Barco Rabelo - 1:75 - Concluído

Prazo: 1 de Julho de 2012 a 31 de Dezembro de 2012. Promotor: nunoplima

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Barco Rabelo - 1:75 - Concluído

MensagemEscrita por nunoplima » 30 Set 2012, 16:19

Boas
Como lá diz o povo,não há duas sem três :lol: :lol: com o Mayflower terminado e com o Santa Maria em fase de pintura bora de deitar mãos a obra em mais um projecto até para dinamizar este GB que tem andado um pouco parado vai dai vai a minha terceira participação neste GB e com uma embarcação que me diz muito pois cresci e vivi até a pouco a velos no meu maravilhoso Rio Douro.
Primeiras coisas primeiro e aqui fica um pouco da história deste belo "barquinho"

"O rabelo está estreitamente ligado à história do vinho do Porto. Até meados do século XX, ainda era utilizado para o transporte de cascos de vinho e, por vezes, de pessoas.

De fundo chato, boca aberta e com as tábuas do costado ligadas em trincado, a popa é mais alta que a proa para facilitar o manejo da espadela que serve de remo e de leme, governada pelo arrais ou feitor, que vai em cima de uma espécie de ponte - a apegada. Tem um único mastro onde arma uma grande vela redonda. As dimensões usuais dos rabelos situam-se entre os 19 e os 20 metros de comprimento, com 4,5 metros de boca.

Existem relatos de embarcações dedicadas ao transporte de pessoas e carga, no rio Douro, desde o século XIII. No entanto, é em 1792, que a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro publica os alvarás ligados a esta embarcação. Ao longo da sua história, há o cuidado constante de legislar sobre a actividade dos rabelos: determina-se, por exemplo, limites de carga (extinguindo as maiores embarcações, com capacidade de cem pipas) e proíbe-se a navegação nocturna.

O rabelo conseguia percorrer em três dias os 150 quilómetros que separavam a Régua do Porto. O colorido sóbrio e pitoresco, os trajes dos seus marinheiros e a grandeza da paisagem, transformaram-no numa das embarcações típicas mais conhecidas em todo o mundo.
"

E agora algumas imagens

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bem e agora mãos a obra,gosto especialmente neste modelo a representação do nosso belo bacalhau e da bela perna de porco fumada :lol: :lol: :lol:
Abraço
Alterado pela última vez por nunoplima a 29 Jun 2013, 20:19, num total de 2 alterações.
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

Registado desde: 03 Jan 2011, 08:46
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 45 - Blindados/Artilharia (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 62 - Embarcações (1)
Nome real: Nuno Miguel Pereira Lima

Re: Barco Rabelo a 1:75

MensagemEscrita por vmmestre » 30 Set 2012, 16:28

Boas

esse estaleiro não para..... bom trabalho
vmmestre
Napoleónios 1.72

http://batalhasnapoleonicas.blogspot.com/
http://batalhasdarestauracao1640.blogspot.com/
vmmestre

Registado desde: 12 Jul 2006, 12:17
Medalhas: 9
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 37 - Exército Português (1) GB 44 - Medievais (1)
Nome real: Vitor Manuel Mestre

Barco Rabelo a 1:75

MensagemEscrita por nunoplima » 30 Set 2012, 19:59

Boas
Esta coisa parecia facil de montar mas esta a revelar-se complicado e as instruções tambem não ajudam :)
Mas com calma isto lá vai,um pouco de tinta e dry fit,uma tarde produtiva
ImageUploadedByTapatalk1349031475.370498.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349031505.576587.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349031535.127775.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349031550.872571.jpg

Por hoje é só amanha vamos ver :)
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

3 GBs (1) GB 45 - Blindados/Artilharia (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 62 - Embarcações (1)

MensagemEscrita por nunoplima » 02 Out 2012, 13:59

Boas
Mais algum trabalho feito,não está a ser facil mas a coisa vai lá :)
ImageUploadedByTapatalk1349182624.222074.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349182640.714619.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349182659.735155.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349182675.249725.jpg

Para já é só,como sempre criticas e opiniões são sempre bem vindas.
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por PedroBarbosa » 02 Out 2012, 14:15

Louvo com agrado a ideia de construir este kit. Ja vi vários destes montados mas na sua maioria por modelistas estrangeiros o que não deixa de ser curioso. Permite-me só um reparo, faz por disfarçar as marcas dos ejectores do molde no fundo do barco.
Boa construção.
Pedro Barbosa
PedroBarbosa

Registado desde: 25 Fev 2010, 20:08

MensagemEscrita por merlin » 02 Out 2012, 14:25

Mais um barquito.
Nuno, ao ritmo que constrois os barcos devias vir gerir os estaleiros de Viana do Castelo :)
Diz-me uma coisa, que tinta / cor estás a utilizar para esse castanho madeira?
Em curso:
Imagem
merlin

Registado desde: 07 Out 2010, 14:10
Nome real: Nuno Estêvão

MensagemEscrita por nunoplima » 02 Out 2012, 14:44

Boas
Merlin não tenho tão grandes qualidades para ir para Viana :) mas gostava de construir um a séria,no meio de tanta profissão que já tive nunca tive a sorte de ter essa :)
Quanto a tinta utilizei duas cores,dei uma primeira de mão com castanho ochre e depois uma segunda de mão com leather brown bastante diluido não sei os numeros das cores neste momento mas se estiver interessado é só dizer,por outro lado se esta não for a técnica mais indicada agradeço a sua oponião para puder melhorar.
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por Luis Inglês Areal » 02 Out 2012, 15:28

