementos montados (excepto ferramentas, rodas sobressalentes).
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

That's, all folks :)
Gonçalo
goncalomsn

MensagemEscrita por goncalomsn » 16 Dez 2013, 08:06

Ora boas,

Quatro meses depois retomo este tema e este modelo. O tempo não tem sido muito, e a vontade também não, o que pela minha experiência significou que era melhor não «forçar» o modelo, normalmente dá asneira. Vamos ver se o consigo terminar a tempo do GB.

A primeira coisa que fiz lembrou-me os aviões, que foi pintar o interior do tanque. Pelo que vi e li o interior era claro (branco/pérola) para aproveitar ao máximo a reflexão da luz uma vez que o interior era exíguo. Dei-lhe uma base mais escura adivinhando a pouca «colagem» do branco ao modelo e a seguir dei-lhe a pintura final. Vi também que a torre- pelo menos esta, ficava extremamente suja e gasta, pelo que resolvi fazer mais umas experiências com óleos. Não fiquei convencido com o resultado, mas é mais um passo no sentido certo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ora depois veio a blindagem extra, e como seria de esperar, correu mal. As instrucções estão fraquinhas neste aspecto e é difícil perceber onde vai encaixar tudo. Se seguir as poucas guias no modelo onde colocar os suportes superiores na torre, os inferiores ficam a nadar no ar. Depois há que conseguir por cima deste pesadelo, unir uniformemente os 5 elementos da blidagem em si à volta da torre que são finos como papel. Um problema e mais que um desafio, uma frustração. Enfim, lá consegui depois de muito tempo chegar a uma solução de compromisso entre o desejável e o possível. Os suportes para as «saias» laterais foram menos complicados, mas os aros que estão fixos na blindagem e que vão encaixar nesse suporte, são mesmo à justa, e basta os orifícios onde se colam serem mais pronfundos que já não funcionam por não ficarem fixo. Tive que refazer alguns com fio de arame.

Imagem

Imagem

Depois foi pintar o modelo, a base em amarelo foi dada com um Badger 100 de um amigo, mas correu- para não variar, muito mal. Pode ter sido da tinta da Tamiya que estava no fim e estava muito pastosa, não consegui uma boa diluição. Mas pode também ter sido do artista, ainda não consegui perceber o que estou a fazer bem quando corre bem e o seu inverso. 20% das vezes corre muito bem, 20% corre razoavelmente, 60% das vezes corre mal. Alas.

Neste momento dei a primeira cor da cammo de verde, a seguir virá a 'hull red'. A pintura ficará uma variação da sugestão do Fred. Muita coisa ainda por fazer, este tanque tem muito pormenor, o que é bom, mas dá trabalho :)

Imagem

Obrigado por espreitarem,
Gonçalo
goncalomsn

MensagemEscrita por Fred AFV » 16 Dez 2013, 11:40

Caro Gonçalo.
venha então o hull red e os pormenores que ainda faltam.
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

3 GBs (1) GB 58 - Acidentados/Destruídos (1) GB 64 - D-Day (1) GB 67 - Caçadores de Tanques (1) GB 71 - Artilharia (1)

MensagemEscrita por mareb » 16 Dez 2013, 14:36

A acompanhar com muito interesse.
mareb

Registado desde: 24 Mai 2007, 15:15
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 24 - Junkers Ju.87 (1)
Nome real: Araújo Rebelo

MensagemEscrita por goncalomsn » 18 Dez 2013, 02:50

Boas,

Depois de muitas horas a pintar a segunda cor e a pôr as 'chip', não gostei nada do resultado. Em primeiro lugar, "Hull red" my ass, aquilo é um castanho escuro. E depois, claramente que me entusiasmei na quantidade de pintinhas (estava cansado, com pressa e já sem pensar quando as pintei). Pese embora a pintura ainda estivesse longe de concluída, o resultado está muito mau. Solução? Misturar vermelho com a 'hull red' para a tornar mais próxima, e moderar nos dots. Para a primeira já testei 30-70 e ficou agradável.

Pintar tudo de novo, haja paciência de modelista. E um whisky para ajudar.

