Insignias e algarismos FAP

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Insignias e algarismos FAP

MensagemEscrita por BrunoFigueira » 24 Mar 2017, 10:28

Bom dia pessoal

ando para aqui com um dilema, ando a construir a nossa força aérea desde tenra idade (da mesma claro) e para tal costumo criar mascaras de pintura para os algarismos e insígnias.
Ora a questão é , para os modelos pós 1980 é relativamente fácil, basta seguir a portaria 101/80 e está lá tudo bem explicado, o problema está nos modelos pré 1980, nomeadamente no período WWII e pós-WWII, as cocards tenho referencia no livro "Aviões da cruz de cristo" não tenho é dos algarismos. Pelo que andei a ver parecem ser idênticos aos da RAF alguém consegue me esclarecer?

cumprimentos
BrunoFigueira

Registado desde: 22 Mar 2017, 18:38
Nome real: Bruno Ricardo Neves Figueira

Re: Insignias e algarismos FAP

MensagemEscrita por Jorge Soares » 24 Mar 2017, 17:21

Depende....

Por aquilo que me tem sido dado ver, e para os períodos a que se refere, as letras e/ou algarismos utilizados pela Aeronáutica Militar eram as que os aparelhos traziam dos respectivos países fornecedores. Alguns exemplos:

1. Antes da II G.G. - Fury, Hind, Tiger e outros ingleses: Formato dos números muito parecidos com os utilizados pela RAF (ou pela Irlanda) na época. Os aparelhos alemães e franceses (SPAD)ostentavam números "redondos" e que não tinham muito a ver com o que os países utilizavam na época. Teriam sido encomendados assim ou obedeciam a um outro esquema??? Mistério...!!! Nos italianos (Breda) os números embora grandes eram muito próximo dos utilizados pela FA do fornecedor;

2. Durante a II G.G. - Hawk 75, Airacobra, Hurricanes, Spit, etc. : Formato dos números de série à inglesa, letras indicativas da esquadrilha e do aparelho "quadradas", à americana (isto é, cantos cortados a 45º);

3. Período pós-guerra e conflitos africanos, até +/- 1980: Regulamentado pela portaria 13602 de 11 de Julho de 1951. E aí sim: os números seguem as normas inglesas.

Onde encontrar?

Os números referidos em 3. encontram-se fácilmente nas folhas da "Carpena/Colorado" em diversas escalas. Os outros felizmente têm sido comercializados por firmas do Norte do País (BigCat, Margisor, passe a publicidade...) juntamente com as cocardes e decorações específicas de cada aparelho e podem ser encomendados através da "net".

Com muita sorte - e com uma "caixa de restos" daquelas de fazer inveja ao mais impedernido .... - pode-se "saltar" estes processos de aquisição.

Nota última: Como cada caso é um caso, o melhor é ver, e tornar a ver, e ainda ver uma vez mais, a(s) foto(s) do(s) aparelho(s) que quer fazer, porque o que aqui eu disse entra no campo das generalidades e muitas vezes a realidade era outra completamente diferente. Hoje em dia é bastante fácil encontrar na "net" fotos de aviões específicos e determinar o quê ....

Boa pesca!!!!
Jorge Soares

Registado desde: 23 Mar 2006, 20:21

Re: Insignias e algarismos FAP

MensagemEscrita por BrunoFigueira » 26 Mar 2017, 11:57

Bom dia

Obrigado Jorge pelas indicações
BrunoFigueira

Registado desde: 22 Mar 2017, 18:38
Nome real: Bruno Ricardo Neves Figueira

Voltar a Aeronáutica em Portugal