O Ferreiro [terminado 13/01/12]

Group-Build dedicado à construção de todo o tipo de modelos que se possam relacionar com o medieval português, desde a formação do reino até ao fim do sec. XV, seja civil, miltar ou religiosa e qualquer escala. Prazo: 4 de Julho de 2011 a 31 de Dezembro de 2011. Promotor: José Carlos G Almeida.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: O Ferreiro

MensagemEscrita por vmmestre » 14 Set 2011, 16:09

Duke Atreides wrote:
Antonio Sobral wrote:Bela oficina!

E não te esqueças do espeto de pau. Em casa de ferreiro....

Bem pensado!! :lol:

Mas ainda não sei se esta vai ser a última opção para o ferreiro... Já estou a alinhavar outra coisa porque me parece que a casa sofreu mais do que benficiou com os últimos "arranjos".

Boas

sempre a melhorar o aspecto da obra.... aguardo para ver

bons trabalhos
vmmestre
Napoleónios 1.72

http://batalhasnapoleonicas.blogspot.com/
http://batalhasdarestauracao1640.blogspot.com/
vmmestre

Registado desde: 12 Jul 2006, 12:17
Medalhas: 9
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 37 - Exército Português (1) GB 44 - Medievais (1)
Nome real: Vitor Manuel Mestre

MensagemEscrita por carlos filipe » 16 Set 2011, 23:33

Não quero baralhar mais quem já está numa encruzilhada.

Os espeto de pau bem poderia ser o barracão em madeira, à espera de uma fagulha para incinerar tudo coberto de fuligem.
A casa em alvenaria parece-me uma boa solução. O material é que já não. A tua mulher ainda te põe na rua, quando começar a ver o lixo que a esferovite faz. Sei porque já tive de dormir na varanda várias vezes até adoptar materiais menos intrusivos. A electricidade estática agarra as pequenas partículas da esferovite, vais ficar com vestígios por vária semanas. E isso para cortar, só com arame quente.

Não é um investimento barato, mas a Dow (fabricante do roofmate) lançou um produto que se vende em pacote, cuja espessura é de apenas 10 ou 15mm. destina-se a insonorizar o pavimento antes de assentar parquet flutuante. É uma folha continua, dobrada em harmónio, com dimensões muito semelhantes às das tábuas do parquet. Acgo que a área total é 14m2. No leroy está a 14 euros e qualquer coisa. Fica-se com chapa boa de trablhar com uma espessura muito razoável para o tipo de projectos que estás a fazer.
Se não quizeres fazer o investimento, tenta K-line revestifo a das Pronto (500g/+~€3.50), ou balsa, também revestida. Não são as minhas opções favoritas, mas também funcionam.

Voltando à casa do ferreiro, tens a oportunidade de fazer umas belas texturas, o reboco decrépito a revelar a pedra irregular. O vigamento em madeira. A forja reluzente com uma iluminação da Noch que imita o tremilicar do fogo.
Mas por favor, coloca a casa encostada à muralha. ajuda-te a encerrar a cena, criando um fundo.
Já que estou a mencionar a Noch, espreita no catálogo deles a secção de cenário, onde aparecem ervas e pplantas várias cortadas a laser.

Quem porfia sempre alcança, continua o bom trabalho.
Cpts
Carlos
carlos filipe

Registado desde: 16 Dez 2009, 15:27
Medalhas: 2
GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1)
Nome real: carlos fernando de sousa filipe

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 17 Set 2011, 00:01

Muito boas dicas Carlos, ainda vou dar uma olhada nesse material que te referes, é que eu ando a magicar outro trabalho, (ou a arranjar lenha para me queimar), e atá agora já reuni tecido, balsa e pauzinhos de espetada, ainda acabo com grelhados :lol: , quando reunir o mais material, avanço, mas o David, pode realizar um belissimo trabalho com o seu ferreiro, e a muralha vai ajudar muitissimo!
Um abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

Registado desde: 05 Abr 2007, 12:02
Medalhas: 17
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 28 - Veículos de Emergência (2) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: José Carlos G Almeida

