ANO MODELÍSTICO DE 2017 E… V BEJA MODELSHOW

O que vai acontecendo por aí....

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

ANO MODELÍSTICO DE 2017 E… V BEJA MODELSHOW

MensagemEscrita por prog4ever » 11 Dez 2017, 14:10

Boa tarde.

Embora esta exposição tenha ocorrido no fim de semana de 1/2/3 de Dezembro, afazeres profissionais não permitiram que fizesse a competente recensão crítica da mesma. Só neste fim de semana, pude alinhavar o presente texto.
Como um dos dois organizadores do evento - o Dr. Simão Matos - afirmou "aos quatro ventos" que eu iria "falar mal" do ModelShow, aqui estou, obedientemente, a fazer-lhe a vontade.

No ano de 2017, participei como concorrente e expositor em 16 concursos (5 deles em Portugal e 11 em Espanha), totalizando a módica quilometragem de 14.620km - sim, eu faço as contas! - com resultados mais ou menos satisfatórios, como é óbvio.

Pois bem, em termos de qualidade média dos trabalhos, posso afirmar, sem qualquer dúvida, que as "nossas" exposições são tão boas como as "deles". "Eles" são mais do que "nós", há mais modelos nas "deles", mas não necessariamente melhores, em termos médios, como disse.

Sou particular amigo, tanto do "campeão mundial" de Aviação - em Telford 2017 - como do "campeão mundial" de Automodelismo (ou "civil", se preferirem) - em Jabekke 2017. São pessoas afáveis, sempre prontas a ajudar quem precisa, sem "peneiras" e/ou arrogância, como, infelizmente, também conheço alguns. Para além destes, também sou amigo de um dos melhores modelistas de Carros de Combate de Espanha, cujos trabalhos se podem apreciar na revista da "Abrams Squad", a quem devo quase toda a minha aprendizagem em oxidação, desgaste e envelhecimento de modelos. Têm-me todos ajudado a possuir "olhos clínicos" na apreciação de modelos expostos e/ou a concurso, pela Península afora.

Como apreciação a todos os concursos, também em termos organizativos, nada ficamos a dever aos "nuestros hermanos". Penso que eles têm a vantagem de possuírem mais elementos nos diversos clubes organizadores, o que lhes facilita toda a logística (os casos de Leganés, Torrent e Fuengirola já são "clássicas", nesse aspecto).

Embora aconselhe aos colegas modelistas umas "escapadelas" a Espanha, tenho de alertar-vos para uma criteriosa e atempada escolha, a fim de que não "consumam" gato por lebre.
Tal como cá, aliás…
Por cá, o Modelismo continua bem e recomenda-se. É um facto que somos "sempre os mesmos", mas a qualidade continua em alta, o que é uma alegria verificar.

a) Iniciando a minha participação, em Portugal, pela Leirimodel, ninguém ficou mais admirado do que eu, pela maneira "como me trataram". E quem está habituado a ver-me pelas exposições nacionais, sabe que eu não tinha fortes amizades no C.M.R.L., o que só abona a isenção do júri. Curiosamente, só no Beja Modelshow pude cultivar amizades com os membros mais destacados desse mesmo Clube. Mas já lá vamos…
b) Seguidamente, estive presente na tradicional e sólida Modelscala, que continua a ser o maior certame em terras lusas. Nada a dizer sobre esta exposição, pois a "máquina" já está tão bem oleada, que praticamente já nada falha. A frequentar para os anos vindouros, como é lógico…
c) A terceira das exposições cá do burgo foi a Modelmaia, que tem uma qualidade fabulosa e conta com muito esforçados organizadores, que muito têm dignificado o Modelismo, sem dúvida. Aí, só falho por doença (lagarto, lagarto…).
d) A quarta participação é que foi para esquecer. Embora o local seja muito iluminado e ideal para apreciar os excelentes trabalhos expostos, o que é facto é que a Modelstep não me deixa saudades nenhumas! Já no ano anterior tinha julgado a avaliação do júri muito estranha, no que ao Automodelismo dizia respeito, mas atribuí isso ao facto de ser a primeira vez que os organizadores aderiam ao sistema de concurso.
Assim, decidi estar novamente presente, este ano, contrariando o ditado: "à primeira, cai toda a gente; à segunda, só cai quem quer". Pois é, a coisa não correu mesmo nada bem! Não se devem atribuir "ouros" a modelos mal pintados, não brilhantes e com cores absolutamente erradas! Ou "pratas" e "bronzes" a pinturas/envernizamentos com desagradáveis e bem visíveis "cascas de laranja". É bem verdade que a quase totalidade dos Automodelistas não sabe fazer um "pre-shading" em modelos aeronáuticos, mas também é verdade que o pessoal das temáticas militares não sabe envernizar um automóvel/moto e muito menos… poli-lo!
Eu estou a falar do que conheço, claro, mas em amena conversa com um grande amigo, em Beja, fiquei a saber que o mesmo aconteceu em outras categorias, onde o "amiguismo" foi manifesto! Eu, por acaso, tinha reparado que havia uns "senhores" com uns papelinhos "escondidos" nas mãos, a executarem a "votação do público". Por acaso, também, tanto no ano passado, como neste ano, não tive direito a qualquer papelinho de voto. Penso ter havido a costumeira votação do tipo "vota-no-meu-modelo-para-que-eu-vote-no-teu", ou, então, estou enganado e foram só "coincidências". Só que posso admitir "coincidências", mas não "milagres", peço desculpa!

