A6M2 Zero - Revell - 1:72 - Concluído 23/10/2011

Group Build dedicado à construção de modelos que representem o ataque a Pearl Harbour, tanto sejam navios, aviões, veículos ou figuras representativas deste ataque á base naval, como é também válido construir modelos que representem o Doolitle Raid, ataque resposta a Pearl Harbour, onde foram amarradas às bombas do B25 lead as medalhas que simbolizavam a paz, que os Japoneses ofereceram aos Americanos dias antes do ataque. Prazo: 22 de Agosto de 2011 a 22 de Fevereiro de 2012 Promotor: João Matos

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

A6M2 Zero - Revell - 1:72 - Concluído 23/10/2011

MensagemEscrita por Luís de Carvalho » 22 Ago 2011, 08:30

Boas,

Cá estou a abrir as hostilidades:

Vou participar com este modelo, que me foi oferecido e de qualidade muito baixa (mas para a minha habilidade, serve perfeitamente...)

Imagem

A6M Zero - foi o principal caça da marinha japonesa durante toda a Segunda Guerra Mundial.

Ganhou reputação de invencível no início da participação nipônica no conflito, com poder de manobra, alcance e razão de subida inigualáveis por qualquer caça ocidental, tanto de terra quanto embarcado. Foi também o avião usado tanto por Hiroyoshi Nishizawa o maior piloto japonês desta guerra; quanto por Saburo Sakai, o maior ás japonês que sobreviveu ao conflito.

Tinha um defeito fundamental: para que pudesse ter a leveza e o poder de manobra que tinha, era privado de blindagem em relação à cabine do piloto e ao tanque de combustível, o que a exemplo de outros aviões de guerra japoneses do início do conflito, o tornava extremamente vulnerável ao fogo inimigo. Vulnerabilidade esta, típica desses vários modelos de aviões de combate japoneses, responsável pela morte de muitos tripulantes que ao longo do conflito fizeram falta pela sua quantidade e experiência em momentos críticos para o Japão.

Embora insuperável no combate individual, os aliados ainda em 1942 desenvolveram táticas de combate aéreo em grupo que cedo começaram a anular tal vantagem. E logo que modelos aliados equivalentes ou mais aperfeiçoados começaram a entrar em serviço ao final de 1943, foi superado, sendo porém mantido como principal caça nipônico na linha de frente por falta de uma política industrial que produzisse em grande escala algum de seus substitutos que já estavam disponiveís em meados de 1944, como entre outros o Kawanishi N1K ou Shiden (também apelidado pelos pilotos ocidentais de ``George´´). O Zero foi muito famoso também por ter sido o principal avião utilizado pelos Kamikazes, sendo considerado ainda hoje uma obra incrível de engenharia que marcou o início da tecnologia de alta precisão japonesa.

Até já.
Alterado pela última vez por Luís de Carvalho a 23 Out 2011, 11:15, no total de 1 vez.
"Um pai e uma mãe, fazem muita falta, mas o juízo..."
Luís de Carvalho

Registado desde: 21 Dez 2009, 12:16
Medalhas: 19
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (2) GB 35 - Guerra Coreia (50/53) (1)
Nome real: John Doe

Re: A6M2 Zero - Revell - 1:72

MensagemEscrita por João Carlos Teixeira » 22 Ago 2011, 10:02

Boas. Esse aí é o Zero da Matchbox. Fi-lo há já muitos muitos anos ("era eu uma criança...") e reconheci o "artwork" (ilustração) das instruções. Não é um kit muito mau, mas não tem as coisas que hoje em dia são indispensáveis: cockpit e detalhe gravado. Mas por via de aftermarkets (acessórios, melhoramentos) ou scratch (construção manual) pode-se obter um belíssimo modelo, uma vez que as formas gerais eram normalmente bem respeitadas pela Matchbox. Aconselho também um cockpit vácuo formado.
Boa Sorte!
We CAM in Peace!
Abraços, João JCT Carlos.