Imagem

Abraço,
Gonçalo
goncalomsn

MensagemEscrita por mareb » 18 Dez 2013, 11:49

Caro Gonçalo,

No seu lugar não tomaria decisões precipitadas. Quero com isto dizer que a aplicação da camo não está tão mal como isso, principalmente porque ainda irá sofrer (penso eu) um processo de lavagens e "sujidades", cujo resultado final, como sabemos, altera bastante o aspecto da pintura original.
Quanto ao tom do "hull red", antes de atirar com a toalha ao chão experimente aplicar pigmentos duma côr bem clara, tipo areia clara. Não perde nada em experimentar e quem sabe se lhe poupará novo processo de pintura.
Quanto ao scotch, totalmente de acordo :)
mareb

Registado desde: 24 Mai 2007, 15:15
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 24 - Junkers Ju.87 (1)
Nome real: Araújo Rebelo

MensagemEscrita por Fred AFV » 18 Dez 2013, 17:28

Caro Gonçalo:
já tinha lido que iria aplicar Hull red: nada disse pois pensei que o aplicasse misturado.
Sugestões:
castanhos:
um cocktail destes dois:
Imagem
71041...tank brown
035......cam. light brown

verdes:
um cocktail destes três:
Imagem
011...verde panzer
71022...cam. verde
71019...cam. dark green

para as «manchinhas»:
num bocado de plástico ´fazer uns furinhos com uma braca com +--2mm;
ou, como penso que serão aplicadas a pincel e não a aerógrafo:
furinhos num bocado de acetato: vê-se melhor e é mais «moldável».
Imagem
Fita cola nas pontas para fixar e...pintar :wink:
Espero ter ajudado.

Quanto ao...azul ?
Não pode: tem de ser verde.

Se conseguir tirar a tinta, faça-o e se recomeçar de novo, vai ter um Panzer IV bem melhor :wink: ;
quanto ao «chá da Escócia»: cheio e com...muito gêlo :D :D

Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Saudações «modelísticas»
Fred AFV
Fred AFV

MensagemEscrita por goncalomsn » 18 Dez 2013, 20:00

Obrigado Fred, Araújo :)

Já re-pintei o 'Hull Red' misturado com Red e resultou de forma muito satisfatória (pelo menos para mim), e o 'Panzer Olive Green' também vai levar mistura, as sugestões são boas. Quanto às bolinhas ainda vou estudar a ideia :)

O weathering vai ajudar sim, estou a contar com essas 'batotas' como o Fred diz, mas queria ter uma base melhor e está felizmente a resultar messe sentido.

Obrigado a ambos,
Gonçalo
goncalomsn

MensagemEscrita por goncalomsn » 19 Dez 2013, 07:00

E boas outra vez,

Já pintei de novo a camo do panzer e ficou melhor. Magnífico? Duvido muitíssimo, mas ainda assim, melhor. Usei as bases que já tinha: 'Hull red' e 'Panzer olive green' e misturei respectivamente com 'Red' e 'Olive green'. A proporção foi de... sendo pouco técnico: 3 gotas das primeiras para uma gota «gorda» das segundas. Já olho para o modelo e parece um panzer (no meu critério generoso). Agora falta pintar as 'bolinhas' e ainda estou a estudar a coisa para ficar bem, e proporcionado (vou testar o acetato, Fred). Ainda falta também rectificar 'pinceladas' fora de sítio e fronteiras da camo.

Depois preciso na fase de weathering e após os washes e filtros (presumo), dar-lhe o efeito pó que o Araújo refere para lhe retirar a cor viva que ainda tem (e tem mais na foto que no modelo actual). Como lhe posso dar esse efeito? Distribuir uma camada dessa 'areia clara' referida, de forma uniforme pelo modelo todo como se o tivesse a pintar por inteiro? Só usei pós uma vez para marcar os escapes de um avião.

Imagem

Imagem

Abraço,
Gonçalo
goncalomsn

MensagemEscrita por goncalomsn » 23 Dez 2013, 13:09

Update da pintura base ainda a cru. Ver se o acabo a tempo de entrar pelas Ardenas, se bem que a batalha já começou a 16 deste mês, se não me engano.

Imagem

Abraço,
G|
goncalomsn

MensagemEscrita por Pac » 26 Dez 2013, 01:45

Agora é suja-lo com poeiras e lama, e talvez um bocadinho de gelo em cima. :D
Pac

Registado desde: 07 Ago 2010, 21:20
Medalhas: 4
GB 62 - Embarcações (1) GB 71 - Artilharia (1) GB 79 - Emb. Superfície WWII (1) GB 80 - Ficção-Tema Livre (1)
Nome real: Paulo

Seguinte

Voltar a Battle of the Bulge - Ardenas