1 de Julho de 1952: Os 60 anos da FAP: Group Build?

Quer falar sobre a FAP, sobre a sua história ou sobre a sua missão? Então este é o espaço para tal.

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Re: 1 de Julho de 1952: Os 60 anos da FAP: Group Build?

MensagemEscrita por Nuno Andresen » 28 Jan 2011, 00:28

riri wrote:Boas

Nuno,eu tenho dois avioes no "canto das vergonhas inacabadas" :):
-Sabre F86 - interior feito,fechado e primario
-Harvard AT-6 - interior feito e fechado
Ambos pertenciam ao GB da Fap no antigo forum e esta seria talvez a oportunidade de eu dar uma soluçao a estes modelos. :mrgreen:

Claro que nao quero interferir nas regras do GB,mas se puderem entrar,fixe

Henrique! Grandioso!!! :D :D :D Sem desprimor para ninguem, mas mesmo ningum, se há pessoa que eu queria mesmo ver neste Grupo eras tu! Espetaculo!!! Muito bem vindo! P.S. Eu também devo ter 198583894525 kits no "canto das vergonhas inacabadas" Ehehehe Que expressão genial! :D
Nuno Andresen

Registado desde: 08 Abr 2005, 23:46
Medalhas: 3
GB 21 - Out of the Box (1) GB 68 - Figuras (2)

MensagemEscrita por Nuno Andresen » 28 Jan 2011, 00:38

Model Geek wrote:Boas,

Também alinho! Tenho de decidir se será ou com um Hurricane ou com um F-47D (em qualquer dos casos a 1/72).

Cumprimentos,
Vieira

Mauricio, muito bem vindo! :D Dois lindos aviões carregados de história! Até temos uma réplica do Hurricane às portas do polo de Alverca. Relativamente ao F-47D só ficou por cá um motor (melhor, um gigantesco motor) e uma hélice (melhor, uma gigantesca hélice). Mas se precisares de info apita! :D

E acho muito bem a ideia dos Walkarounds! Eu por mim, ainda creio que tenho algumas imagens dos aviões actualmente em exposição estática cá em Portugal.

luis pacheco wrote:Já agora, este está em banho maria e gostaria de se juntar ao grupo. 8)

viewtopic.php?f=6&t=16192

Venha ele Luís! :D

Olha, por causa do T-33 meti-me a procurar as folhas e apareceu de tudo menos isso. A sério! Fica aqui a prova:

Imagem

Há de tudo menos T-33. Se quisesse um A-7 tinham aparecido. O granel é que eu tenho o hábito de meter folhas também nas caixas com a versão que pretendo fazer, e aqui só estão as que tenho separadas. A ver vamos se é desta que ganho coragem para organizar isto tudo. Também já são poucos aviões que não possuem decalques. Mas convem trabalhar isto mais em pormenor (haja tempo! :) :) :) )
Nuno Andresen

MensagemEscrita por luis pacheco » 28 Jan 2011, 00:41

As folhas do canto inferior direito dão ideia de ser para o Noratlas, não?
luis pacheco

Registado desde: 09 Ago 2007, 18:04
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 39 - Matchbox Revival (1) GB 41 - Caixa de Sobras (1) GB 55 - História da MiG (1)
Nome real: Luís Pacheco

MensagemEscrita por dreamwriter » 28 Jan 2011, 00:43

Boas pessoal,

Amigo Nuno,não tens prai uma folha extra de decalques para o Beaufighter tuga,que queiras vender? :)

Cumps,
Bruno
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
dreamwriter

Registado desde: 21 Fev 2009, 13:33
Medalhas: 29
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (5) GB 32 - Ivan's Air Power (1)
Nome real: Bruno Tavares

MensagemEscrita por Nuno Andresen » 28 Jan 2011, 01:09

luis pacheco wrote:As folhas do canto inferior direito dão ideia de ser para o Noratlas, não?

