D.H. Vampire portugueses

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

D.H. Vampire portugueses

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 14 Nov 2016, 20:09

Alguém sabe se os nossos Vampire tinham assentos ejetáveis?

A questão surgiu-me por ambos virem com a canopy inicial, com mais caixilhos, o que pode - ou não - estar associado a diferentes assentos. Se alguém tiver à mão um índice da Mais Alto que indique em que número o Vampire foi tratado em pormenor também agradeço a informação.

Infelizmente o kit da Airfix só vem com a canopy mais usual, o que implica que para fazer (a 1/72) um modelo do 5801 precisamos de uma canopy em scratch, enquanto o 5802 precisa da canopy e de "tail booms" modificados para o modelo antigo sem as extensões aerodinâmicas (ou roubados do kit da Heller, ou de outro DH 100 Vampire), não esquecendo que ainda precisa das extensões horizontais. Vida difícil para o modelista tuga...

Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 14:00
Nome real: Carlos Carreira

Re: D.H. Vampire portugueses

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 14 Nov 2016, 21:23

Respondendo à minha própria pergunta, segundo "Os Aviões da Cruz de Cristo" os nossos Vampire não tinham assentos ejetáveis. Resta saber o aspeto dos assentos fixos. Se houver por aí umas fotos...
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por Jorge Soares » 15 Nov 2016, 01:44

Boa noite Carlos,

Numa "voltinha" pela teia dei com isto. Os assentos são práticamente (parece-me...) iguais aos do Spit. O projecto de um Vampire Luso também me anda a dar voltas à cabeça desde que a Airfix "saiu" com o modelo. Só que ainda não tive paciência para modificar a canopy.... :( Talvez um dia ....

P7260354.jpg

P7260355.jpg

P7260356.jpg
Jorge Soares

Registado desde: 23 Mar 2006, 20:21

MensagemEscrita por Jorge Soares » 15 Nov 2016, 01:48

2ª parte.....

P7260373.jpg

P7260361.jpg

Boa coragem e .... vá mostrando....

JS
Jorge Soares

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 15 Nov 2016, 02:04

Muitíssimo obrigado, Jorge!

Decidi-me por usar a canopy do kit como molde para uma(s) em vac. As três peças estão neste momento a colar; Amanhã reforço o interior com cianoacrilato e microesferas e lixo o exterior para a forma correta da canopy antiga, dando tolerância para a espessura do plástico a usar.

Espero puder colocar umas fotos amanhã.
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por Jorge Soares » 15 Nov 2016, 13:47

Bom dia Carlos,

Nos entretantos, encontrei uma fotocópia do "The Aeroplane" de 1950 ( :shock: :shock: :shock: ) ainda dos tempos em que se faziam com químicos e dois componentes (.... m#$"%&** , 'tou a ficar velho :( :( :( ). Não é grande coisa mas é de boa vontade. Vai também outra (a mesma ????) mas mais de publicação recente, bem como um boneco 3 vistas da "Revista da BA5".
E já agora, como info, a "Maestro Models" tem p.e. para o T11.

Vá mostrando, pode ser que eu me decida pelo meu !!!

Abç.
js

REvistaBA5perfisDH115.jpg

Vampire T55a.jpeg
(140.79 kB) Transferido 13 vezes

Vampire Cutaway.jpeg
Jorge Soares

MensagemEscrita por Jorge Pinho » 23 Nov 2016, 23:38

Boa noite,

Uma foto da cadeira em resina (não faço ideia da marca ou escala).
Anexos
Cadeira.JPG
Jorge Pinho

Errar é humano, persistir no erro é americano ...
Jorge Pinho

Registado desde: 10 Dez 2005, 23:57
Nome real: Jorge Pinho

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 24 Nov 2016, 16:11

Mais uma vez obrigado a ambos os Jorges. Essa cadeira em resina tem bom ar, mas não é nada que não se faça em scratch. Já agora, o DH 113 (Night Fighter) embora seja muito parecido com o DH 115 (Trainer) não pode ser usado como referência para este último. Como o NF tinha os assentos desencontrados a canopy era ligeiramente mais estreita do que a do T, com os assentos em paralelo.

Entretanto acabei por reforçar o interior da canopy com Milliput em vez de cianoacrilato+microesferas como tinha planeado, mas o raio do betume demorou uma eternidade a secar apesar de ter sido bem misturado. É o que faz usar materiais com mais duma década de casa...

Mudei também ligeiramente os meus planos. Em vez de usar para um dos Vampire o kit da Aeroclub com os "booms" modificados, vou usar o kit da Heller "casado" com a parte da frente da fuselagem da Aeroclub. Resolve uns problemas e levanta outros, mas no geral creio que resultará melhor, pois a fuselagem da Aeroclub é claramente curta demais e teria de a aumentar em dois locais.

Desenvolvimentos com fotos em breve - assim espero. Entretanto, se me puderem disponibilizar fotos que mostrem claramente as duas carantonhas ficaria agradecido!

Um abraço,
Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior
Moderador Sénior

MensagemEscrita por Jorge Soares » 24 Nov 2016, 19:15

Claro que não...... Mea culpa, mea maxima culpa !!!! Devia estar ainda a dormir quando lhe enviei o cutaway do NF :oops: :oops: :oops:
Aí vai novamente o cutaway do T55 desta vez um bocadinho melhor. Infelizmente a qualidade não é das melhores mas.....
Já agora, a "Aeroclub" fez nos tempos idos uns assentos em metal (refª V-053) que se lhes conseguir deitar a mão poderão ser-lhe úteis, pois além de serem muito próximos dos do Vampire têm a vantagem de se adicionarem ao peso.
Cmpts.
js

Vampire T55 cut.jpeg

Assento 1.jpeg

Assento 2.jpeg
Jorge Soares

Voltar a Aeronáutica em Portugal