O Ferreiro [terminado 13/01/12]

Group-Build dedicado à construção de todo o tipo de modelos que se possam relacionar com o medieval português, desde a formação do reino até ao fim do sec. XV, seja civil, miltar ou religiosa e qualquer escala. Prazo: 4 de Julho de 2011 a 31 de Dezembro de 2011. Promotor: José Carlos G Almeida.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: O Ferreiro

MensagemEscrita por Duke Atreides » 20 Dez 2011, 11:07

Depois de deixar aqui o último comentário pus-me a matutar nas coisas e já retirei a parede oposta à forja e estou a tratar do fole. Já o fiz em papel e estou a tratar da estrutura de suporte. Não está grande coisa, talvez disfarce com a pintura...
Duke Atreides

Registado desde: 22 Mai 2009, 16:14
Medalhas: 12
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)
Nome real: David Silva

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 20 Dez 2011, 15:03

Olá David

Está a ficar excelente!

O telhado vais colocá-lo com a inclinação tradicional, certo?

Ah, e não te esqueças do espeto de pau. Dizem que em casa de ferreiro....
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 17:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Duke Atreides » 20 Dez 2011, 18:59

Antonio Sobral wrote:Olá David

Está a ficar excelente!

O telhado vais colocá-lo com a inclinação tradicional, certo?

Ah, e não te esqueças do espeto de pau. Dizem que em casa de ferreiro....

:lol:
Obrigado.
Não percebo é o que queres dizer com "inclinação tradicional"...
Duke Atreides

3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)

MensagemEscrita por vmmestre » 20 Dez 2011, 19:57

Boas

quase a terminar, esta bem fixe esse cenário e força que já falta pouco
vmmestre
Napoleónios 1.72

http://batalhasnapoleonicas.blogspot.com/
http://batalhasdarestauracao1640.blogspot.com/
vmmestre

Registado desde: 12 Jul 2006, 11:17
Medalhas: 9
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 37 - Exército Português (1) GB 44 - Medievais (1)
Nome real: Vitor Manuel Mestre

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 21 Dez 2011, 07:53

Viva

Queria dizer com aquele declive habitual, com um dos pontos do telhado mais elevado que o outro, para a água escorrer pelas telhas.

Como mostras as telhas na horizontal, fiquei na dúvida.
Um Abraço

António Sobral
Antonio Sobral

Registado desde: 30 Nov 2005, 17:18
Medalhas: 31
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Duke Atreides » 30 Dez 2011, 22:55

Como disse logo ao António, o telhado tem declive. O ângulo da foto é que não o mostrou.
Mais uns passos foram dados e a 24 horas do final ainda não sei como vai ficar!!
Para já, como testei uma dica no Benno's para construir espadas. Em vez de rede de arame, a minha rede é totalmente plástico! Tem vantagens e desvantagens. A maior desvantagem da experiência é a falta de talento do modelista... :evil: (a figura é a 1:72 e serve para mostrar o tamanho das armas; neste caso não há grande problema com o tamanho "avantajado" uma vez que irão para a oficina do ferreiro)
homemade weapons.JPG
(15.22 kB) Sem transferências

Bem, e o fole?! Lamento, mas não segui nenhum dos vossos conselhos. Fui pelo que parecia mais fácil (papel), e realmente foi-o, mas também mais imperfeito.
Cheguei também a uma triste revelação: os detalhes, melhores ou piores, estarão "escondidos" pelas paredes e telhado da oficina. Mesmo tendo "deitado uma parede abaixo", é preciso um foco de luz apontado ao interior para se ver alguma coisa com jeito! :evil:
fole4.jpg
fole1.jpg
fole2.jpg

E o ferreiro viu o seu avental sujar-se. Se eu tivesse jeitinho para a pintura, a pele também levava uns tonzinhos, que o calor da forja deixa marca!! :roll:
ferreiro6.jpg
Alterado pela última vez por Duke Atreides a 31 Dez 2011, 00:51, no total de 1 vez.
Duke Atreides

MensagemEscrita por Leopard » 30 Dez 2011, 23:32

O fole está excelente!
Quanto ao ferreiro, ficou mais realista com a sujidade.

