Ajuda com EBR-10 de Portugal

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Ajuda com EBR-10 de Portugal

MensagemEscrita por Cesar Ferreira » 26 Mar 2017, 15:22

Caros colegas, esse ano teremos um evento aqui no Brasil onde a temática envolve Portugal e Espanha. Já montei um M60A3 do exercito português e agora gostaria de montar um EBR-10 também de Portugal, mas estou com dúvidas enormes sobre as cores desse veículo.
Pesquisando na página da Escola Prática de Cavalaria no Facebook eu encontrei as fotos abaixo e tenho as seguintes dúvidas:
1) Quais são as cores desses carros?
2) Em que ano essa pintura foi utilizada?
3) Em que unidade esses veículos estavam?

Imagem

Imagem

Qualquer informação é muito bem vinda.
Atenciosamente
Cesar R. Ferreira
Cesar Ferreira

Registado desde: 03 Set 2013, 11:40
Nome real: Cesar do Rosario Ferreira

Re: Ajuda com EBR-10 de Portugal

MensagemEscrita por Alexandre Velhinho » 27 Mar 2017, 00:54

Boa noite.

Quanto à segunda imagem, não tenho dúvidas de que se trata de uma viatura atribuída ao Regimento de Cavalaria de Estremoz (actualmente Regimento de Cavalaria 3), em serviço em Portugal Continental nos anos 70 / 80 (a EBR entrou ao serviço em 1959, tendo sido abatida ao efectivo em 1984, coincidindo aproximadamente com a entrada ao serviço da Saladin, que se verificou em 1982).

A primeira imagem é mais problemática. À primeira vistam diria tratar-se de uma das viaturas que serviram em Angola, no Grupo de Dragões de Silva Porto (21 viaturas no total, permanecendo 14 nessa cidade e sendo destacadas as restantes para Luanda, onde integraram o Esquadrão de Reconhecimento). Com efeito, o tipo de pintura camuflada improvisada é característico daquela unidade expedicionária. Contudo, a presença de uma viatura VW tipo 2 (aparentemente da Força Aérea) faz-me duvidar, já que não conheço qualquer outro exemplo de uma viatura desse tipo em Angola; além disso, indica tratar-se de uma imagem captada já nos últimos anos da presença portuguesa em Angola, que apenas durou até 1975.

Quanto às cores, a cor de base é, muito provavelmente, o verde oliva francês (mais claro que o alemão) que as viaturas ostentavam de origem. Quanto às restantes, é mais difícil precisar: em África eram usadas as cores que estivessem disponíveis, parecendo ser neste caso um verde escuro e um castanho bastante avermelhado; na Metrópole, a cor aplicada sobre o verde parece ser um castanho avermelhado, embora com uma tonalidade vermelha menos marcada que no caso anterior.

Espero que estes dados ajudem o seu projecto.

Cumps

AV
Alexandre Velhinho

Registado desde: 06 Set 2006, 11:24

MensagemEscrita por Cesar Ferreira » 27 Mar 2017, 10:35

Caro Alexandre, muito obrigado pela sua informação, pois são de extrema utilidade. Falta agora descobrir a matrícula desses veículos para que posso colocar no modelo depois de pronto e para tanto tenho aquela folha da AMM. Com base nas informações que vc passou agora vou atrás de mais fotos desse mesmo período. Desde já coloco-me a sua disposição se precisar de alguma ajuda aqui no Brasil.

Olhando o endereço do tópico é que fui perceber que coloquei este no local errado, pois a proposta é para um projeto que ainda não se iniciou e gostaria de pedir aos moderadores para que esse tópico fosse transferido para o local próprio.

Abraços
Cesar R. Ferreira
Cesar Ferreira

MensagemEscrita por Alexandre Velhinho » 27 Mar 2017, 17:21

Caro César

Se me indicar, por mensagem pessoal aqui no fórum, o seu endereço de email, poderei enviar-lhe um conjunto de imagens adicionais da EBR.

E obrigado pela sua oferta de assistência.

Cumps

AV
Alexandre Velhinho

Registado desde: 06 Set 2006, 11:24

MensagemEscrita por Cesar Ferreira » 27 Mar 2017, 20:59

Já enviei a MP Alexandre.
Abraços
Cesar R. Ferreira
Cesar Ferreira