GB Ficção - Goblins de Moria - GW - 28mm - Concluído

Prazo: 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2013.
Promotor: Vrykolakas

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

GB Ficção - Goblins de Moria - GW - 28mm - Concluído

MensagemEscrita por Duke Atreides » 11 Jul 2013, 01:19

Ora então, Goblins?!
Para esta apresentação estava ainda na dúvida entre os termos que devia usar, Goblins ou Orcs. Acontece que essa é uma discussão que varre a internet (o horror, o drama!) mas ao que parece, são a mesma coisa (coisas, esverdeadas ou acastanhadas e más como as cobras). O próprio Tolkien não tinha (ou parecia ter) certezas quanto ao termo a usar, pelo que surgem referências às mesmas personagens usando os dois termos.
Pois, faltou dizer de onde surgem estas criaturas! Penso que todos conhecerão o mundo de JRR Tolkien, criador do Senhor dos Anéis e do Hobbit, as duas obras mais conhecidas. https://pt.wikipedia.org/wiki/J._R._R._Tolkien
Adiante, quando saiu o primeiro filme da trilogia Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, um dos produtos de merchandising (não sei se directamente relacionados), a Games Workshop lançou em plástico várias figuras em fascículos coleccionáveis (e também algumas figuras em metal). A minha esposa é que era fã, mas comprei uns quantos números (na altura nem sabia, mas havia a mesma coisa em caixa. No entanto, as caixas são caríssimas em relação ao que paguei pelas figuras! Quer dizer, já não me lembro particularmente do que paguei, mas isto é meia caixa, e tendo em conta que uma caixa custa 20 libras, penso que me ficou barato...) e entre essas figuras estão estes Goblins. Voltando à descrição, são maus e vivem nas profundezas da terra, em minas e grutas de todo o género. A sua origem não está clarificada, mas o que interessa é que são a base da infantaria de Mordor (que é como quem diz, de Sauron - que é como quem diz, do Mal!!). :D Complicado? Ide ver os filmes!

Então, 4 goblins com lanças, 4 com arco e outros 4 uma espécie de escudo e espada. Ah, as figuras são de slot, ou seja, encaixam numa ranhura nas bases individuais, apropriadas para wargame.

As figuras já estão coladas e já foram pintadas há anos! Mas muito mal pintadas, sem obedecer a qualquer plano ou "regra". Há umas semanas "ganhei" mais umas quantas e aproveitei o balanço para voltar à estaca zero com todas elas! Primário em todas! (sem tirar a pintura antiga... :oops: o que deu em detalhes mais esbatidos)
ImagemImagem

Vi um tutorial - e ao escrever isto é que me lembrei dos fascículos e de os usar! - na net sobre a pintura destes malandros e tentei segui-lo, embora com algumas nuances nos tons... Verde? Mas nem gosto de os ver verdes! Os dos filmes eram castanhos, da lama de onde sairam! Depois do verde, um wash acastanhado. Fica melhor...
ImagemImagem

E era suposto dar outro wash. Optei por um tom mais escuro de castanho, mas de wash tem pouco... Enfim, penso que agora, com um dry brush clarinho, isto se compõe!
ImagemImagem
Alterado pela última vez por Duke Atreides a 08 Fev 2014, 13:36, num total de 2 alterações.
Duke Atreides

Registado desde: 22 Mai 2009, 17:14
Medalhas: 12
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)
Nome real: David Silva

Re: GB Ficção - Goblins de Moria - Games Workshop - 28mm

MensagemEscrita por Vrykolakas » 11 Jul 2013, 02:20

Acompanhando.... tenho algumas "toneladas" deles nas trevas, esperando algum dia ver a luz do dia.

Os Goblins do LOR são castanho acizentados (ou seria cinzento amarronzados...?). Os orcs seriam mais amarronzados e os Urk Hai quase negros..

Os verdes vieram com o D&D.

Acho que os seus estão indo por um excelente caminho...
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Vrykolakas

Registado desde: 04 Out 2012, 15:03
Medalhas: 15
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 69 - Helicópteros (1) GB 70 - Frente Russa (1)
Nome real: Paulo Ayres Muselli de Mendonça

MensagemEscrita por armpcm » 11 Jul 2013, 08:11

Duke Atreides wrote:Ora então, Goblins?!

Agora só falta um anão para compor o ramalhete :mrgreen: vou acompanhar como fã de Tolkien que sou.
Abraço,
Pedro Monteiro

Imagem
armpcm

Registado desde: 22 Fev 2012, 09:30
Nome real: Pedro Monteiro

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 11 Jul 2013, 09:56

Olá David

Ainda bem que já tenho companhia aqui no "GB da Fricção". Estava-me a sentir meio solitário :)

LOTR é sempre um clássico. Veja de lá essa manada de orc ou globlins ou o que sejam! :)

Vais fazer uma base / diorama para o conjunto, ou deixá-los isolados nas respetivas bases individuais?
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 18:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Duke Atreides » 11 Jul 2013, 11:25

Antonio Sobral wrote:
Vais fazer uma base / diorama para o conjunto, ou deixá-los isolados nas respetivas bases individuais?

