Fiesta WRC

Mostre-nos as suas habilidades, em duas, quatro, ou mais rodas (ou mesmo sem elas...)!

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Fiesta WRC

MensagemEscrita por Nuno SS » 19 Mar 2015, 21:38

Viva!
Aqui vão as primeiras fotos do meu projeto de regresso ao modelismo após 30 anos de interregno.

ImagemUploaded at ImageFra.me

ImagemUploaded at ImageFra.me

Vou precisar de ajuda porque foram muitos anos sem fazer nada portanto... :mrgreen:
Cumprimentos,
Nuno SS
Nuno SS

Registado desde: 17 Mar 2015, 21:41
Nome real: Nuno Santos Silva

Re: Fiesta WRC

MensagemEscrita por prog4ever » 20 Mar 2015, 05:12

Bom dia.
Ainda bem que mostra o "WIP" deste modelo.

Só espero é que o "sôr" Administrador "translade" o tópico para os "Trabalhos em Curso", pois vai ficar muito bem perto dos outros. :wink:

Art
prog4ever

Registado desde: 03 Jun 2012, 14:38
Nome real: Arlindo Silva

MensagemEscrita por Luís Dias » 20 Mar 2015, 11:10

Nuno:

Primeiras dicas: tirar as "grelhas" e carroçaria fora e lavar em água morna com um pouco de detergente para a louça. Compra uma escova de dentes baratucha e esfrega bem as peças para retirar as gorduras e agentes desmoltantes. Atenção às peças pequenas que podem soltar-se e ir pelo ralo abaixo!
Reserva as transparências e decalques onde não tenhas que as manusear até serem mesmo necessárias. Tantas "dedadas", pingos o "overspray" têm arruinado bons projetos... :oops:
Identifica as juntas dos moldes que deverão ser eliminadas, bem como depressões devidas ao encolhimento do material aquando do processo de moldagem: pequenas "covinhas" que mal se conseguem ver. Os ejetores dos moldes deixam umas marcas circulares que também devem ser disfarçadas.
As ferramentas fundamentais nesta fase são o X-Acto, limas miniatura, cola, betume e lixa (no mínimo P800 e P1000).

Quando tudo estiver a contento, lava novamente, deixa secar e depois dá uma "passagem" leve de primário cinzento fino Tamiya em aerossol, para identificar eventuais pontos a corrigir.
Pintar as peças pequenas ainda nas grelhas costuma ser uma boa ideia, mas atenção às eventuais retificação (limagem, lixagem) que precisem.

Vai avançando que vamos tentado ajudar, à medida da evolução.

prog4ever wrote:Só espero é que o "sôr" Administrador "translade" o tópico para os "Trabalhos em Curso", pois vai ficar muito bem perto dos outros. :wink:

"Fêto." ;-)

Abraços!
LD
Luís Dias
Administrador
Administrador

Registado desde: 08 Abr 2005, 11:40
Medalhas: 2
GB 01 - Com 2 ou 3 Asas... (1) GB 06 - Asas PT-BR (1)
Nome real: Luís Dias

MensagemEscrita por prog4ever » 20 Mar 2015, 13:27

Bolas, que com um apoio destes é impossível o recém chegado Nuno não se sentir motivado.

FORÇA!

Art
prog4ever

MensagemEscrita por Nuno SS » 23 Mar 2015, 21:46

Boas meus caros!
Muito obrigado pelas vossas dicas e pelo incentivo.
Não fazia ideia que havia primário para dar nas peças antes de começar o trabalho de montagem e pintura definitiva e já agora gostava de saber se esse da Tamiya é o único (ou o melhor) para aplicar ou se aconselham outro. Então após a lavagem para desengordurar as peças, a aplicação do primário deve ser a primeira coisa a fazer mesmo antes de cortar as peças (sejam elas grandes ou pequenas) das grelhas?

Esse primário tem alguma referência especial?
Já agora é spray para custar quanto?

Obrigado!
Cumprimentos,
Nuno SS
Nuno SS

Registado desde: 17 Mar 2015, 21:41
Nome real: Nuno Santos Silva

MensagemEscrita por prog4ever » 24 Mar 2015, 04:52

O primário da Tamiya, em spray, é carote, mas muito bom.

Eu já não o uso, excepto quando quero pintar com tintas Tamiya. Com as que uso agora (Zero Paints), a "mistura" não é boa... :?

Eu aconselharia o primário da Motip (da série "Carat"), pois é muito fino e permite uma boa base, se as tintas-base também forem da Motip. E isso encontra-se em qualquer "AKI". Também aconselharia o decantar das tintas para o aerógrafo, pois este permite camadas muito mais finas e uniformes, o que aumenta o nosso controlo sobre o trabalho.

Eu compreendo que queira começar imediatamente a pintar… mas CUIDADO: há tintas que arruinam completamente o plástico!

Art
prog4ever

MensagemEscrita por pmmsc » 26 Mar 2015, 09:24

Sendo eu fã incondicional da Ford vou acompanhar com muito entusiasmo!

Força nisso!
pmmsc

Registado desde: 30 Nov 2005, 09:03
Nome real: Pedro Cunha

Voltar a Veículos e Máquinas Civis