Em actualização

ImagemImagemImagem
João Carlos Teixeira
Moderador
Moderador

Registado desde: 02 Dez 2009, 23:03
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1)
Nome real: Chamem-me JCT para abreviar...

MensagemEscrita por Jaime Vinha » 22 Ago 2011, 10:38

Boa sorte Luís!
Jaime "JGV" Vinha

"...you may take the most gallant sailor, the most intrepid airman or the most audacious soldier, put them at a table together - What do you get? The sum of their fears." -WINSTON CHURCHILL

http://www.airfighters.com/photosearch. ... me%20vinha
Jaime Vinha

Registado desde: 19 Fev 2008, 16:39
Medalhas: 6
3 GBs (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (2) GB 29 -Night Fighting Aircraft (1) GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1)

MensagemEscrita por João Romão » 22 Ago 2011, 11:10

Boas,

Boa escolha... Será um dos que o meu P-40 abateu? :D

Força nesse projecto!
Abraço
João Romão

ImagemImagemImagemImagemImagem

"Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele... e depois ganha-te em experiência."
João Romão

Registado desde: 14 Mar 2011, 14:33
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 47 - Pearl Harbor (1) GB 50 - Batalha de Inglaterra (1) GB 64 - D-Day (1)
Nome real: João Romão

MensagemEscrita por eduardo pereira » 22 Ago 2011, 12:18

Boas
Tópico a acompanhar, pois arranjei tambem um para entrar neste GB.
Cumps
eduardo
eduardo pereira

Registado desde: 06 Set 2009, 13:37
3 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (3) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 47 - Pearl Harbor (1)
Nome real: Eduardo Pereira

MensagemEscrita por Alex Vidigal » 22 Ago 2011, 12:22

Força aí Luís. O meu também já está a andar :).
Abraço
Alex
Abraço
Alex
ImagemImagemImagem
Alex Vidigal
Moderador
Moderador

Registado desde: 12 Mai 2011, 17:03
Medalhas: 12
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 46 - Ataque ao Solo (2) GB 47 - Pearl Harbor (1) GB 50 - Batalha de Inglaterra (1)
Nome real: Alexandre Vidigal

MensagemEscrita por eduardo pereira » 22 Ago 2011, 12:34

Boas
Uma pergunta gostava de vos fazer uma vez que pelo que vejo já somos 3 com o mesmo modelo;
Como pintam as armações da canopy sem estragar o plastico transparente?, isto é ficando as armações e o vidro limpinho?
Já experimentei co mascara da umbrol e nada.quando tirei a mascara a tinta veio tb agarrada embora tenha a certeza de que não apliquei nas armações.
Agora uso a técnica de ortar tiras muito finas de fita tamyia, pinhtando-as da cor e depois colando-as em cima das marcas das armações com cola de papel liquida e transparente. Ficou bem melhor mas ainda não estou satisfeito.
Gostava de saber o vosso método.
Cumps
Eduardo
eduardo pereira

Registado desde: 06 Set 2009, 13:37
3 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (3) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 47 - Pearl Harbor (1)
Nome real: Eduardo Pereira

MensagemEscrita por Luís de Carvalho » 22 Ago 2011, 12:42

eduardo pereira wrote:Boas
Uma pergunta gostava de vos fazer uma vez que pelo que vejo já somos 3 com o mesmo modelo;
Como pintam as armações da canopy sem estragar o plastico transparente?, isto é ficando as armações e o vidro limpinho?
Já experimentei co mascara da umbrol e nada.quando tirei a mascara a tinta veio tb agarrada embora tenha a certeza de que não apliquei nas armações.
Agora uso a técnica de ortar tiras muito finas de fita tamyia, pinhtando-as da cor e depois colando-as em cima das marcas das armações com cola de papel liquida e transparente. Ficou bem melhor mas ainda não estou satisfeito.
Cumps
Eduardo

Boas Eduardo,

Costumo utilizar duas técnicas, consoante o tamanho e "armação" da canopi. Se tiver alguma dimensão e permitir... utilizo fita da Tamyia, recortando ao redor da armação.