São sim, Luís, e para também para outros aviões: Fiat, Texan, etc. Eu até penso assim, folhas para aviões Portugueses existir existem. Está é tudo demasiado disperso e perdido ao longo dos anos :( Vamos lá ver se se consegue inventariar tudo o que existe.

dreamwriter wrote:Boas pessoal,

Amigo Nuno,não tens prai uma folha extra de decalques para o Beaufighter tuga,que queiras vender? :)

Cumps,
Bruno

Ohhh Bruno, não posso! :( As da Cutting Edge têm destino, as da ADS são as duas únicas. Nunca consegui outras. Se encontrar eu aviso-te, ok?

Bem, malta amiga, acabei de dar o "pontapé de saída": viewtopic.php?f=152&t=16578

Vamos agora todos e vamos com força! :D
Nuno Andresen

MensagemEscrita por dreamwriter » 28 Jan 2011, 02:07

Nuno sem stress,obrigado na mesma! :) Tambem ando á caça dessas da ADS.Queria fazer o Beaufighter ou o Ju-86 neste SIG,mas no caso do Ju-86 nem imagens do esquema completo do avião consigo obter.

Cumps,
DW
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
dreamwriter

Registado desde: 21 Fev 2009, 13:33
Medalhas: 29
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (5) GB 32 - Ivan's Air Power (1)
Nome real: Bruno Tavares

MensagemEscrita por Model Geek » 29 Jan 2011, 01:27

Boas,

Obrigado ao Nuno Andresen pela disponibilidade em facultar info. :D
Quanto ao kit, já me decidi: será o Hurricane IIb da Airfix.
Só tenho um problemazito: não tenho decalques para a versão portuguesa!
Será que algum membro deste SIG tem decalques para o Hurricane IIb da FAP que me possa vender?

Cumprimentos,
Maurício
Model Geek

Registado desde: 02 Out 2010, 22:37
Nome real: Maurício Vieira

MensagemEscrita por Nuno Andresen » 29 Jan 2011, 02:15

Mauricio viva! Olha, deixa ver se consigo ajudar: A Carpena / Colorado fez várias folhas em várias escalas para o nosso Hurricane. Se eu posso sugerir, quem aqui te deve conseguir arranjar os decalques é o Pedro Barbosa que já desenhou várias lá (Allô Pedro, lê isto p.f. :D )

Já agora, deixa-me só passar aqui uma nota de rodapé. Recebi uma pm a perguntar se era necessário fazer um modelo com decalques já existentes.
No! :D Se não existirem ainda e for o modelista a improvisar tanto melhor! Aquela foto lá em cima é só um exemplo de algumas folhas feitas no passado. Mas há ainda muita margem de manobra para conseguirmos fazer modelos que ainda não existem em decalque :D
Nuno Andresen

MensagemEscrita por Model Geek » 29 Jan 2011, 17:55

Boas,

Estou a reunir info e os materiais para arrancar com o meu Hurricane (MK IIb, Airfix a 1/72).
Tenho algumas dúvidas quanto às cores do "Hurri" da FAP. Tenho o livro "Os Aviões da Cruz de Cristo" do Eng. Canongia Lopes, mas nesta matéria não me ajuda muito. Das minhas pesquisas na net e nos kits que tenho, cheguei às seguintes conclusões:

- Ocean Grey (FS 6152) e Dark Green (FS 4079) para as superfícies superiores;
- Medium Sea Gray (FS 6270) para as superfícies inferiores;
- Verde Bronze (FS 4115) para o "spinner" ("caçarola") da hélice;
- Light Green (FS 34226) para o interior do cockpit.

Podem confirmar se são estas as cores? Agradeço desde já a ajuda que possam dispensar! :D

Cumprimentos,
Maurício
Model Geek

Registado desde: 02 Out 2010, 22:37
Nome real: Maurício Vieira

MensagemEscrita por Britanico » 29 Jan 2011, 18:47

Olá Nuno depois de ter falado com o meu primo Henrique ontem, fiquei com o bichinho deste SIG.
Estou tentado em entrar com um P-38 (abri um tópico a pedir ajuda) mas ao que me parece acho que nao se enquadra neste SIG. Nao sei se é um modelo adequado a homenagear os 60 anos da FAP. De qualquer maneira peco-te opiniao se se adqua ou nao a este SIG.