MensagemEscrita por Duke Atreides » 17 Set 2011, 00:37

Obrigado pelas dicas. Vou tê-las em consideração, embora não sirvam já para este conjunto. Melhor que explicar, mostro as imagens:

O nosso ferreiro. A figura em si está terminada, porque eu não tenho mais arte que isto. :wink:
Podem também ver os acessórios que vinham incluídos, a bigorna e a forja. (esta não dá para a iluminação que o Carlos referia)
Uma coisa que falta (e eu penso que será importante) é o fole. Não me sai da cabeça... Talvez em papel consiga fazer qualquer coisa.
ferreiro4.jpg
ferreiro5.jpg

Agora a casa. Eu tentei melhorar as esquinas (e acho que a ideia era boa, realçando as "pedras mestras") mas a colagem não ficou muito boa. Fui dar-lhe uma pintura de spray só que era corrosiva... :roll: (Foi a mesma tinta que me estragou um projecto da Caixa de Sobras!). Enfim, está uma casa com aspecto de ter sido incendiada. Vou guardar e pode ser que venha a ser aplicada um dia destes. Nem que seja como cenário para wargames! :P
Como havia dito noutro post, eu já divinhava isto e já iniciei outro "barracão", mais ao estilo da ideia original mas em madeira. Estou a fazer as texturas ainda e entretanto começo a colar.
casa queimada 1.JPG
casa queimada 2.JPG
Duke Atreides

Registado desde: 22 Mai 2009, 17:14
Medalhas: 12
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)
Nome real: David Silva

MensagemEscrita por Duke Atreides » 17 Set 2011, 00:42

Como tinha a casa em mente, tive de pensar em ocupar a dita.
Arranjei mobília e até mulher para o nosso ferreiro!
mesa.jpg

mulher 1.jpg

E é atrevida, a senhora! (infelizmente não está boa a foto - tentei várias vezes - mas aquilo branco na parte de baixo... é a meia!! :twisted: )
mulher 2.jpg
Duke Atreides

3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)

MensagemEscrita por carlos filipe » 17 Set 2011, 01:23

Para mulher de ferreiro é muito espampanante, que isso de meias naquela altura não era para todos. Não andar desclaça e ter umas socas de madeira já era muito bom.

O efeito corroído da esferovite ainda pode vir a jogar a teu favor. Se conseguires preparar uma massa de acabamento de interiores (Dyrup, Perfax) que fique espessa, talvez consigas fazer o barramneto das fachadas (uma a uma) e gravar as pedras e o reboco com a massa ainda fresca. A rugosidade que obtiveste por acidente talvez ajude à aderencia.

O conjunto do ferreiro e da forja parecem-me bem. Caramba! 28-30mm, as fotos é que são tramadas, revelam aquilo que a olho nu não se vê.

A forja parece ser uma de campanha. Creio que para uma instalação fixa seria de esperar algo maior, com uma chaminé. O fole de ferreiro é um acessório que conseguirás reproduzir com chapa de plástico, cartolina ou esculpir em balsa. As dobras do fole, no caso de cartolina ou plástico, poderias esculpir com Milliput ou até com betume da Tamiya ou humbrol. A balsa talvez fosse o material mais favorável. Duas partes esculpidas e coladas em cunha com um pedacinho de balsa no meio para manter a forma em cunha. Depois com betume farias as dobras do fole. Umas tiras de cartolina fariam as ferragens de reforço.
O fole tanto poderia ser grande, permamentemente acoplado à forja ou mais pequeno. Terias de fazer pesquisa.
o que sinto estar em falta é a chaminé, peça que farás sem esforço com cartolina. Não sei se neste tempo teriam a possinilidade de construir chaminés em chapa de ferro ou se isso seria um luxo e então teria de ser em alvenaria. Para a alvenaria tens chapas de cartão gravado da Noch ou da Faller. Como se destina a ser aplicada num interior, acho que o efeito visual seria alcançado. Poderias até tentar construir uma nova forja, toda em cartolina forrada com as tais chapas de tijolo.
As alfaias, as ferraduras e uma aramdura que ficou por pagar, poderiam ser em cartolina. Podes até usar a cartolina das Cerelacs, deve ser coisa que tens em cas em abundancia...
Tudo pintado, daria uma oficina bem atarefada.
Cpts
Carlos
P.S.: José carlos almeida: ainda me lembro das grandes patuscadas com modelismo à mistura...
carlos filipe

Registado desde: 16 Dez 2009, 15:27
Medalhas: 2
GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1)
Nome real: carlos fernando de sousa filipe

MensagemEscrita por Duke Atreides » 23 Nov 2011, 02:49

E de volta a este senhor!
Deixei uma parte aberta, pensei em encostar a uma muralha...
E nas paredes, do lado de fora, colei areia fina, que depois de pintada de branco dará - espero - um aspecto realista de adobo caiado...