Se for muito pequena... pinto só no final, com um pincel muito fino.

1 abraço
"Um pai e uma mãe, fazem muita falta, mas o juízo..."
Luís de Carvalho

Registado desde: 21 Dez 2009, 12:16
Medalhas: 19
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (2) GB 35 - Guerra Coreia (50/53) (1)
Nome real: John Doe

MensagemEscrita por asp2985 » 22 Ago 2011, 13:40

Boa sorte! Tb vou-me dedicar a um desses que tenho na pilha mas em 1/48 da Fujimi
Saudações Modelisticas
António Pereira
ImagemImagem Imagem
asp2985

Registado desde: 22 Fev 2011, 15:36
Nome real: Antonio Pereira

MensagemEscrita por João Carlos Teixeira » 22 Ago 2011, 14:43

eduardo pereira wrote:Boas
Cumps
Eduardo

Um dos métodos é mascarar com fita (Tamiya) e depois com um bisturi afiado, e usando a própria transparência da canopy cortar e retirar as tiras correspondentes ao metal, podendo depois aerografar (ou pintar a pincel).
Outro consiste em pintar com um pincel os aros, e depois com o auxilio de um palito muito afiado, retirar excessos depois da tinta bem seca, usando o relevo da canopy como guia.
Outro, para quem á masoquista, será fazer como eu fiz:

viewtopic.php?f=6&t=14270&hilit=rufe&start=105#p221488
We CAM in Peace!
Abraços, João JCT Carlos.

Em actualização

ImagemImagemImagem
João Carlos Teixeira
Moderador
Moderador

Registado desde: 02 Dez 2009, 23:03
Medalhas: 14
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 32 - Ivan's Air Power (1) GB 34 - Hidro-Aviões (1)
Nome real: Chamem-me JCT para abreviar...

MensagemEscrita por asp2985 » 22 Ago 2011, 15:07

Eu ca prefiro tamiya tape+bisturi, rápido e eficiente. Mas para projectos a longo prazo, o método do Joao e top!!!! Gabo-lhe a pachorra amigo Joao e a perfeição.
Saudações Modelisticas
António Pereira
ImagemImagem Imagem
asp2985

MensagemEscrita por asp2985 » 22 Ago 2011, 15:22

Ah e verdade... Gosto muito de utilizar a Mr. Masking Sol. Tem a vantagem de ser menos elástica do que a Maskol da humbrol e as tiras saem muito bem a corte de bisturi. E tb julgo que tem maior transparência em relação a Maskol
Saudações Modelisticas
António Pereira
ImagemImagem Imagem
asp2985

MensagemEscrita por Jorge Torres » 22 Ago 2011, 15:25

Boas

Tambem tenho esse passaroco disfarçado de Revell
Tambem ha de ir um dia ao Forza

Siga que a malta esta de olho
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=g9ulF3eDcW0

http://www.youtube.com/watch?v=KyWYNK7uUro

Grandes citações da Humanidade são sempre seguidas do nome de grandes génios entre aspas. "Jorge Torres"
Jorge Torres

Registado desde: 12 Nov 2007, 21:13
Medalhas: 26
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1) GB 18 - Luftwaffe: 1939-1945 (1)

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 22 Ago 2011, 20:39

Boa escolha, mais um a acompanhar
Um abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

Registado desde: 05 Abr 2007, 11:02
Medalhas: 17
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 28 - Veículos de Emergência (2) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: José Carlos G Almeida

MensagemEscrita por João Matos » 23 Ago 2011, 23:01

Acompanhando. Também já construi esse zero, na altura dos fascículos "aviões de guerra", era dos poucos não-trambolho da colecção.
Força Luís!

Abraço
João
João Matos

Registado desde: 05 Mar 2009, 23:31
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 25 - Aviação Naval (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (1) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: Up

Seguinte

Voltar a Pearl Harbor