Boa continuação!
Leopard

Registado desde: 08 Out 2010, 11:37
Medalhas: 30
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 42 - Brits 46-69 (1) GB 46 - Ataque ao Solo (3)
Nome real: Bruno Gonzaga

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 31 Dez 2011, 08:52

Boas soluções David, já só falta um bocadinho na oficina para se começar a trabalhar.
Um abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

Registado desde: 05 Abr 2007, 11:02
Medalhas: 17
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 28 - Veículos de Emergência (2) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: José Carlos G Almeida

MensagemEscrita por carlos filipe » 01 Jan 2012, 02:49

Olá David:
Podes iluminar com duas soluções.
Existe para modelismo ferroviário umas lâmpadas minúsculas que procuram replicar a luz do fogo. Trabalham a 12V e podes inserir na forja e tapar com pedaços de plástico transparente ligeiramente pintados com preto. Digo ligeiramente, para que a luz vermelha passe e dê o efeito pretendido.
Depois poderias iluminar com leds (que também trabalham a 12V) cmo se fossem candeias. É um bocado rebuscado, mas animava a cena e iluminava-a como necessitas.
A solução da iluminação talvez passe por deitares abaixo mais uma parede...
E garantir um tecto bem alto.
Cpts
Carlos
carlos filipe

Registado desde: 16 Dez 2009, 14:27
Medalhas: 2
GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1)
Nome real: carlos fernando de sousa filipe

MensagemEscrita por Duke Atreides » 01 Jan 2012, 12:16

É uma pena não ter terminado até ontem... ficou na praia!
Quanto à iluminação, a forma como tenho os elementos não me permite adicionar extras como leds e fontes de energia... :( e paredes.... bem, acabei de tapar uma das duas que estavam abertas! :lol:

Até Abril hei-de pensar em alguma forma bonita de iluminar a cena. :wink:

forja14.jpg
forja16.jpg
forja17.jpg
Duke Atreides

MensagemEscrita por nunoplima » 01 Jan 2012, 12:23

Excelente trabalho com atencao aos promenores,gosto especialmente da forja acgo que esta muito convincente,e esse fole deve ter dado um trabalhao.
Parabens por este muito bem conseguido trabalho.
Abraco
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

Registado desde: 03 Jan 2011, 07:46
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 45 - Blindados/Artilharia (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 62 - Embarcações (1)
Nome real: Nuno Miguel Pereira Lima

MensagemEscrita por Duke Atreides » 01 Jan 2012, 13:06

nunoplima wrote:Excelente trabalho com atencao aos promenores,gosto especialmente da forja acgo que esta muito convincente,e esse fole deve ter dado um trabalhao.
Parabens por este muito bem conseguido trabalho.
Abraco

Obrigado, mas não mereço tanto crédito!
A forja é de metal, só a pintei. Fiz foi a chaminé, e esquecendo o topo, estou satisfeito com a pintura. E o fole, é feito de papel. Desenhei (a olho) o que me parecia a forma do fole - mais ou menos uma gota - e depois foi recortar essa forma várias vezes. Nem gosto muito da ponta, está mal acabada e a pintura (do que deveria ser uma peça de metal) ficou demasiado brilhante... E ficou muito grande, foi dificil encaixar no espaço e não está bem "ligada" à forja.

Curiosidade, a forja trem um pequeno orifício para encaixar um fole... do lado oposto à disposição que podem ver!!

Vou aproveitar que já estou fora do prazo (salvo seja) para acrescentar um elemento que dará - penso eu - mais vida à vinheta e compensará o pequeno espaço da oficina.
Duke Atreides

MensagemEscrita por nunoplima » 01 Jan 2012, 13:12

Acho que nunca ninguem esta satisfeito com os resultados que obtemos na contrucao dos nossos modelos e acabamos sempre por encontrar aluma coisa que podemos melhorar ou acrescentar mas o que conta e a nossa satisfacao pessoal,claro que vai haver sempre alguem que vai apontar um ou outro defeito,mas o que conta e a obra feita e o reconhecer dos nossos pontos fracos e tentar melhorar.
Por isso eu te disse e vou continuar a dizer para mim este teu trabalho esta ecelente.
Abraço
ImagemImagemImagem
Imagem
nunoplima

Registado desde: 03 Jan 2011, 07:46
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 45 - Blindados/Artilharia (1) GB 46 - Ataque ao Solo (1) GB 62 - Embarcações (1)
Nome real: Nuno Miguel Pereira Lima

MensagemEscrita por vmmestre » 01 Jan 2012, 15:55

Boas

apertou o tempo.... mas esta mt fixe sim
vmmestre
Napoleónios 1.72

http://batalhasnapoleonicas.blogspot.com/
http://batalhasdarestauracao1640.blogspot.com/
vmmestre

Registado desde: 12 Jul 2006, 11:17
Medalhas: 9
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 37 - Exército Português (1) GB 44 - Medievais (1)
Nome real: Vitor Manuel Mestre

MensagemEscrita por Duke Atreides » 04 Jan 2012, 15:33

Este trabalho não tem saído da minha secretária (onde passo bastante tempo)!

Gostaria que reparassem na armação em madeira (rede plástica na verdade) que coloquei na lateral. Podia já ter feito algo assim para "suportar" as telhas mas agora quis mesmo experimentar a ver como ficava. No entanto vai ficar quase totalmente escondida porque vou colocar outro material por cima, uma espécie de palha...

Dsc04654.jpg
Dsc04655.jpg
Duke Atreides

AnteriorSeguinte

Voltar a Medievais