Boa pergunta! Tinha pensado em deixá-los nas bases individuais. Aliás, já estão coladas, e creio que é mesmo a melhor opção, até porque tenho mais figuras e nunca se sabe se a qualquer momento não há novas "entradas". Também não pensei em nenhum momento em particular da história para retratar.
Vou mesmo deixá-los em modo wargame, e farei um cenário onde lhes possa tirar umas fotos e até talvez lançar uns dados!

Adenda: Ando louco à procura do resto do material, não encontro em casa, nem em casa dos meus pais!! :evil:
Para ver se não estava maluco fiz uma busca na net para ter a certeza que comprei o que penso ter comprado ( :P ) e encontrei este velho tópico http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?f=22&t=4419...
Duke Atreides

3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)

MensagemEscrita por Duke Atreides » 15 Jul 2013, 23:42

Avanço antes do fim-de-semana...

- O dry-brush claro (talvez demasiado claro, mas para já está bom) onde há pele.
- O metal onde há... bem, metal! :P É claro que não é para ficar assim reluzente!

Imagem
Duke Atreides

MensagemEscrita por Duke Atreides » 20 Jul 2013, 00:09

Novo avanço, com todas as partes pintadas com a cor base. Agora vou avançar para uns washes.
E ainda tenho as bases, mas isso praticamente só uma relvinha e umas pedrinhas e fica prontinho... :P

Imagem
Imagem
Duke Atreides

Re: GB Ficção - Goblins de Moria - GW - 28mm - cores base

MensagemEscrita por Vrykolakas » 20 Jul 2013, 01:35

Goblins em cores festivas? Devem estar felizes, provavelmente pegaram algum hobit...hehehehe

Depois dê um close em um deles para a gente ver.
Trespassors will be shot
Vrykolakas

3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 69 - Helicópteros (1) GB 70 - Frente Russa (1)

MensagemEscrita por Jorge Torres » 22 Jul 2013, 08:26

Tambem estou ansioso pelo final
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=g9ulF3eDcW0

http://www.youtube.com/watch?v=KyWYNK7uUro

Grandes citações da Humanidade são sempre seguidas do nome de grandes génios entre aspas. "Jorge Torres"
Jorge Torres

Registado desde: 12 Nov 2007, 22:13
Medalhas: 26
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1) GB 18 - Luftwaffe: 1939-1945 (1)

MensagemEscrita por Duke Atreides » 23 Jul 2013, 01:33

Obrigado pelo interesse. Esta semana vai ser difícil "postar" mais alguma coisa, tive de emprestar a máquina aos sogros que foram passear!

Vrykolakas wrote:Goblins em cores festivas? Devem estar felizes, provavelmente pegaram algum hobit...hehehehe

Depois dê um close em um deles para a gente ver.

Essas cores não ficam assim. Neste momento já levaram um wash preto na figura toda, e acho que ainda vão para outra "dose"!
Acho que vou experimentar um wash verde para a pele (sei lá o que vai resultar! :P ) e mais preto nas roupas e armaduras!
Duke Atreides

MensagemEscrita por Duke Atreides » 20 Ago 2013, 15:37

Mais um avanço. Embora me parece que foi mais uma regressão. :(

ImagemImagem
Primeiro dei verde na pele e depois uma mistura de skintone e castanho chocolate (Citadel) ficou mais escuro do que o que tinha e não me parece ter melhorado nada.
ImagemImagem
Duke Atreides

MensagemEscrita por Vrykolakas » 20 Ago 2013, 17:03

Ficaram menos festivos. O que seria positivo, não?
Trespassors will be shot
Vrykolakas

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 21 Ago 2013, 08:47

Olá David

Tens de ter paciência para o pessoal mais pitosga como eu e colocar fotos um bocado maiores, senão não consigo perceber os detalhes :)

Pelo que consigo perceber parecem-me bem!
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 18:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

Re: GB Ficção - Goblins de Moria - GW - 28mm - pintura termi

MensagemEscrita por Duke Atreides » 29 Set 2013, 03:14

Caro Sobral, colocar a foto maior, não consigo... :( mas se for ao post onde a guardei e clicar na imagem, já se vê melhor. Não que isso seja benéfico para a vossa opinião acerca do trabalho! :P (http://www.marshalat1dot72.blogspot.pt/2013/08/hi-there-this-is-final-picture-of.html)

Para quem não está para ir ao blogue e quer manter a ilusão, aqui fica a última imagem.
Imagem

Infelizmente, não deu para mais. Em termos de pintura, estão concluídos. Não atingi os tons que queria na pele, mas ficou perto o suficiente. Falta concluir as bases, o que não acontecerá tão cedo.

Deixo ao critério do dinamizador decidir pela validação ou não desta participação.
Duke Atreides

MensagemEscrita por Vrykolakas » 29 Set 2013, 07:55

Realmente eles ficaram meio anêmicos. Mas não consegue finalizar nem uma base para ficar bonitinha a finalização?
Trespassors will be shot
Vrykolakas

Seguinte

Voltar a Ficção - Tema Livre