Obrigado.
Viva o MnN
--------------------------------------
Na Bancada
Heinkel He 111 1:72
Willys Jeep and Trailer 1:72
Porsche 962C 1:24
F-14 D Super Tomcat 1:144
Sunseeker Predator 108 1:72
Britanico

Registado desde: 19 Ago 2007, 12:10
Nome real: Antonio Marques

MensagemEscrita por Edgar Branco » 30 Jan 2011, 00:21

Então mas quando é que podemos iniciar os trabalhos amigo??
Imagem Imagem Imagem
Em construção: Canadair 1\72; Bell 212 San Bernardino Sheriff department 1\48; VRCI 01 1\24;
Edgar Branco

Registado desde: 10 Abr 2007, 10:46
Medalhas: 5
GB 09 - Helicopters in Action (3) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1) GB 69 - Helicópteros (1)
Nome real: Edgar Branco

MensagemEscrita por João Matos » 30 Jan 2011, 00:28

Allo Edgar, já o podes iniciar..checa aí :D :
viewforum.php?f=152

Abraço
João
João Matos

Registado desde: 06 Mar 2009, 00:31
Medalhas: 4
3 GBs (1) GB 25 - Aviação Naval (1) GB 29 -Night Fighting Aircraft (1) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: Up

MensagemEscrita por João Almeida » 30 Jan 2011, 03:20

olá a todos

olhem, eu tinha originalmente pensado em atacar um F-84 ou um T-6, mas como ñ tenho juízo nenhum deu-me para começar a considerar o chipmunk a 1/72.
peço a quem tiver umas infos sobre o pássaro que diga qq coisa, por favor. obrigado desde já.

J :P
João Almeida

Registado desde: 03 Ago 2009, 14:10
Medalhas: 1
GB 43 - Modelos Papel - Arq. (1)
Nome real: João Manuel Almeida

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 30 Jan 2011, 12:07

O Chipmunk é uma boa escolha! Tem uma vida ativa bastante longa, e se te quiseres meter em trabalhos podes "scratchar" um motor Lycoming (creio) para o "atualizar".
Vou mandar-te qualquer coisinha, mas há mais, muito mais...

Um abraço,
Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 14:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Nuno Andresen » 30 Jan 2011, 23:20

Model Geek wrote:Boas,

Estou a reunir info e os materiais para arrancar com o meu Hurricane (MK IIb, Airfix a 1/72).
Tenho algumas dúvidas quanto às cores do "Hurri" da FAP. Tenho o livro "Os Aviões da Cruz de Cristo" do Eng. Canongia Lopes, mas nesta matéria não me ajuda muito. Das minhas pesquisas na net e nos kits que tenho, cheguei às seguintes conclusões:

- Ocean Grey (FS 6152) e Dark Green (FS 4079) para as superfícies superiores;
- Medium Sea Gray (FS 6270) para as superfícies inferiores;
- Verde Bronze (FS 4115) para o "spinner" ("caçarola") da hélice;
- Light Green (FS 34226) para o interior do cockpit.

Podem confirmar se são estas as cores? Agradeço desde já a ajuda que possam dispensar! :D

Cumprimentos,
Maurício

Viva Mauricio! Está "+/-" correcto pois o sistema FS é americano e foi introduzido em 1956. Portanto mais de uma década após o primeiro voo do Hurricane. Mas os tons são por aproximação esses excepto o spinner e isto é muito importante, pois está correlacionado com o esquadrão. Vê, até já falamos aqui nisso:

http://arquivomnn.com/viewtop ... sc&start=0

Atenção: Há fotografias dos nossos Hurricanes com um enorme desgaste o que em si é um grande desafio. Um bom sitio para ver algumas é este link (requer registo)

http://forum.voaportugal.org/viewtopic. ... =hurricane

E depois claro, o eterno "Spitfires e Hurricanes em Portugal" ao que se acrescenta um número que não sei de cor da "Avions" também recheado de perfis. Ainda temos cá uma replica: À porta do polo de Alverca do Museu do ar.
Nuno Andresen

AnteriorSeguinte

Voltar a Discussão