TREBUCHET 1/25

Group-Build dedicado à construção de todo o tipo de modelos que se possam relacionar com o medieval português, desde a formação do reino até ao fim do sec. XV, seja civil, miltar ou religiosa e qualquer escala. Prazo: 4 de Julho de 2011 a 31 de Dezembro de 2011. Promotor: José Carlos G Almeida.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

TREBUCHET 1/25

MensagemEscrita por carlos filipe » 08 Jul 2011, 10:02

Não vou fazer uma introdução histórica. O modelo parece-me convincente e estas máquinas de guerra estão pouco documentadas. Isto é, há muitas referencias escritas, mas poucos ou nenhuns desenhos.
Proponho-me começar este GB com a construção de uma trebuchet em 1/25. É um modelo em papel, mas se conseguir arranjar perfis de madeira com 10mm de secção gostaria de tentar a sua construção em madeira.
Se isto correr bem, tentarei construir um diorama. A Preiser tem duas figuras nesta escala, uma delas carregando um calhau. Mas a equipa de uma máquina destas era enorme. Fazer umas 5 ou 6 figuras, para representar apenas uma porção da equipa é trabalho que me assusta. Prefiro começar com expectativas baixas.

Desejo boa sorte a todos que participam neste GB e que possamos no final ficar com um bom acervo de trabalhos com valor tanto do ponto de vista do modelismo, como na credibilidade histórica.
Cpts
Carlos
Anexos
Medieval_Trebuchet[papermodel]-1.jpg
Crusados-trebuchet.jpg
(53.09 kB) Transferido 1 vez
carlos filipe

Registado desde: 16 Dez 2009, 15:27
Medalhas: 2
GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1)
Nome real: carlos fernando de sousa filipe

Re: TREBUCHET 1/25

MensagemEscrita por Duke Atreides » 08 Jul 2011, 10:13

Na net há imensos desenhos. Penso que tudo estará correcto "enough", que os modelos variavam e não seria algo exactamente copiado de uma máquina para a outra.

Também quero fazer, pelo menos, 2 destes - mas a 1:72.
Boa sorte para essa montagem.
Duke Atreides

Registado desde: 22 Mai 2009, 17:14
Medalhas: 12
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)
Nome real: David Silva

MensagemEscrita por vmmestre » 08 Jul 2011, 10:21

Boas

mais uma excelente escolha, a esta escala deve ficar espetacular, vamos acompanhar a evolução.
vmmestre
Napoleónios 1.72

http://batalhasnapoleonicas.blogspot.com/
http://batalhasdarestauracao1640.blogspot.com/
vmmestre

Registado desde: 12 Jul 2006, 12:17
Medalhas: 9
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 16 - Ecce Homo (1) GB 37 - Exército Português (1) GB 44 - Medievais (1)
Nome real: Vitor Manuel Mestre

MensagemEscrita por José Chaíça » 08 Jul 2011, 12:29

carlos filipe wrote:... mas se conseguir arranjar perfis de madeira com 10mm de secção gostaria de tentar a sua construção em madeira...

Posso sugerir procurares esses perfis no AKI/Bricomarché/IZI ?Acho que por lá encontras... :wink:
Se precisares, tenho por aqui os livros da Osprey "Medieval Siege Weapons" 1 & 2.

8) .
Imagem
José Chaíça
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 09 Abr 2005, 16:12

MensagemEscrita por pinguis » 08 Jul 2011, 12:41

José Chaíça wrote:
carlos filipe wrote:... mas se conseguir arranjar perfis de madeira com 10mm de secção gostaria de tentar a sua construção em madeira...

Posso sugerir procurares esses perfis no AKI/Bricomarché/IZI ?Acho que por lá encontras... :wink:

8) .

Alem disso, pelo menos na Corbel, largo do Camões, e na Ponto das Artes R. Ivens, há perfis de balsa com essa espessura, que talvez sejam mais fáceis de trabalhar que os do AKI. Há também umas estâncias de madeira/oficinas de carpintaria na Cova da Piedade, junto à antiga lisnave, onde poderás encontras disso também.

De resto, penso que tal como diz o Chaiça, não terás qualquer dificuldade em encontrar material adequado.
pinguis

Registado desde: 16 Jan 2007, 01:35
Medalhas: 1
GB 18 - Luftwaffe: 1939-1945 (1)
Nome real: Rui Pires

MensagemEscrita por carlos filipe » 08 Jul 2011, 13:01

Obrigado pelas sugestões dos sítios onde comprar a madeira.
Quero evitar a balsa, porque é demasiado macia e frágil. Pensei em casquinha ou pinho, embora este último empene com facilidade.
Ainda não investiguei endereços de lojas de modelismo naval, normalmente têm perfis em boas madeiras.
Também pensei em evergreen, mas no catálogo o perfil mais grosso tem 6.3 X 6.3mm. Em 1/35 deveria ser 7mm. Não ficaria longe, mas não quero começar a redimensionar os desenhos.

A propósito de desenhos, dado que este modelo gratuíto já não está online, quem quizer, terei todo o gosto em reenviar.
para mim não é pirataria. Se estava online para oferta, é do domínio público e nenhum de nós tenciona fazer negócio com isto. Está em pdf, provavelmente terá de ser impresso e depois ir a uma loja de fotocópias com as continhas já feitas para ajustar á escala que se pretende.

