Douglas TA-4 Skyhawk (Classic Airframes II)

Prazo: 1 de Julho de 2012 a 31 de Dezembro de 2012.
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Douglas TA-4 Skyhawk (Classic Airframes II)

MensagemEscrita por antoniocourela » 06 Mai 2012, 16:12

Boas.

Um bocado atrasado, mas cá estou eu!

Este TA-4 estava guardado para ser pintado com as cores dos "Blue Angels", mas... vou ter que arranjar outro kit para esse efeito!

Vou dispensar a introdução, pois o Bruno "Dreamwriter" Tavares já a fez, e é certamente melhor daquela que eu teria feito. Uma vénia ao Bruno!

O kit (Classic Airframes, 1/48):

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O resinol:

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Passo a apresentar já um primeiro avanço: a limpeza das peças em resina:

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Por hoje e por agora é tudo. Até breve!

Um abraço

António Courela
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Re: Douglas TA-4 Skyhawk (Classic Airframes II)

MensagemEscrita por dreamwriter » 06 Mai 2012, 16:47

Boas António,

Boa sorte com o kit.Deixo-lhe algumas dicas sobre os problemas que enfrentei até agora no meu.Para começar nao limpe as margens das duas metades da fuselagem,das asas e dos tanques de combustivel auxiliares,antes de as colar.Se limpar após estarem coladas quase não vai precisar de aplicar putty nas junções.(Eu limpei as margens da fuselagem e das asas antes de as colar e fiquei com um fosso enorme que foi complicado de resolver).Como nos tanques auxiliares colei as metades primeiro,depois ao limpar as arestas,quase deixou de se notar a junção.
Depois temos o cockpit,talvez a parte mais complicada do kit,pois só tem um suporte de apoio na fuselagem e não é lá grande coisa.Eu usei bocados de evergreen para o manter no sitio enquanto o alinhava.Depois,a peça que cobre o buraco entre o banco do piloto e o painel do navegador,é estreita demais e nao encosta ás duas metades da fuselagem.Eu usei dois bocadinhos de evergreen por baixo para depois encher com super cola.Por fim,ainda no cockpit,convem fazer um sério dry-fit entre a cobertura do painel do instrumentos do piloto e a parte frontal da canopy,pois eu tive que desbastar bastante essa cobertura para que a canopy assentasse bem.Ah, deixe tambem os bancos para os colar no sitio no final da construção,pois o detalhe dos mesmos é algo fragil e assim não só não corre o risco de os danificar quando for tapar o cockpit para pintar o avião,como facilita muito fazer essa protecção do mesmo para a pintura.No resto do kit,saliento tambem que a peça interior dos intakes, (onde cola a peça da turbina),tambem é estreita em relaçao á fuselagem,mas eu nao liguei muito a isso pois não se vê no final da montagem.A junção asas-fuselagem tambem não me correu bem,mas penso que isso tenha sido parte de azelhice minha por ser a primeira vez a lidar com um kit short-run.Outros dois pontos onde tive dificuldade foi com a peça que é colada na abertura que o kit tem na espinha dorsal e que faz o prolongamento da cauda do avião, e tambem com a peça que é colada por baixo imediamente atrás das asas,essa peça ficava muito larga em relação á fuselagem.Usei umbocado de sprue para alargar a fuselagem do avião até alinhar com essa peça.
O seu exemplar vai dar mais trabalho que o meu com as peças em resina pois infelizmente o meu não trazia várias delas (flaps,a sonda de reabastecimento e o pod que é colado debaixo do aviao na traseira),mas o António já está mais que habituado a estas "pêras doces"! :lol:

Deixo-lhe aqui um link de um tópico com a construção de outro modelo igual,de onde tirei várias dicas das fotos,pois o texto tá em italiano:

http://www.modelingtime.com/2009/12/15/ ... scala-148/

Vou acompanhar para ver mais um belo trabalho do António.Espero não se importar eu ter dado estas dicas todas,apenas achei por bem alertá-lo relativamente a algumas das dificuldades deste kit.

Abraço,
Bruno
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Re: Douglas TA-4 Skyhawk (Classic Airframes II)

MensagemEscrita por antoniocourela » 06 Mai 2012, 18:05

Bruno; o que posso eu dizer... apenas MUITÍSSIMO OBRIGADO pelas dicas!!!!

Vamos lá ver o que se vai conseguir...

Um forte abraço

António Courela

Ah, já agora: se me tornares a tratar por você não respondo ah ah ah
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Re: Douglas TA-4 Skyhawk (Classic Airframes II)

MensagemEscrita por jkaseiro » 06 Mai 2012, 19:09

Força nesse TA-4 Sr. António, e obrigado pela participação.
Abraço.

Jorge
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