Boa tarde,
Eu já fiz esse barco há uns anos valentes e posso dizer que fica uma peça muito bonita.
Se me permites uma opinião não ponhas a vela de plástico que vem no kit. Eu substitui-a por uma vela de pano e coloquei na vela um decalque com o simbolo da casa Borges (se a memória não me falha). As técnicas de pintura na altura não eram tão apuradas como hoje e eu limitei-me a pintar o casco do barco de uma unica cor. Sem as subtilezas dos veios da madeira etc....
Tenho outro para fazer, igualzinho, mas quero dar-lhe mais uns retoques de modo a parecer mais madeira e menos plástico.
Uma sugestão:
Quando pintares os barris varia o ton da madeira. Eu na altura não pensei nisso e "carreguei" o barco com barris todos iguais (na cor). É um erro que não vou cometer, quando fizer o outro que tenho, porque quando se vê os barris numa adega há sempre uns mais novos do que outros e, com o tempo, a madeira vai mudando de cor. No modelo dá-lhe mais vida e não fica tão monocromático como o meu ficou.
Cumprimentos

Luis Inglês Areal
Luis Inglês Areal

Registado desde: 25 Jul 2008, 12:13
Nome real: Luis Inglês Areal

MensagemEscrita por nunoplima » 02 Out 2012, 15:37

Boas
Luis obrigado pelas dicas,a vela eu já tinha pensado mas a minha ideia é colocar o "homem de negro" acho que é o simbolo da offley se não estou em erro. Eu tambem quero fazer outro Luis mas pelo preço destes kits vou tentar a minha sorte em madeira :) pois alem de ficar com outro ar é sempre um desafio novo.
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por merlin » 02 Out 2012, 15:54

nunoplima wrote:Boas
Merlin não tenho tão grandes qualidades para ir para Viana :) mas gostava de construir um a séria,no meio de tanta profissão que já tive nunca tive a sorte de ter essa :)
Quanto a tinta utilizei duas cores,dei uma primeira de mão com castanho ochre e depois uma segunda de mão com leather brown bastante diluido não sei os numeros das cores neste momento mas se estiver interessado é só dizer,por outro lado se esta não for a técnica mais indicada agradeço a sua oponião para puder melhorar.
Abraço

A tua técnica parece-me que está a dar bons resultados, e como se costuma dizer, se está bem, não mexas. Há sempre mil e uma soluções e técnicas para fazer isto e aquilo mas, se encontras-te uma que funciona, dominas e produz os resultados que te satisfazem, o meu conselho é usa e abusa. Tomara eu, que ando mais ou menos em experiências, já ter estabilizado nas técnicas de pintura.

Quando puderes, indica-me a marca e referência das cores que usaste. Thanks.

P.S. Quando pegares nos modelos de madeira é mais um passo na direcção dos estaleiros :)

P.S. 2: O homem de negro é, salvo erro, da Sandeman
Em curso:
Imagem
merlin

MensagemEscrita por nunoplima » 02 Out 2012, 16:09

Boas
Merlin indicarei com todo o gosto,logo a noite deixarei aqui as referencias.
Shame on me,Gaiense de gema e não saber esse promenor lol.
Quanto as técnicas eu vou sempre exprimentando esta ou aquela que vejo aqui ou ali pois com tanto barco a sair posso me dar a esse pequeno luxo.
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por nunoplima » 02 Out 2012, 21:37

Boas
Mais uns avanços hoje e o primeiro problema,colocando os paineis laterais eis que surpresa um lado está mais curto,mas vou deixar para amanha o pensamento na solução(mas opiniões são bem vindas) seguem as fotos
ImageUploadedByTapatalk1349210135.624053.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349210152.329585.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349210172.317630.jpg
este é o problema :)
ImageUploadedByTapatalk1349210197.492787.jpg
ImageUploadedByTapatalk1349210216.225467.jpg
dry fit da torre.
Por hoje é só
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por nunoplima » 02 Out 2012, 21:42

Quando puderes, indica-me a marca e referência das cores que usaste. Thanks.

Quase esquecia amigo Merlin
A marca é revell aqua color,para o ocker matt o numero é o 88,para o leather brow o numero é o 84.

Louvo com agrado a ideia de construir este kit. Ja vi vários destes montados mas na sua maioria por modelistas estrangeiros o que não deixa de ser curioso. Permite-me só um reparo, faz por disfarçar as marcas dos ejectores do molde no fundo do barco.
Boa construção.
Pedro Barbosa

Boas Pedro e obrigado pelo teu reparo eu já tinha visto mas esqueci-me de novo e aqinda bem que me relembrou,quando encher as marcas do molde nas laterais irei reparar o fundo tambem.

Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

MensagemEscrita por merlin » 03 Out 2012, 09:53

nunoplima wrote:
Quase esquecia amigo Merlin
A marca é revell aqua color,para o ocker matt o numero é o 88,para o leather brow o numero é o 84.

Obrigado.
Em curso:
Imagem
merlin

MensagemEscrita por PedroBarbosa » 03 Out 2012, 11:42

nunoplima wrote:Boas
Luis obrigado pelas dicas,a vela eu já tinha pensado mas a minha ideia é colocar o "homem de negro" acho que é o simbolo da offley se não estou em erro. Eu tambem quero fazer outro Luis mas pelo preço destes kits vou tentar a minha sorte em madeira :) pois alem de ficar com outro ar é sempre um desafio novo.
Abraço

Na tua frase dá ideia que este modelo terá sido caro. falamos de quanto? É verdade que eu vi no Custo Justo alguém ter a " lata" de pedir 50€ por este kit mas atenção. Este modelo arranja-se por aí na casa dos 15€.
PedroBarbosa

Registado desde: 25 Fev 2010, 20:08

Seguinte

Voltar a Embarcações