Não sei ainda o tamanho desta peça. Só sei que o escantilhão para a montagem das vigas que formam a plataforma se estende por 2 A4. A base é capaz de ficar com uns 40cms de comprimento.
Estava a ler há pouco que estas máquina poderia ter uns 16.00m de altura. Se assim for ainda vou ficar com uma peça com uns 60cms de altura...
Isto se a acabar, claro...
carlos filipe

MensagemEscrita por carlos filipe » 09 Jul 2011, 23:41

Olá David:
Fui pesquisar na net e com efeito encontram-se muitas fotos e desenhos. Alguns até idêmticos ao modelo de papel. Ainda não entendi bem como funciona o contrapeso. No modelo parece fixo, mas creio que em termos mecânicos deve rodar num eixo, mudando a posição relativa em relação ao grande mastro que projecta a bolsa com a munição,m ficando sempre para baixo. Se fosse fixo, haveria uma altura em que ficaria mais elevado que a extremidade do mastro desse lado..
Olá José Chaiça: a tua oferta é tentadora. Tenho de ver o que tenho na biblioteca que está totalmente desarrumada. lembro-me de ter algures livors sobre esse tema.
Até agora só cortei umas peças, ainda não colei nada, mas o modelo parece magnífico.
Cpts
Carlos
carlos filipe

MensagemEscrita por Duke Atreides » 10 Jul 2011, 00:12

Sim, sim, o peso roda.
No caso deste trebuchet, o peso cai na vertical, elevando o "mastro". Vendo bem, é bastante simples! :mrgreen:
Duke Atreides

Registado desde: 22 Mai 2009, 17:14
Medalhas: 12
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 41 - Caixa de Sobras (2) GB 44 - Medievais (3) GB 45 - Blindados/Artilharia (1)
Nome real: David Silva

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 11 Jul 2011, 14:52

Bela escolha Carlos, já agora quanto estiver construida é melhor mante-la afastada das muralhas dos restantes trabalhos :twisted: , não vá o diabo... :lol:
Um abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

Registado desde: 05 Abr 2007, 12:02
Medalhas: 17
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 28 - Veículos de Emergência (2) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: José Carlos G Almeida

MensagemEscrita por José Chaíça » 11 Jul 2011, 14:57

carlos filipe wrote:...Olá José Chaiça: a tua oferta é tentadora. Tenho de ver o que tenho na biblioteca que está totalmente desarrumada. lembro-me de ter algures livors sobre esse tema...

Estás á vontade! Se precisares, é só dizeres que eu envio-te por Correio.

8) .
Imagem
José Chaíça
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 09 Abr 2005, 16:12

MensagemEscrita por carlos filipe » 13 Jul 2011, 13:26

Olá José Chaíça:
Encontrei o que procurava, um livro da Osprey sobre máquina de guerra. As ilustrações parecem boas. Digo parecem, porque mirar bonecos é uma coisa, outra é tentar construir uma maqueta e obter referencias. Obrigado pela ajuda.
Pois é Carlos Almeida, talvez seja prudente , pois não sei onde está a patilha de segurança desta traquitana... eheheh!
carlos filipe

MensagemEscrita por carlos filipe » 21 Ago 2011, 11:06

Esta é uma intervenção à aluno cábula. não faz o TPC, aparece com umas "coisas"...
Bem, pelo menos documento que comecei (há meia hora...) o trabalho, após ter impresso há mais de um mês e ter lido as instruções há tanto tempo que vou ter de as ler de novo...
Foto 1. - As peças distribuídas por 12 A4
Foto 2. - Um bastidor para ajudar a alinhar a montagem.
Anexos
parts-planning-01mnn.jpg
jig-01mnn.jpg
carlos filipe

MensagemEscrita por carlos filipe » 22 Ago 2011, 10:09

O kit inclui um escantilhão para nos ajudar à montagem dos elementos.
Foi uma ajuda preciosa; passei a tarde de sábado a cortar e colar peças e nunca mais chegava à hora de as unir. Às tantas já estava com receio de não saber qual a posição delas, pois as abas de colagem eram tão pequenas que não era prático anotar aí as referencias das peças.
Mas afinal o modelo é muito simples de montar.
Comecei com a estrutura inferior que faz o travamento da base.
Anexos
A-frame-01mnn.jpg
A-frames-02mnn.jpg
carlos filipe

MensagemEscrita por carlos filipe » 22 Ago 2011, 10:25

Depois passei para o vigamento da base, que assenta sobre o travamento (A-frames em inglês...)
Anexos
base-finished-01mnn.jpg
base-finished-02mnn.jpg
carlos filipe

MensagemEscrita por carlos filipe » 22 Ago 2011, 10:35

A fase seguinte foi levantar as colunas onde o braço da trebuchet trabalha.
Segui as recomendações de usar um esquadro para verificar alinhamentos e parecem-me convincentes. Não deixei a cola secar e uni os três travamentos de cada coluna, para conseguir a posição final.
O planeamento do modelo está soberbo, mas nesta parte não entendo porque não fizeram marcações para facilitar a montagem.

Nas fotos vê-se o braço da trebuchet que levou umas tiras de cartão coladas por dentro para o reforçar. Vê-se ainda o contrapeso parcialmente colado. Como sugerem colar umas porcas de aço no interior, tenciono colar uns reforços em cartão para que o peso das porcas não deforme o volume.

Usei papel de 250grs e talvez tenha exercido excessiva pressão na vincagem; a superfície impressa do papel partiu, mostrando o miolo branco.
Terei de encontrar a cor adequada para disfarçar as imperfeições .

Para se ter uma noção das dimensões da peça, a base onde colei o escantilhão, mede 40 X 30cm.

(continua)
Anexos
frame-finished-01mnn.jpg
frame-finished-02mnn.jpg
frame-finished-03mnn.jpg
frame-finished-04mnn.jpg
frame-finished-05mnn.jpg
carlos filipe

Seguinte

Voltar a Medievais