e) A última participação, a fechar o meu ano modelístico, foi no Beja ModelShow, certame bienal a que nunca faltei. Como afirmei no início, o Dr. Simão Matos está à espera de um grande "descasque" da minha parte. Pois então… ele aí vai:
Nunca percebi como podem, apenas DUAS pessoas, colocar de pé um certame de semelhante envergadura. Então este ano, a coisa foi "de escândalo"!!!
Desde a qualidade fenomenal das obras expostas (destaco a Aviação, com algumas das melhores peças que vejo em Espanha, incluídas - aquele Harrier é um sonho! - bem como as Figuras, que este ano estavam muito acima da média).
Pude testemunhar o cuidado e o tempo que o João Calado e o Simão Matos dedicaram à avaliação dos modelos da "sua especialidade". Mesmo para um "maçarico" como eu, em questões de Aeromodelismo Estático, me pareceu que os prémios estavam muito bem atribuídos. Mas se fossem um pouco diferentes, também não teria havido críticas, dada a qualidade extrema dos trabalhos. Até o próprio João Calado, já passava das 2 da matina, se "lamentava" da grande dificuldade que estava a ter na avaliação de tamanha qualidade!

Mas… e o restante do fim de semana? Sim, pois o mais importante é o convívio (ou "cumbíbio", como diria um grande Automodelista!), as trocas de conhecimentos, a laracha, as risadas, etc. bem regadas com os "diluentes" do Porto e de Favaios, do grande conhecedor Manuel Paiva, pela noite fora, acompanhados de uns magníficos doces regionais e de umas "essências de terebentina" em tons de Alfarroba, Figo, Poejo, etc, da grande Boticária Elsa Martins… enfim… estão a ver o filme…

As lojas presentes eram um espanto - a presença de várias Espanholas deram um grande contributo - com especial ênfase na melhoria de qualidade e variedade demonstrada pelo "stand" do Marco Teodoro, que está a apostar fortíssimo, desejando-lhe eu, modestamente, as maiores felicidades e dando-lhe os meus sinceros parabéns pela coragem de investir, quando muitas lojas físicas deste País fecham portas. Só é pena que, em Beja, a "massa crítica" da população não permita bons negócios aos lojistas. Mas isso também era um risco calculado por eles, à partida!

Bem, a única coisa que, sinceramente, não compreendo, é como se pode pensar em terminar com esta grande exposição, precisamente no ano em que ela conheceu níveis nunca antes atingidos!
É evidente que cada vez menos as Autarquias têm meios para dedicar a actividades culturais. Cada vez menos os "carolas" João e Simão têm disponibilidade (especialmente física, pois estão a ficar "kotas") para meterem ombros a uma organização desta natureza. Mas, que diabo, depois de uma tão grande participação de Modelistas, de uma tão grande adesão de público, será que não dá para continuar a "teimar" na carolice?
Claro que, enquanto houver Beja Modelshow, estarei presente, nem que seja de muletas (lagarto, lagarto…). E podem contar comigo, também, na Ferreira ModelShow, embora não seja um concurso.

Resta-me indicar as "velhas" amizades, bem como as "novas" que, felizmente, fiz.
As minhas melhores saudações ao pessoal da Associação de Modelismo de Almada, Rocha e Areal, aos membros do Clube de Modelismo da Região de Leiria, Manso, Luís Alho e Ferreira Gonçalves, ao Zé Funenga, que espero ver num próximo "Modeltróia", aos "nortenhos" Manuel Paiva, Marco Preto e encantadora esposa, ao Dias "Tiger" - um agradável reencontro com este grande amigo! - ao Marco Teodoro, Alejandro Espina e "Señor Nimix", ao José Mira - que não via desde o ModelShow de 2015 - Rui Mendes e à minha "alma gémea" e companheiro autocaravanista João Moreira, ao Vitalino e malta do Montijo, ao Álvaro Lameiras e suas "meninas", que já estão a dar "lições" de Modelismo ao papá, ao Carlos Briz, enfim a todos aqueles de quem possa ter-me inadvertidamente esquecido. Obrigado a todos, pelo excelente fim de semana!