(A figura que lá está é de 25mm - bem, com o penacho, passa dos 30! - e foi para dar uma ideia do tamanho. É uma pequena oficina.)
forja3.jpg
forja4.jpg
forja5.jpg
Duke Atreides

MensagemEscrita por vmmestre » 23 Nov 2011, 14:00

Boa

esta melhor que os meus do Geraldo que nunca mais acabo....esta fixe sim mas falta mt trabalho ainda nesta casa eehhehehe
vmmestre
Napoleónios 1.72

vmmestre

3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 37 - Exército Português (1) GB 44 - Medievais (1)

MensagemEscrita por Duke Atreides » 05 Dez 2011, 11:42

Está quase...

forja6.JPG
forja9.JPG
forja10.JPG
Duke Atreides

MensagemEscrita por vmmestre » 05 Dez 2011, 12:45

Boas

esta sim, falta completar o cenário dentro da oficina, força nisso que está quase a acabar o GB.... e eu ainda não acabei tb o meu
vmmestre
Napoleónios 1.72

vmmestre

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 05 Dez 2011, 18:41

David, muito bem, e já agora uma forcinha para terminar esse projecto, o fim do GB está proximo!
Um abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 28 - Veículos de Emergência (2) GB 30 - Flak! (1)

MensagemEscrita por Duke Atreides » 20 Dez 2011, 01:51

Não vai ficar com muita luz dentro da oficina... mas vou deixar aberta a traseira do edifício, onde teria parede ou estaria enconstado à muralha...
O telhado foi só para experimentar, ainda tenho de selar uns pontos, mas está feito.
Após várias horas a tentar fazer telhas com palhinhas de plástico, usei um pouco de K-line (http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?f=69&t=15932&p=196999&hilit=cartao#p196475) e até que nem ficou mau. Ou ficou? Digam-me vocês o que acham...

Vou acertar isto e fazer a base, que será mais abrangente do que eu estava a pensar inicialmente (é que a oficina é mesmo pequena!!).

forja12.jpg
forja13.jpg
forja11.jpg
Duke Atreides

MensagemEscrita por Leopard » 20 Dez 2011, 02:36

Realmente a casa está um espectaculo!
E também tinha notado a falta do fole, mas uma sugestão, já que fizeste a mesa e os bancos em madeira, provavelmente também consegues fazer o fole sem qualquer problema. Fazias o topo e a base em madeira e a unir as duas partes colavas o material que iria fazer a bolsa de ar do fole, ou em papel ou mesmo em tecido escuro. No topo do fole prendias uma correia que era a que o farreiro usaria para usar o fole. É apenas uma ideia e não passa disso mesmo! :) Mas seja como for, está um trabalho impecável! Ah, e pôr o ferreiro um pouco mais "badalhoco"! :lol:
Leopard

Registado desde: 08 Out 2010, 12:37
Medalhas: 30
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 42 - Brits 46-69 (1) GB 46 - Ataque ao Solo (3)
Nome real: Bruno Gonzaga

MensagemEscrita por Duke Atreides » 20 Dez 2011, 10:59

Obrigado pelo comentário e sugestões.
O fole vai ficar para o fim. É que com os novos avanços reparei que não se vai ver. Devia ter posto a chaminé mais junta à parede da frente ou ter deixado a parede lateral aberta, em vez da traseira....
Duke Atreides

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 20 Dez 2011, 11:36

David, o telhado está muito bem conseguido, só falta mesmo o fole, o conjunto está muito catita
Um abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

AnteriorSeguinte

Voltar a Medievais