Ajuda Hurricane Tuga

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Ajuda Hurricane Tuga

MensagemEscrita por Paulo Pereira » 19 Abr 2016, 01:52

Boas pessoal,

Gostava de fazer um Hurricane da Aeronáutica Militar, que não é a minha praia. Nunca fiz um tuga!
Se me puderem ajudar em duas questões agradeço imenso.

Decals 1.jpg

Qual é o verde do spinner e da faixa por baixo do numero?
Existem decalques ou dry transfers com as letras e números a 1/72 (diversas letras e números para se puderem conjugar) ?

Desde já, muito obrigado.
Abraço,
Paulo Pereira

Imagem Imagem Imagem
ImagemImagem
Paulo Pereira

Registado desde: 08 Mar 2012, 18:51
Nome real: Paulo Pereira

Re: Ajuda Hurricane Tuga

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 15 Ago 2016, 16:22

Olá, Paulo!

Tratando-se da esquadrilha MP, a informação que tenho é que o spinner é verde-escuro, liso em alguns aviões, ou com espiral branca como é comprovadamente e de acordo com foto existente, o caso desse MP+N que é um Mk. XII de proveniência canadiana (n.º/série 511 da AM).

O mesmo avião 511 da AM teve duas outras matrículas, TY+B e 511+B, em períodos diferentes.
Agora, qual o tom exacto desse verde-escuro, e ninguém se tendo pronunciado até agora, talvez só dirigindo uma MP nesse sentido ao colega Jorge Soares...

Presumo que a segunda pergunta tenha a ver com outras matrículas/esquadrilhas, mas aí não sei responder, embora tenha a sensação de que deva haver esses tipos de lettering, questão de conferir os catálogos de todas as marcas que se têm debruçado sobre a nossa AM, tanto as mais pequenas como as maiores como a Carpena, Colorado, etc...

Abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

Registado desde: 26 Fev 2009, 01:09

MensagemEscrita por Paulo Pereira » 15 Ago 2016, 17:25

José Paulo Brito wrote:Olá, Paulo!

Tratando-se da esquadrilha MP, a informação que tenho é que o spinner é verde-escuro, liso em alguns aviões, ou com espiral branca como é comprovadamente e de acordo com foto existente, o caso desse MP+N que é um Mk. XII de proveniência canadiana (n.º/série 511 da AM).

O mesmo avião 511 da AM teve duas outras matrículas, TY+B e 511+B, em períodos diferentes.
Agora, qual o tom exacto desse verde-escuro, e ninguém se tendo pronunciado até agora, talvez só dirigindo uma MP nesse sentido ao colega Jorge Soares...

Presumo que a segunda pergunta tenha a ver com outras matrículas/esquadrilhas, mas aí não sei responder, embora tenha a sensação de que deva haver esses tipos de lettering, questão de conferir os catálogos de todas as marcas que se têm debruçado sobre a nossa AM, tanto as mais pequenas como as maiores como a Carpena, Colorado, etc...

Abraço,
José Paulo

Amigo José Brito, obrigado pela ajuda! :D
Abraço,
Paulo Pereira

Imagem Imagem Imagem
ImagemImagem
Paulo Pereira

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 15 Ago 2016, 21:49

Olá, Paulo!

Ainda sobre o tom do verde da esquadrilha MP, tudo o que tenho visto, deixa supor que não seria muito diferente do tom da bandeira, e parece que até ligeiramente mais claro.
Eis aqui um exemplo:

Imagem

Mais imagens na página: https://digitalhangar3d.wordpress.com/2015/11/22/hawker-hurricane-mk-iic/

Abraço,
José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por Paulo Pereira » 16 Ago 2016, 11:04

Amigo José Brito,

Mais uma vez, obrigado pela ajuda! :D
Esses trabalhos 3D estão uma maravilha! :shock:
Abraço,
Paulo Pereira

Imagem Imagem Imagem
ImagemImagem
Paulo Pereira

MensagemEscrita por Jorge Soares » 16 Ago 2016, 13:10

Caros,

Infelizmente, na altura em que os Hurricanes "andavam por aí", que se saiba não era preocupação primeira identificar as cores com uma referência qualquer que servisse para a posteridade. Pelo menos não conseguimos encontrar - pese embora a possibilidade disso existir escondido numa Ordem do Exército qualquer - referência(s) às referências (???!!!!!) das cores. Só em 1951 com a Portaria 13602 é que se começa a ter um arremedo de standardidação e só definitivamente em 1980 com a Portaria 101/80 que já dá os F.S... Até aí verde é verde, vermelho é vermelho e por aí fora, embora se saiba quais são as referências Robbialac que foram compradas, por exemplo, nos anos 60 e 70 para a pintura dos aviões, mas sem nenhuma relação com os Federal Standard. E como devem calcular, por esses dias as fotografias a cores não eram legião... A proposta do JPBrito parece correcta e é aquela que é mais aceite. Assim, se o verde da bandeira for utilizado não é disparate nenhum. Junto vai uma das poucas fotos a cores que conheço dessa altura. Esperando que ajude !
Cmpts.
JS
Anexos
Spinner verde.jpeg
Jorge Soares

Registado desde: 23 Mar 2006, 20:21

MensagemEscrita por Jorge Soares » 16 Ago 2016, 13:22

.... E ainda a tempo para a segunda parte da pergunta do Paulo Pereira:

Que eu saiba não existe ou existiram "dry-transfers" (do tipo Mecanorma ou Letraset para aqueles que ainda se lembram destas coisas.... :D :D :D ) de marcas ou números Portugueses. Se se tiver (muita....) paciência será (seria...) possível adaptar alguns números dos existentes na altura aos nossos. E não creio que alguém venha a fazê-los hoje.
Como diz o José Paulo, terá de usar os números e letras feitos pela Carpena/Colorado, mas cuidado que as matriculas não foram/são todas do mesmo formato e será melhor ver bem qual o avião que quer fazer para poder reproduzir correctamente a matrícula.

Cmpts,

JS
Jorge Soares

Registado desde: 23 Mar 2006, 20:21

MensagemEscrita por Paulo Pereira » 17 Ago 2016, 00:42

Amigos,

Obrigado a todos pelo interesse e ajuda!
Acabei por optar pela cor Vallejo 70.970 Deep Green para o verde e pelos decalques com letras e números brancos da Xtradecal.
Abraço,
Paulo Pereira

Imagem Imagem Imagem
ImagemImagem
Paulo Pereira

MensagemEscrita por José Paulo Brito » 17 Ago 2016, 02:31

Boas!

E eis que o amigo Jorge Soares foi rápido e completo na sua resposta, bem que eu dizia...! :)

Note-se também que os dados que facultei na minha primeira resposta, não foram mais que o resultado da consulta do excelente livro recentemente editado e de que o Jorge é co-autor, Portuguese Fighter Colours 1919-1956, um must!

Boa construção então, não esquecer a espiral branca no spinner se for caso disso (pois como referi antes, uns tinham-na, outros não...).
Abraços,

José Paulo
José Paulo Brito
Moderador
Moderador

MensagemEscrita por MAJOR ALVEGA » 17 Ago 2016, 09:27

Boas Paulo, ha muito, muito, muito tempo atrás efectuei um diorama com uns Hurricanes tugas e na altura consegui uns numeros, já conseguiste os numeros?
Imagemclick image upload
MAJOR ALVEGA

Registado desde: 07 Mar 2006, 10:56
Medalhas: 8
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 21 - Out of the Box (1) GB 23 - Deutsches Afrikakorps (1) GB 27 - Hovercrafts e Anfíbios (1)

Voltar a Aeronáutica em Portugal