Por fim, é claro, um agradecimento do fundo do coração aos três maiores obreiros da iniciativa: ao Simão Matos, ao João Calado e à Elsa Martins! Dava dó ver os três no Domingo… estavam, positivamente, "um caco"! Até a agressividade do Simão, foi-me assegurado, se devia ao enorme "stress" do fim de semana. Parece que é a sua maneira de reagir ao cansaço, o que é perfeitamente compreensível.
Como se diz aqui pelas minhas bandas: "UM BEM-HAJAM A TODOS!!!"

Agora vou ver se ainda consigo modelar qualquer coisita, pois ainda me levou um par de horas a escrever isto. Só espero que esteja bem redigico!
Ah… também espero que tenha conseguido "falar mal" o suficiente para o Dr. Simão Matos!

Melhores saudações modelísticas

Art
prog4ever

Registado desde: 03 Jun 2012, 15:38
Nome real: Arlindo Silva

Re: ANO MODELÍSTICO DE 2017 E… V BEJA MODELSHOW

MensagemEscrita por ProfeSM » 11 Dez 2017, 15:43

:D Boas amigo Arlindo.
Bem dado nas canelas,como já te conheço à muitos anos tens mais do que à vontade para me dares nos costados, e desde já as minhas desculpas por alguma resposta mais ou menos brusca. Arlindo sabemos que poderemos contar sempre contigo e isso é bastante bom, agradecemos também o teu incentivo, assim como o de todos os modelistas que no final do BEJAMODELSHOW ficaram surpreendidos por tantas vezes termos falado que esta poderia ser a última edição.

Como sabes o BEJAMODELSHOW tem um formato especifico um pouco diferente dos restantes eventos de modelismo do país, aqui envolvemos outras instituições, temos a visita ao centro histórico, o jantar de convivio, a parceria com o PT Nautic, os prémios extra e a parte exterior também do evento. O projecto inicial tal como foi idealizado manteve-se inalterado e de edição para edição a fasquia não só fica mais alta como tentamos que cada evento pelo menos seja igual ou melhor que o anterior.

Infelizmente, como todos puderam constatar este ano o evento ficou completamente sobre os meus ombros e do João Calado, claro que como bons teimosos que somos quando em Novembro de 2016 decidimos avançar era para levar até ao fim. Ainda não fizemos completamente o balanço oficial do evento e ainda estamos a tratar de pagar e acertar as contas finais do mesmo, ainda hoje de manhã tivemos reunião com o Vereador da Câmara que ficou muito impressionado com o evento e que nos incentivou a não deixar de o realizar daqui a dois anos.

Ainda não sabemos o futuro, o que sabemos é que como foi evidente ficámos os dois absolutamente de rastos com este V BEJAMODELSHOW, porque a responsabilidade é bastante grande, porque se alguma coisa corre ou correu mal somos nós dois que damos a cara, porque todos os pormenores e detalhes do antes e do depois cai sobre os dois, e este ano foi demasiado stress nas úlitmas semanas, principalmente por coisas com as quais não somos diretamente responsáveis, só para te dizer que para além da mudança do refeitório na terça-feira antes, as luzes do pavilhão só foram instaladas na semana anterior e na Terça-feira à tarde só tínhamos 10 tampos de mesa da Câmara!!! Uma conversa providencial com o Sr. Palminha (Chefe dos funcionários) permitiu a realização do BEJAMODELSHOW com o empréstimo de mais de 30 tampos e cavaletes por parte do clube de BTT Ferrobico.

Conclusão continuamos a ponderar nova edição do BEJAMODELSHOW, se esta foi a última edição, ainda bem pois fechamos com "chave de ouro", no final foi um bom evento e espero que tenham saído bem dispostos de Beja.

Um grande abraço para ti, que nunca deixas-te de nos apoiar, deixa-te lá dos doutores, pois nós só queremos é promover o modelismo e divulgá-lo o melhor possível.

E mais uma vez um grande abraço a associações, clubes e modelistas individuais que se deslocaram a Beja e que fizeram, pois também são vocês os intervenientes, mais esta edição do BEJAMODELSHOW.

De Beja um grande abraço do amigo Simão Matos.

Agora estou em modo de testes pois com o evento as minhas sete turmas têm de receber as avaliações atá ao final da semana.
ProfeSM

Registado desde: 27 Fev 2006, 23:36
Medalhas: 1
GB 13 - Ferrari: 60 Anos (1)

MensagemEscrita por Luis Inglês Areal » 11 Dez 2017, 21:34

Resta-me indicar as "velhas" amizades, bem como as "novas" que, felizmente, fiz.
As minhas melhores saudações ao pessoal da Associação de Modelismo de Almada, Rocha e Areal,

Obrigado Arlindo, da minha parte e restantes membros da AMA um grande abraço. Uma "canelada" muito bem dada ao Simão e ao João. Como ele diz que o Vereador incentivou a que continuassem pode ser que a coisa se dê. Esperemos que sim. Se não, tal como diz o Simão, foi um fechar com chave de ouro sem duvida.
Até ao próximo evento.
Cumprimentos

Luis Inglês Areal
Luis Inglês Areal

Registado desde: 25 Jul 2008, 12:13
Nome real: Luis Inglês Areal

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 11 Dez 2017, 23:57

Boas!

Ler o tão "mal" que o colega Arlindo falou desta quinta edição do BMS ainda me faz lamentar mais o facto, de mais uma vez não me ter sido possível estar presente.
Imagine-se como será, quando este colega falar "bem"... :-)

Fiquei no então admirado, e é a razão principal destas linhas, por um lado, por saber que tarefa tão gigantesca, é levada a cabo por essencialmente duas pessoas, o que em parte explica aquilo que por outro lado também me surpreendeu de forma menos agradável, e que é o forte risco desta, ter afinal sido uma derradeira edição.

Espero sinceramente que assim não seja, e que os dois anos que naturalmente nos separam de uma possível próxima edição, possam servir não só para alargar os apoios, autárquicos e não só, mas também para captar reforços logísticos para o evento, ou seja, aumentando substancialmente o número de elementos na equipa que o põe de pé.
A carolice praticamente faz milagres, mas o custo não é baixo, é pago em esforço pessoal, tanto físico como mental. e quem o faz seguramente merece ser ajudado de todas as formas.

Uma vez mais as minhas felicitações, coisa pouca face àquilo que tenho visto e lido do evento, e haja futuro!
Abraços,

José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 01:09

MensagemEscrita por Filipe Ramires » 12 Dez 2017, 09:44

Ora bons dias,

Revejo-me em muitas das palavras aqui escritas. Tanto no que diz respeito aos eventos nacionais em geral, acima descritos pelo Arlindo, como o caso particular da exposição de Beja.
Acho que é o desejo de todos que a exposição continue a acontecer, mesmo no modo bienal, mas obviamente com uma organização mais forte e diversa.
Não digo que a organização não esteja a fazer um bom trabalho mas recair quase tudo em cima de duas pessoas é dose que não se aguenta muito tempo.
Não posso falar sobre apoios institucionais e ou financeiros mas penso que poderia-se procurar, em conjunto com as restantes associações, concretizar-se o certame de Beja. Nem que seja para providenciar mão de obra extra para facilitar a vida aos organizadores.
Não são assim tão poucas associações neste momento a nível nacional e há pelo menos três abaixo do Tejo (esperemos que 4 com mais uma no Algarve) que possam ajudar.
Considerando que é daqui a 2 anos tem-se bastante tempo para planear e negociar possíveis colaborações. Não esquecer igualmente que esta exposição nasce do espirito de levar o modelismo aos mais novos e às escolas...e são eles o futuro deste hobby.
Pessoalmente disponho-me a dar uma ajuda para que se concretize uma nova exposição em Beja em 2019.
Um abraço,

Filipe
Filipe Ramires

Registado desde: 02 Jun 2005, 23:09
Medalhas: 1
GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1)
Nome real: Filipe Costa Ramires

MensagemEscrita por MAJOR ALVEGA » 12 Dez 2017, 15:00

Boa tarde,

Em relação ao Beja Modelshow só posso agradecer quer a nível particular, como mero modelista, bem como na parceria com a PTnauticmodel nas varias exposições ocorridas a simpatia e amizade com que nos debruçamos foi espectacular e a vontade de ajudar, especialmente na vertente náutica no lago, foi incomensurável. Espero que não deixem morrer o ícone Beja Modelshow e que apesar das dificuldades sentidas com o decorrer dos anos nada mais nos resta que viver, conjugar e vencer desafios porque as dificuldades são apenas as molas propulsoras ao êxito em cada conquista.
MAJOR ALVEGA

Registado desde: 07 Mar 2006, 10:56
Medalhas: 8
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 21 - Out of the Box (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 27 - Hovercrafts e Anfíbios (1)
Nome real: Paulo Pereira

Voltar a Concursos, Exposições e Eventos